Regimento Aprovado pelo Colegiado em 08/12/2023 (atual)
Regulamento reformulado em 12 de setembro de 2019. (antigo)
O Regimento do PPEC/UEG é um documento fundamental para garantir a excelência, a organização e a transparência do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, alinhando-se às diretrizes da CAPES e às políticas institucionais da UEG. Ele estabelece a estrutura administrativa e acadêmica do Programa, definindo desde a governança (Colegiado, Coordenação e Comissões) até os critérios rigorosos para credenciamento e recredenciamento docente, assegurando que apenas profissionais com produção intelectual relevante e compromisso com a área de Ensino atuem como orientadores. Destaque deve ser dado à Comissão Adminstrativa, Planejamento Estratégico e Autoavaliação (CAPEA) possui atribuições que garantem mecanismos de planejamento estratégico das ações do Programa bem como mecanismos de autoavaliação para tomada de decisões e na busca das melhorias adequadas para a comunidade do Programa. O Regimento reforça a missão do PPEC de formar professores capazes de transformar a Educação Básica, priorizando a criação de produtos educacionais (como materiais didáticos, sequências investigativas e recursos tecnológicos) validados em contextos reais de ensino, o que amplia o impacto social e pedagógico das pesquisas.
Além disso, detalha o regime didático-científico, incluindo a carga horária obrigatória (32 créditos), a exigência de proficiência em inglês e a integralização curricular por meio de disciplinas teóricas (como Filosofia da Ciência e Teorias de Aprendizagem) e práticas (Seminários Internos e Prática Profissional Supervisionada). Processos como o exame de qualificação (em até 18 meses) e a defesa pública da dissertação (com banca externa) garantem o rigor acadêmico, enquanto normas para trancamento, prorrogação de prazos e desligamento asseguram flexibilidade sem comprometer a qualidade. O documento também valoriza a interdisciplinaridade e a inovação. A exigência de submissão de artigos em periódicos Qualis B1 ou superior antes da defesa fortalece a produção científica na área. Por fim, o Regimento possibilita a participação de docentes visitantes e colaboradores, além de orientar a formação de professores em contextos diversos. Ao sistematizar direitos e deveres de discentes e docentes, o Regimento consolida o PPEC como um programa referência na formação de educadores críticos e na produção de conhecimento aplicado, contribuindo para a melhoria do ensino de Ciências em Goiás e no Brasil.