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  • Relatório Autoavaliação 2021

Planejamento Estratégico e Autoavaliação - Relatório de Autoavaliação do Programa (2021)

Planejamento Estratégico e Autoavaliação - Relatório de Autoavaliação do Programa (2021)


Contextualização

No âmbito do Planejamento Estratégico do PPEC tem-se como ação a implementação e realização sistemática de Estratégias de autoavaliação com envolvimento dos discentes, docentes, colaboradores do administrativo e egressos objetivando a excelência nas atividades de formação realizadas pelo Programa. Esta ação tem como responsáveis a Comissão de Planejamento Estratégico/Comissão Administrativa e Coordenação do Programa.

A autoavaliação tem por objetivo promover a reflexão sobre o contexto, problemas, desafios e soluções, além de possibilitar a geração e sistematização de dados para tomada de decisões em curto, médio e longo prazo. Neste sentido, é essencial a participação de docentes, discentes, técnicos administrativos, egressos e a comunidade local.

São considerados três aspectos: Onde estamos? Para onde queremos ir? O que e como devemos fazer? Portanto, a qualidade dos dados coletados e a reflexão sobre os resultados obtidos será essencial para o processo com perspectivas de planejamento futuro.

São objetivos da Autoavaliação:

*Realizar a avaliação do Programa com objetivo de excelência acadêmica na formação e produção de conhecimento;

*Analisar o impacto do Programa na formação de qualidade de discentes e egressos;

*Analisar os impactos do Programa em termos: sociais, culturais, econômicos, educacionais, científicos e tecnológicos;

*Evidenciar pontos fortes e fragilidades para que estes sejam trabalhados de forma articulada ao Planejamento Estratégico do Programa em curto, médio e longo prazo.

Neste contexto, este relatório apresenta os principais resultados obtidos com base na coleta de dados, via aplicação de formulários de Autoavaliação utilizando a ferramenta google forms, referentes ao ano 2021 aos discentes regularmente matriculados, docentes (permanentes e colaboradores) e egressos.

 


Resultados

 

  • Docentes

 

Dos 16 docentes do Programa, 13 permanentes e 3 colaboradores, 13 responderam ao questionário de autoavaliação, 81,25% do total.

Nas questões relacionadas ao Programa, temos os seguintes resultados: na avaliação 85% dos docentes respondentes a proposta do Programa PPEC, em termos de articulação entre objetivos, área de concentração e linhas de Pesquisa, é “excelente”, outros 15% avaliaram como “boa”.

Dos docentes respondentes, 92% avaliaram como “excelente” a adequação das duas linhas de pesquisa para atender o objetivo geral do Programa e 8% classificaram como “boa” tal adequação das linhas de pesquisa. 

Sobre a “aderência” das pesquisas realizadas por docentes e discentes às duas linhas de pesquisa do PPEC, 54% dos docentes avaliaram como “boa” e 46% como “excelente”.

Do total, 62% dos docentes avaliaram que a matriz curricular do PPEC é “excelente” na contribuição para a formação acadêmica e técnica do profissional em formação continuada e 38% classificaram como “boa”. Quanto à contribuição da matriz curricular do PPEC para a melhoria da qualidade das dissertações produzidas no Programa 61,5% dos docentes avaliaram como “excelente”, 30,8% como “boa” e 7,7% como regular. Todos os respondentes, ou seja, 100%, avaliaram como “adequado” o número de créditos exigidos em disciplinas para integralização do Curso de mestrado, bem como, “adequada” a carga horária da maioria das disciplinas do Programa.

Sobre o número de funcionários técnico-administrativos envolvidos no atendimento do Programa (secretaria/ apoio à coordenação/ professores/ discentes) 38,5% dos docentes classificaram como “péssimo”, 15,4% como “regular” e apenas um docente (7,7%) classificou como “excelente”. Dos docentes respondentes, 53,8% avaliaram como “boa” a infraestrutura do PPEC quanto ao atendimento das atividades acadêmicas e administrativas, tais como salas para a secretaria, coordenação, professores, orientação, salas de aula e 46,2% como “regular”. No quesito infraestrutura dos laboratórios, 69,2% dos docentes avaliaram como “boa” e 30,8% como “regular”. Com relação à qualidade de acesso à Internet nas dependências do Programa de Mestrado ou do Câmpus da UEG do qual o Programa faz parte 54% avaliaram como “boa” e 46% como “regular”.

A maioria dos docentes (69%) avaliaram como “boa” e 31% como “excelente” os documentos norteadores das atividades do PPEC (tais como: regulamento, resoluções e atos normativos) quanto à clareza, facilidade de acesso à informação e utilidade. Todos os docentes respondentes (100%) consideraram suficiente o número de docentes credenciados no PPEC com relação ao atendimento das demandas de ensino, orientação, gestão e produção.

Com relação à motivação para publicar os resultados das pesquisas em periódicos classificados na área de ensino, 77% dos docentes se declararam “muito motivado” e 23% “sente que é um dos objetivos”. Quanto a identificar a resolução de algum problema no âmbito do ensino através dos resultados de suas pesquisas, 69% dos docentes afirmaram “frequentemente sim”, 23% “razoavelmente” e 8% “pouco”. Do total respondente, 46% avaliam como “excelente” os impactos sociais da produção intelectual e técnica gerada no PPEC, 46% como “bom” e 8% como “regular”. 

Quanto a articulação do PPEC com instituições/órgãos públicos e empresas privadas, principalmente no Estado de Goiás, 54% dos docentes avaliaram como “boa”, 38% como “excelente” e 8% como “ruim”. Para 100% dos docentes “sempre ficou claro” que uma dissertação em mestrado profissional deve ser planejada/orientada para gerar impactos sociais. 

Quanto à visibilidade, informações relevantes para a sociedade em geral e atualizações do site do PPEC 61% dos docentes julgaram “bom”, 23% “excelente” e 15% “regular”.

Com relação ao Administrativo, 38,5% dos docentes atribuíram “regular” para a qualidade dos serviços prestados pela secretaria do PPEC, outros 38,5% “bom”, 15% “excelente” e 8% “péssimo”. No quesito Coordenação, 92% dos docentes avaliaram como “excelente” a gestão, planejamento e comunicação e 8% como “bom”.

No quesito Gestão Superior/Programa, 54% dos docentes avaliaram que a burocracia institucional (PPEC, PrG, Reitoria, Câmpus UEG) é “necessária” para o desenvolvimento de suas pesquisas e atividades profissionais, para 38% “não atrapalha” e para 8% “atrapalha um pouco”. Segundo 61% dos docentes o “programa Stricto” utilizado pelos Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu da UEG é “bom”, para 15% “excelente” e para 23% “regular”. Do total, 38% avaliaram como “bom” o apoio prestado e o relacionamento da Pró-Reitoria de Pesquisa da UEG com os Programas de Pós-Graduação, 31% como “excelente” e outros 31% “regular”.

No quesito Corpo Docente, 46% dos respondentes avaliaram como “boa” sua produtividade quanto ao atendimento das exigências da CAPES e da área de Ensino, 31% como “excelente” e 23% “regular”. Do total, 46% dos docentes indicaram como “excelente” seu engajamento em relação ao desenvolvimento das atividades no PPEC (ensino, pesquisa, orientação, apoio à gestão), 46% como “adequado” e 8% como “pouco adequado”.

No quesito corpo Discente, 85% dos docentes avaliaram que seus orientandos no Programa são “bons” com relação ao desenvolvimento da dissertação/produto educacional e 15% como “excelentes”. A maioria dos docentes (61%) consideram “boa” a produção bibliográfica e técnica gerada pelos discentes, 31% “regular” e 8% “excelente”. Sobre o desempenho dos discentes nas atividades curriculares 77% dos docentes consideraram “bom”, 15% “excelente” e 8% “regular”. Por fim, 46% dos docentes avaliaram como “excelente” o perfil dos ingressantes no Programa, outros 46% como “bom” e 8% “regular”. A maioria dos docentes (85%) atribuíram “muito satisfeito” em fazer parte do corpo docente do PPEC e 15% “satisfeito”.


 

  • Discentes

 

Realizaram o preenchimento do formulário de autoavaliação todos os 31 discentes regularmente matriculados no Programa nas turmas 2020 e 2021. Abaixo segue o detalhamento das respostas informadas.

No quesito Programa, 81% dos discentes avaliaram que a matriz curricular do PPEC é “excelente” quanto à contribuição para a formação (continuada) acadêmica e técnica, e 19% como “boa”. Do total, 68% dos discentes avaliaram como “excelente” a matriz curricular do PPEC quanto à melhoria da qualidade da dissertação/produto educacional em desenvolvimento, e 32% “boa”. A maioria dos discentes (71%) avaliaram que o design pedagógico do Programa é excelente para a oferta de disciplinas e para 29% é “bom”.

Com relação ao número de créditos exigidos em disciplinas para integralização do Curso de mestrado (22 créditos), 97% dos discentes consideraram “adequado” e 3% (um discente) “insuficiente”. A maioria dos discentes considerou “adequada” a carga horária da maioria das disciplinas do Programa e 3% (um discente) “insuficiente”. 

Sobre o número de funcionários técnico-administrativos envolvidos no atendimento do Programa, 39% classificaram como “bom”, 32% “regular” e 29% “excelente”. 

Com relação a infraestrutura do PPEC quanto ao atendimento das atividades acadêmicas e administrativas, tais como salas para a secretaria, coordenação, professores, orientação, salas de aula, a maioria dos discentes (84%) afirmou não poder responder tal questão, pois devido à pandemia não tiveram contato presencial, 10% consideraram “boa”, 3% (um discente) “péssima” e 3% (um discente) “excelente”. Sobre a infraestrutura dos laboratórios utilizados pelos discentes para execução de atividades relacionadas ao desenvolvimento da dissertação/produto educacional, 97% não conseguiram responder tal questão, pois devido à pandemia tiveram pouco contato presencial e 3% (um discente) considerou “boa”. Sobre o acesso à Internet nas dependências do Programa de Mestrado ou do Câmpus da UEG 90% dos discentes não conseguiram responder tal questão, pois devido à pandemia tiveram pouco contato presencial, 7% consideraram “boa” e 3% “excelente”.

A maioria dos discentes considerou que os documentos norteadores das atividades do PPEC, (tais como: regulamento, resoluções e atos normativos) quanto à clareza, facilidade de acesso à informação e utilidade, são “excelentes”, 42% “bons” e 3% atribuíram “regular”. Quanto ao número atual de docentes/orientadores credenciados no PPEC, com relação ao atendimento das demandas de ensino, orientação, gestão e produção, 90% atribuíram “suficiente”, 7% “excessivo” e 3% (um discente) “insuficiente”. Sobre a motivação em publicar os resultados das suas pesquisas em periódicos classificados na área de ensino 52% dos discentes estão “muito motivados”, 45% “sente que é um dos objetivos” e 3% (um discente) “pouco motivado”.

Do total de discentes, 65% afirmaram que “frequentemente” conseguem identificar a resolução de algum problema (atual ou futuro) no âmbito do ensino através dos resultados de suas pesquisas e 35% “razoavelmente sim”. Sobre os impactos sociais da produção intelectual e técnica gerada no PPEC, 77% atribuíram “excelente” e 23% “bom”. A maioria dos discentes afirmou que se sente “muito estimulado” (52%) e “estimulado” (42%) a participar de eventos científicos na área de Ensino, a fim de divulgar os conhecimentos produzidos, e 6% “pouco estimulado”.

Do total, 87% dos discentes afirmaram que “sempre ficou claro” que uma dissertação em mestrado profissional deve ser planejada para gerar impactos sociais e para 13% “parcialmente claro”. Quanto ao site do PPEC (visibilidade, informações relevantes para a sociedade em geral e atualizações) 45% consideraram “excelente”, 45% “bom” e 10% “regular”.

No quesito Administrativo, 61% dos discentes atribuíram “bom” para a qualidade dos serviços prestados pela secretaria do PPEC, 29% “excelente” e 10% “regular”. No quesito Coordenação, 64% dos discentes consideraram “excelente” com relação à gestão, planejamento e comunicação, 26% “bom” e 10% “regular”. Sobre Gestão Superior/Programa, 48% dos discentes avaliaram como “necessária” a burocracia institucional (PPEC, PrG, Reitoria, Câmpus UEG) no desenvolvimento de suas pesquisas, para 29% “não atrapalha” e para 23% “atrapalha um pouco”.

Sobre os Docentes, 74% dos discentes atribuíram “excelente” para o processo de orientação recebido (desenvolvimento da dissertação/produto educacional), 23% “bom” e 3% (um discente) “regular”. A maioria (77%) dos discentes avaliaram como “excelente” o corpo docente com base nas disciplinas cursadas no Programa (analisar os docentes com base no domínio do conteúdo, didática e cumprimento do programa da disciplina), 23% “bom”. Para 77% dos discentes o corpo docente do Programa é “excelente”, com base nas produções geradas (artigos, livros, capítulos de livros, produtos técnicos e de divulgação científica), para 19% “bom” e para 3% “regular”.

No quesito Discente, a maioria (65%) considerou como “adequado” seu engajamento em relação ao desenvolvimento das atividades no PPEC, 32% “excelente” e 3% “pouco adequado”. Quanto ao nível de satisfação dos discentes em fazer parte do corpo discente do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da UEG 87% atribuiu “muito satisfeito” e 13% “satisfeito”.

 


 

  • Egressos

 

Do total de egressos do Programa, responderam ao questionário de autoavaliação 25 profissionais das turmas de 2014 (1 egresso), 2015 (3), 2016 (2), 2017 (4), 2018 (9) e 2019 (6). Abaixo segue as respostas apresentadas por este conjunto de egressos, representativo da maioria das turmas do PPEC.

Com relação ao Programa, 84% dos egressos atribuíram “excelente” para a adequação das linhas de pesquisa do PPEC em atender o objetivo geral do Programa e 16% “bom”. Sobre a “aderência” das pesquisas realizadas por docentes e discentes nas duas linhas de pesquisa do PPEC, 72% dos egressos indicaram “excelente” e 28% “boa”. Segundo 76% dos egressos a matriz curricular do PPEC é “excelente” quanto à formação acadêmica e técnica do profissional em formação continuada, e para 24% “boa”. Quanto a contribuição da matriz curricular do PPEC para a melhoria da qualidade das dissertações produzidas no Programa 64% atribuíram “excelente” e 36% “boa”. Para 100% dos egressos respondentes o número de créditos exigidos em disciplinas para integralização do Curso de mestrado é “suficiente”, bem como é “suficiente” a carga horária da maioria das disciplinas.

Sobre a infraestrutura dos laboratórios, 64% dos egressos responderam “boa”, 32% “excelente” e 4% (um egresso) “regular”. E para infraestrutura das salas de aula 56% atribuíram “excelente”, 40% “boa” e 4% “regular”. Para 48% dos egressos o acesso à Internet nas dependências do Programa de Mestrado ou do Câmpus da UEG é “bom”, para 40% “excelente” e para 12% “regular”.

Do total, 92% dos egressos respondentes atribuíram “melhora muito” ao PPEC no quesito desempenho profissional, 4% “melhora razoavelmente” e 4% “melhora minimamente”. Com relação a motivação em publicar os resultados da dissertação/pesquisa em periódicos classificados na área de ensino, 72% dos egressos atribuíram “muito motivado”, 24% “sente que é um dos objetivos” e 4% (um egresso) “pouco motivado”.

Sobre os impactos sociais da produção intelectual e técnica gerada no PPEC, 72% dos egressos atribuíram “excelente” e 28% “bom”. A maioria dos egressos (80%) respondeu que “frequentemente sim” consegue identificar a resolução de algum problema no âmbito do ensino através dos resultados da sua dissertação/pesquisa, 16% “razoavelmente sim” e 4% “pouco”.

Sobre a articulação do PPEC com instituições/órgãos públicos e empresas privadas, 48% dos egressos atribuíram “boa”, 44% “excelente” e 8% “regular”. Para 68% dos egressos é “excelente” a capacidade de suporte aos alunos e docentes proporcionada pela infraestrutura da secretaria e coordenação do PPEC, para 28% “boa” e 4% “regular”. Para 92% dos egressos “sempre ficou claro” que uma dissertação em mestrado profissional deve ser planejada para gerar impactos sociais e para 8% “ficou claro parcialmente”.

De acordo com 60% dos egressos, o site do PPEC (http://www.ppec.ueg.br/) é “excelente” quanto à visibilidade, informações relevantes para a sociedade em geral e atualizações e para 40% “bom”. 

No quesito Administrativo, 72% dos egressos avaliaram “excelente” a qualidade dos serviços prestados pela secretaria do PPEC, 12% “bom” e 16% “regular”. No tópico Coordenação, a maioria dos egressos atribuiu “excelente” à gestão, planejamento e comunicação realizados pela coordenação, 8% “bom” e 4% “regular”. No quesito Gestão Superior/Programa, 48% dos egressos atribuíram “necessária” a burocracia institucional (PPEC, PrG UEG), 40% “não atrapalha” e 12% “atrapalha um pouco”. 

No tópico Docentes, 76% dos egressos atribuíram “excelente” ao corpo docente do Programa com relação às disciplinas que foram cursadas durante o Mestrado e 24% “bom”. Sobre o processo de orientação recebido durante o desenvolvimento da dissertação/produto educacional, 88% dos egressos atribuíram “excelente” aos orientadores e 12% “bom”. A maioria dos egressos 76% atribuíram “excelente” ao corpo docente do Programa com relação a produção bibliográfica e técnica gerada e 24% “bom”.

Por fim, sobre o nível de satisfação dos egressos em ter cursado o Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da UEG, 84% “muito satisfeito” e 16% “satisfeito”.

 


 

  • Considerações a partir da autoavaliação

 

A análise dos dados possibilitou extrair os seguintes aspectos:

Avaliação dos Docentes - QUESITO PROGRAMA:

  • São pontos fortes (excelente/bom): articulação entre objetivos, área de concentração e linhas de pesquisa; adequação das duas linhas de pesquisa aos objetivos do PPEC; aderência das pesquisas realizadas às duas linhas de pesquisa; contribuição da matriz para a formação acadêmica e técnica dos profissionais e contribuição para qualidade das dissertações; número de créditos exigidos em disciplinas e carga horária das disciplinas; documentos norteadores das atividades do PPEC; número de docentes atualmente credenciados no Programa; motivação para publicar os resultados das pesquisas; resolução de problemas no âmbito do ensino e impactos sociais; articulação com instituições/órgãos.
  • São fragilidades (regular/péssimo=valores acima de 10%): número de funcionários técnico-administrativos para atendimento do Programa; infraestrutura do PPEC; infraestrutura dos laboratórios; acesso à internet; site do PPEC quanto às atualizações e visibilidade.

Avaliação dos Docentes - QUESITO ADMINISTRATIVO/COORDENAÇÃO/ GESTÃO SUPERIOR:

  • São pontos fortes (excelente/bom): gestão, planejamento e comunicação da coordenação.
  • São fragilidades (regular/péssimo=valores acima de 10%): qualidade dos serviços prestados pela secretaria do PPEC; sistema Stricto; apoio prestado e relacionamento com a PrP-UEG.

Avaliação dos Docentes - QUESITO CORPO DOCENTE:

  • São pontos fortes (excelente/bom): engajamento; satisfação em fazer parte do PPEC.
  • São fragilidades (regular/péssimo=valores acima de 10%): produtividade.

Avaliação dos Docentes - QUESITO DISCENTES:

  • São pontos fortes (excelente/bom): desenvolvimento da dissertação/produto educacional; desempenho dos discentes; perfil dos ingressantes.
  • São fragilidades (regular/péssimo=valores acima de 10%): produção bibliográfica e técnica gerada.

 


Avaliação dos Discentes - QUESITO PROGRAMA:

  • São pontos fortes (excelente/bom): matriz curricular para a formação acadêmica e técnica, e para a qualidade da dissertação/produto; design pedagógico; número de créditos exigidos em disciplinas e carga horária; documentos norteadores; número atual de docentes; motivação para publicar os resultados das pesquisas; identificação/resolução de problemas no âmbito do Ensino; impactos sociais da produção gerada; motivação para participação em eventos.
  • São fragilidades (regular/péssimo=valores acima de 10%): funcionários técnico-administrativos para atendimento do Programa; clareza quanto à necessidade de geração de impactos sociais com a dissertação; site do PPEC.

Observação: vários discentes das turmas 2020 e 2021 não conseguiram responder às questões sobre infraestrutura (secretaria, salas de aula, laboratórios e acesso à internet) pelo pouco contato presencial devido à pandemia.

Avaliação dos Discentes - QUESITO ADMINISTRATIVO/COORDENAÇÃO/ GESTÃO SUPERIOR:

  • São pontos fortes (excelente/bom): a burocracia institucional;
  • São fragilidades (regular/péssimo=valores acima de 10%): serviços prestados pela secretaria; serviços da coordenação com relação à gestão, planejamento e comunicação.

Avaliação dos Discentes - QUESITO DOCENTES:

  • São pontos fortes (excelente/bom): processo de orientação; docentes que ministram disciplinas; produções geradas no Programa.
  • São fragilidades (regular/péssimo=valores acima de 10%): não foram destacadas.

Avaliação dos Discentes - QUESITO DISCENTES:

  • São pontos fortes (excelente/bom): engajamento; satisfação em fazer parte do Programa.
  • São fragilidades (regular/péssimo=valores acima de 10%): não foram destacadas.

 


Avaliação dos Egressos - QUESITO PROGRAMA:

  • São pontos fortes (excelente/bom): adequação das linhas de pesquisa ao objetivo do Programa; aderência das produções às linhas de pesquisa; matriz curricular para a formação acadêmica e técnica, e para a qualidade das dissertações; créditos em disciplinas e carga horária; infraestrutura dos laboratórios; salas de aulas; impacto da formação para o desempenho profissional; motivação para publicar; impactos da produção gerada; resolução de problemas no âmbito do ensino; articulação com instituições/órgãos públicos e privados; infraestrutura da secretaria e coordenação; impactos sociais gerados pela dissertação; site do PPEC.
  • São fragilidades (regular/péssimo=valores acima de 10%): acesso à internet.

Avaliação dos Egressos - QUESITO ADMINISTRATIVO/COORDENAÇÃO/ GESTÃO SUPERIOR:

  • São pontos fortes (excelente/bom): qualidade dos serviços prestados pela secretaria do PPEC; coordenação quanto à gestão, planejamento e comunicação.
  • São fragilidades (regular/péssimo=valores acima de 10%): burocracia da gestão superior.

Avaliação dos Egressos – Docentes:

  • São pontos fortes (excelente/bom): docentes que ministram disciplinas; processo de orientação; produção gerada; satisfação em ter cursado o Programa.
  • São fragilidades (regular/péssimo=valores acima de 10%): não foram destacadas.

 


Ponderações com base nos dados do relatório de autoavaliação:

  1. O Programa está desde janeiro de 2020 sem apoio de uma secretária para atender às demandas técnico-administrativos, o que sobrecarregou sobremaneira os trabalhos da coordenação;
  2. Os egressos respondentes contaram com o apoio de secretaria/secretária durante a permanência no Programa;
  3. As turmas de 2020 e 2021 (discentes regularmente matriculados) estão em ensino remoto desde março de 2020 até março de 2022.
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