O enfermeiro formado pela UEG deverá apresentar atitude investigativa, espírito científico, que favorece o processo contínuo de recriar a teoria para uma ação qualificada na vida profissional. Deverá ser capaz de diagnosticar, planejar, gerenciar e intervir nos problemas e/ou situações de saúde-doença considerando o perfil epidemiológico regional, nacional e internacional, identificando as dimensões biopsicossociais dos seus determinantes. Atuando com ética, justiça, responsabilidade e compromisso social.
A UEG tem como função básica a formação do homem em sua totalidade, de forma que este esteja apto a responder aos desafios que a prática social apresenta no cotidiano. A UEG proporciona ao profissional uma formação que o torne capaz de atuar em um mercado altamente competitivo, numa economia globalizada, com novos paradigmas para exercer atividades específicas de sua formação ou outras afins, e qualifica-o para saber argumentar e transmitir ideias, na transformação da sociedade, com equidade, desenvolvendo atividades no serviço de saúde, em escolas e em empresas, sejam eles públicos ou privados.
O egresso do curso de Enfermagem da UEG possui perfil de um profissional com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva. Qualificado para o exercício de Enfermagem, com base no rigor científico e intelectual e pautado em princípios éticos.
A formação do enfermeiro tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades gerais, de acordo com as DCN do Curso de Graduação em Enfermagem, instituídas pela Resolução CNE/CES n° 3 de 7 de novembro de 2001:
I - Atenção à saúde: os profissionais de saúde, dentro de seu âmbito profissional, devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo. Cada profissional deve assegurar que sua prática seja realizada de forma integrada e contínua com as demais instâncias do sistema de saúde, sendo capaz de pensar criticamente, de analisar os problemas da sociedade e de procurar soluções para eles. Os profissionais devem realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética/bioética, tendo em conta que a responsabilidade da atenção à saúde não se encerra com o ato técnico, mas sim, com a resolução do problema de saúde, tanto em nível individual quanto coletivo;
II - Tomada de decisões: o trabalho dos profissionais de saúde deve estar fundamentado na capacidade de tomar decisões visando o uso apropriado, eficácia e custo-efetividade, da força de 13 trabalho, de medicamentos, de equipamentos, de procedimentos e de práticas. Para este fim, eles devem possuir competências e habilidades para avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas;
III - Comunicação: os profissionais de saúde devem ser acessíveis e devem manter a confidencialidade das informações a eles confiadas, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral. A comunicação envolve comunicação verbal, não-verbal e habilidades de escrita e leitura; o domínio de, pelo menos, uma língua estrangeira e de tecnologias de comunicação e informação;
IV - Liderança: no trabalho em equipe multiprofissional, os profissionais de saúde devem estar aptos a assumir posições de liderança, sempre tendo em vista o bem-estar da comunidade. A liderança envolve compromisso, responsabilidade, empatia, habilidade para tomada de decisões, comunicação e gerenciamento de forma efetiva e eficaz;
V - Administração e gerenciamento: os profissionais devem estar aptos a tomar iniciativas, fazer o gerenciamento e administração tanto da força de trabalho quanto dos recursos físicos e materiais e de informação, da mesma forma que devem estar aptos a serem empreendedores, gestores, empregadores ou lideranças na equipe de saúde;
VI - Educação permanente: os profissionais devem ser capazes de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática. Desta forma, os profissionais de saúde devem aprender a aprender e ter responsabilidade e compromisso com a sua educação e o treinamento/estágios das futuras gerações de profissionais, mas proporcionando condições para que haja benefício mútuo entre os futuros profissionais e os profissionais dos serviços, inclusive, estimulando e desenvolvendo a mobilidade acadêmico/profissional, a formação e a cooperação por meio de redes nacionais e internacionais.
A UEG proporciona ao profissional uma formação que o torne capaz de atuar em um mercado altamente competitivo, numa economia globalizada, com novos paradigmas para exercer atividades específicas de sua formação ou outras afins, e qualifica-o para saber argumentar e transmitir ideias, na transformação da sociedade, com equidade, desenvolvendo atividades tanto nas escolas, quanto nas empresas, sejam elas públicas ou privadas.
A formação do enfermeiro tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades gerais: desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo, respeitando os princípios da ética/bioética. Devem possuir ainda, competências e habilidades para avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas. Os Enfermeiros egressos deverão estar aptos a assumir posições de liderança, sempre tendo em vista o bem-estar da comunidade, atendendo as necessidades sociais da saúde, com ênfase no SUS e assegurando a integralidade da atenção e a qualidade e humanização do atendimento.