Logomarca: Universidade Estadual de Goiás Logomarca: Universidade Estadual de Goiás Logomarca: Universidade Estadual de Goiás
Logomarca: Universidade Estadual de Goiás Logomarca: Universidade Estadual de Goiás Logomarca: Universidade Estadual de Goiás
×
  • A+
  • A
  • A-
  • Contraste Padrão
  • Contraste Amarelo
  • Contraste Azul
  • Contraste Preto
  • Ouvidoria
  • e-SIC
  • Compliance
  • SIC
  • Agenda de Autoridades
  • Acessibilidade
  • Webmail
  • ADMS
  • Institucional
    • Quem somos
    • Conselhos Superiores
    • Reitoria
    • Pró-Reitorias
    • Institutos Acadêmicos
    • Legislação
    • Administração
    • Carta de Serviços
  • Ensino
    • Pró-Reitoria de Graduação
    • Graduação
    • Educação a Distância
    • Pós-graduação
  • Pesquisa
    • Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação
    • Pesquisa e Inovação
    • Ética em pesquisa
    • Iniciação Científica
    • Editora UEG
  • Extensão
    • Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis
    • Ações de Extensão
    • Cultura e Esportes
    • Assuntos Estudantis
  • Estude Conosco
    • Nossa Universidade
    • Formas de Ingresso
    • Sistema de Cotas
    • Processos Seletivos
    • Núcleo de Seleção
    • Nossos Cursos
  • Cursos
    • Instituto Acadêmico de Ciências Agrárias e Sustentabilidade
    • Instituto Acadêmico de Ciências da Saúde e Biológicas
    • Instituto Acadêmico de Ciências Sociais Aplicadas
    • Instituto Acadêmico de Ciências Tecnológicas
    • Instituto Acadêmico de Educação e Licenciaturas
  • Câmpus
  • Alunos
  • Professores
  • Servidores
  • Acesso à Informação
Mestrado Profissional em Ensino de Ciências
  • HOME
    • Notícias
    • APRESENTAÇÃO
    • ATOS NORMATIVOS
    • COMISSÕES
    • COORDENAÇÃO
    • CONTATO
    • PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E AUTOAVALIAÇÃO
  • PROCESSO SELETIVO
    • Ingresso de discentes
  • PROGRAMA
    • Missão, Objetivos e Histórico
    • Área de Concentração
    • Matriz Curricular e Disciplinas
    • Proposta Curricular
    • Linhas de Pesquisas
    • Planejamento Estratégico e Autoavaliação
    • Docentes
    • Público Alvo e Perfil do Egresso
    • Discentes
    • Egressos
    • Bolsistas
    • Infraestrutura e Laboratórios
  • FORMAÇÃO
    • Agendadas
    • Defendidas
    • SIMPEC
    • Biblioteca Digital de Teses e Dissertações
  • IMPACTO SOCIAL PRODUTOS EDUCACIONAIS
    • SOBRE PRODUTOS EDUCACIONAIS
    • PRODUTOS EDUCACIONAIS 2020
    • DESTAQUES
    • AÇÕES
  • FORMULÁRIOS
    • Orientações para Qualificação e Defesa
    • Orientações para a Expedição de Diploma
    • Formulários Diversos
  • English
  • HOME
    • Notícias
    • APRESENTAÇÃO
    • ATOS NORMATIVOS
    • COMISSÕES
    • COORDENAÇÃO
    • CONTATO
    • PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E AUTOAVALIAÇÃO
  • PROCESSO SELETIVO
    • Ingresso de discentes
  • PROGRAMA
    • Missão, Objetivos e Histórico
    • Área de Concentração
    • Matriz Curricular e Disciplinas
    • Proposta Curricular
    • Linhas de Pesquisas
    • Planejamento Estratégico e Autoavaliação
    • Docentes
    • Público Alvo e Perfil do Egresso
    • Discentes
    • Egressos
    • Bolsistas
    • Infraestrutura e Laboratórios
  • FORMAÇÃO
    • Agendadas
    • Defendidas
    • SIMPEC
    • Biblioteca Digital de Teses e Dissertações
  • IMPACTO SOCIAL PRODUTOS EDUCACIONAIS
    • SOBRE PRODUTOS EDUCACIONAIS
    • PRODUTOS EDUCACIONAIS 2020
    • DESTAQUES
    • AÇÕES
  • FORMULÁRIOS
    • Orientações para Qualificação e Defesa
    • Orientações para a Expedição de Diploma
    • Formulários Diversos
  • English

Compliance

Agenda de Autoridades

Acessibilidade

Webmail

ADMS

Logomarca: Universidade Estadual de Goiás Logomarca: Universidade Estadual de Goiás Logomarca: Universidade Estadual de Goiás
Logomarca: Universidade Estadual de Goiás Logomarca: Universidade Estadual de Goiás Logomarca: Universidade Estadual de Goiás
  • Institucional
    • Quem somos
    • Conselhos Superiores
    • Reitoria
    • Pró-Reitorias
    • Institutos Acadêmicos
    • Legislação
    • Administração
    • Carta de Serviços
  • Ensino
    • Pró-Reitoria de Graduação
    • Graduação
    • Educação a Distância
    • Pós-graduação
  • Pesquisa
    • Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação
    • Pesquisa e Inovação
    • Ética em pesquisa
    • Iniciação Científica
    • Editora UEG
  • Extensão
    • Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis
    • Ações de Extensão
    • Cultura e Esportes
    • Assuntos Estudantis
  • Estude Conosco
    • Nossa Universidade
    • Formas de Ingresso
    • Sistema de Cotas
    • Processos Seletivos
    • Núcleo de Seleção
    • Nossos Cursos
C
C
C
C
A-
A
A+
  • Câmpus/Unidades
    • Câmpus / Unidades
    • Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET - Henrique Santillo
      • Unidade Universitária de Anápolis - CSEH - Nelson de Abreu Júnior
      • Unidade Universitária de Ceres
      • Unidade Universitária de Goianésia
      • Unidade Universitária de Jaraguá
      • Unidade Universitária de Luziânia
      • Unidade Universitária de Pirenópolis
      • Unidade Universitária de Silvânia
    • Câmpus Metropolitano - Sede: Aparecida de Goiânia
      • Unidade Universitária de Goiânia - ESEFFEGO
      • Unidade Universitária de Goiânia - Laranjeiras
      • Unidade Universitária de Inhumas
      • Unidade Universitária de Senador Canedo
      • Unidade Universitária de Trindade
    • Câmpus Nordeste - Sede: Formosa
      • Unidade Universitária de Campos Belos
      • Unidade Universitária de Posse
    • Câmpus Cora Coralina - Sede: Cidade de Goiás
      • Unidade Universitária de Itaberaí
      • Unidade Universitária de Itapuranga
      • Unidade Universitária de Jussara
    • Câmpus Sul - Sede: Morrinhos
      • Unidade Universitária de Caldas Novas
      • Unidade Universitária de Ipameri
      • Unidade Universitária de Itumbiara
      • Unidade Universitária de Pires do Rio
    • Câmpus Sudoeste - Sede: Quirinópolis
      • Unidade Universitária de Edéia
      • Unidade Universitária de Jataí
      • Unidade Universitária de Mineiros
      • Unidade Universitária de Santa Helena de Goiás
    • Câmpus Oeste - Sede: São Luís de Montes Belos
      • Unidade Universitária de Iporá
      • Unidade Universitária de Palmeiras de Goiás
      • Unidade Universitária de Sanclerlândia
    • Câmpus Norte - Sede: Uruaçu
      • Unidade Universitária de Crixás
      • Unidade Universitária de Minaçu
      • Unidade Universitária de Niquelândia
      • Unidade Universitária de Porangatu
      • Unidade Universitária de São Miguel do Araguaia
  • Cursos
    • Instituto Acadêmico de Ciências Agrárias e Sustentabilidade
    • Instituto Acadêmico de Ciências da Saúde e Biológicas
    • Instituto Acadêmico de Ciências Sociais Aplicadas
    • Instituto Acadêmico de Ciências Tecnológicas
    • Instituto Acadêmico de Educação e Licenciaturas
    Graduação
    BACHARELADO
    • Agronomia
    • Engenharia Agrícola
    • Engenharia Florestal
    • Medicina Veterinária
    • Zootecnia
    TECNOLÓGICO
    • Agroecologia
    • Agroindústria
    • Alimentos
    Pós-Graduação
    MESTRADO
    • Engenharia Agrícola
    • Produção Animal e Forragicultura
    • Produção Vegetal
    Graduação
    BACHARELADO
    • Biomedicina
    • Educação Física
    • Enfermagem
    • Farmácia
    • Fisioterapia
    • Medicina
    LICENCIATURA
    • Ciências Biológicas
    • Educação Física
    TECNOLÓGICO
    • Estética e Cosmética
    Pós-Graduação
    MESTRADO
    • Ambiente e Sociedade
    • Ciências Aplicadas a Produtos para Saúde
    • Pós-graduação Profissional Nacional em Rede em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos
    • Recursos Naturais do Cerrado (RENAC)
    DOUTORADO
    • Recursos Naturais do Cerrado (RENAC)
    Graduação
    BACHARELADO
    • Administração
    • Administração Pública
    • Ciências Contábeis
    • Ciências Econômicas
    • Cinema e Audiovisual
    • Design de Moda
    • Direito
    • Turismo
    • Turismo e Patrimônio
    TECNOLÓGICO
    • Agronegócio
    • Gastronomia
    • Gestão Pública
    • Hotelaria
    • Logística
    • Mineração
    Pós-Graduação
    MESTRADO
    • Gestão, Educação e Tecnologias
    • Pós-graduação Profissional Nacional em Rede em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação
    Graduação
    BACHARELADO
    • Arquitetura e Urbanismo
    • Engenharia Civil
    • Química Industrial
    • Sistemas de Informação
    LICENCIATURA
    • Computação
    • Química
    TECNOLÓGICO
    • Análise e Desenvolvimento de Sistemas
    • Redes de Computadores
    • Sistemas Para Internet
    Pós-Graduação
    MESTRADO
    • Ciências Moleculares
    DOUTORADO
    • Química
    Graduação
    BACHARELADO
    • Psicologia
    LICENCIATURA
    • Física
    • Geografia
    • História
    • Letras Português/Inglês
    • Matemática
    • Pedagogia
    Pós-Graduação
    MESTRADO
    • Educação
    • Educação, Linguagem e Tecnologias
    • Ensino de Ciências
    • Estudos Culturais, Memórias e Patrimônios
    • Geografia
    • História
    • Língua, Literatura e Interculturalidade
    • Territórios e Expressões Culturais no Cerrado
    DOUTORADO
    • Educação, Linguagem e Tecnologias
    • Territórios e Expressões Culturais no Cerrado
  • Alunos
  • Professores
  • Servidores
  • Acesso à Informação
Mestrado Profissional em Ensino de Ciências
  • HOME
    • Notícias
    • APRESENTAÇÃO
    • ATOS NORMATIVOS
    • COMISSÕES
    • COORDENAÇÃO
    • CONTATO
    • PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E AUTOAVALIAÇÃO
  • PROCESSO SELETIVO
    • Ingresso de discentes
  • PROGRAMA
    • Missão, Objetivos e Histórico
    • Área de Concentração
    • Matriz Curricular e Disciplinas
    • Proposta Curricular
    • Linhas de Pesquisas
    • Planejamento Estratégico e Autoavaliação
    • Docentes
    • Público Alvo e Perfil do Egresso
    • Discentes
    • Egressos
    • Bolsistas
    • Infraestrutura e Laboratórios
  • FORMAÇÃO
    • Agendadas
    • Defendidas
    • SIMPEC
    • Biblioteca Digital de Teses e Dissertações
  • IMPACTO SOCIAL PRODUTOS EDUCACIONAIS
    • SOBRE PRODUTOS EDUCACIONAIS
    • PRODUTOS EDUCACIONAIS 2020
    • DESTAQUES
    • AÇÕES
  • FORMULÁRIOS
    • Orientações para Qualificação e Defesa
    • Orientações para a Expedição de Diploma
    • Formulários Diversos
  • English
  • Página Inicial ›
  • PROGRAMA ›
  • Linhas de Pesquisas

Linhas de Pesquisas do Programa

DESCRIÇÃO DAS LINHAS DE PESQUISA E EIXOS TEMÁTICOS DO PPG ENSINO DE CIÊNCIAS 

 

LINHA DE PESQUISA 1: FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM ENSINO DE CIÊNCIAS

Descrição da linha de Pesquisa: Esta linha de pesquisa tem o intuito de debater questões relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem na formação continuada de professores, considerando perspectivas curriculares e práticas pedagógicas para a construção de conceitos nos processos de desenvolvimento profissional, contemplando a pesquisa em sala de aula. Dentro desta perspectiva faremos estudos que visam desenvolver metodologias e estratégias para o ensino e aprendizagem relativas à educação básica e ao ensino superior.

 

EIXOS TEMÁTICOS

 

DESCRIÇÃO / ABRANGÊNCIA

 

Professores pesquisadores

1. Processos de formação inicial e continuada de professores em diferentes contextos formativos

 

       Discutir os processos de ensino e aprendizagem na formação humana considerando a educação na perspectiva de sua estreita relação com a cultura. Entender os fundamentos teóricos e metodologias dos processos educacionais que incidem nas práticas pedagógicas sempre contextualizadas em uma sociedade e cultura determinadas. Considerar a contribuição de diferentes áreas do conhecimento - filosofia, psicologia, sociologia e biologia - para compreender os processos de socialização do saber mediado pela escolarização formal ou outras diversas manifestações da cultura, nos sentido de uma formação ético-política, elevação do espírito, cultivo do pensamento, da imaginação e da sensibilidade humana. Este eixo busca desenvolver pesquisas voltadas sobre e para a formação inicial e continuada de professores e gestores escolares para os diferentes níveis de ensino, incluindo programas de aperfeiçoamento de professores, gestores escolares, coordenadores pedagógicos e formadores, avaliação de práticas pedagógicas e de cursos, considerando o professor e as instituições formadoras.

 

Prof. Dr. João Roberto Resende Ferreira

Profa. Dra. Cleide Sandra Tavares

Profa. Dra. Mirley Luciene dos Santos

Prof. Dr. Plauto Simão de Carvalho

Prof. Dr. Pedro Oliveira Paulo

Profa. Dra. Wanessa Cristiane Gonçalves Fialho

 

LINHA 2. METODOLOGIAS E RECURSOS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

Descrição da linha de Pesquisa: Esta linha propõe o estudo e discussão de estudos e pesquisas em ensino de ciências abordando os processos de aprendizagem, o desenvolvimento de materiais didáticos e paradidáticos de práticas experimentais e quase-experimentais, e o uso de novas tecnologias de informação e comunicação (TICs).

 

EIXOS TEMÁTICOS

 

DESCRIÇÃO / ABRANGÊNCIA

 

Professores pesquisadores

2. Educação Especial e Inclusiva em Ensino de Ciências

  Desenvolvimento e análise de processos investigativos sobre ensino e aprendizagem na Educação Inclusiva, fomentando a formação de profissionais com uma postura crítica e reflexiva sobre o ensino de Ciências e Matemática na perspectiva da inclusão.  

Prof. Dr. Claudio Roberto Machado Benite

Prof. Dr. Clodoaldo Valverde

 
 3. Educação Científica e/ou Educação Ambiental em espaços formais e/ou não formais de ensino  

 

Abordar o ensino de ciências sob o ponto de vista da educação científica, a fim de ensinar e aprender como a pesquisa científica trabalha e como interpretar seus resultados e transpor para situações cotidianas. Essa educação científica pode ocorrer no espaço escolar (formal) ou em espaços não escolares (não formal) e não institucionalizados (informal). Busca ainda o desenvolvimento de pesquisas sobre a educação ambiental e sua importância na formação para a cidadania.

   

Profa. Dra. Hélida Ferreira da Cunha

Profa. Dra. Juliana Simião Ferreira

Profa. Dra. Sabrina do Couto de Miranda

 4. Ensino-Aprendizagem de Ciências da Natureza e Matemática  

 

Desenvolvimento de pesquisas sobre e para o ensino e a aprendizagem, com o objetivo de promover articulações e reflexões entre e sobre os processos de ensinar e aprender na área de Ciências e Matemática nos diferentes níveis de ensino. Este eixo temático engloba campos teóricos relacionados ao ensino e aprendizagem;  abordagens, metodologias de ensino e práticas educacionais; avaliação da aprendizagem; desenvolvimento e aplicação de materiais didáticos; tecnologias de informação e comunicação e suas implicações no ensino e aprendizagem das Ciências da Natureza e Matemática; processos cognitivos de aprendizagem.

 

Profa. Dra. Mirley Luciene dos Santos

Prof. Dr. Plauto Simão de Carvalho

Prof. Dr. Roberto Barcelos de Souza

Profa. Dra. Sabrina do Couto de Miranda

Profa. Dra. Solange Xavier dos Santos

Prof. Dr. Wilton de Araujo Medeiros

Profa. Dra. Hélida Ferreira da Cunha

Profa. Dra. Juliana Simião Ferreira

 

5. Recursos, Tecnologias e Ferramentas no Ensino

 

 

Este eixo traz a contribuição de metodologias, recursos educacionais inovadores e as tecnologias como e ferramentas de ensino. Esta temática alinha-se com ensino híbrido ao incorporar o computador, a internet, as mídias digitais, smartphones, sites especializados, Robótica aplicada ao ensino, a televisão, o rádio, reprodutores de vídeo, criação de vídeos, revisita e ressignifica tecnologias convencionais na educação.

 

Prof. Dr. José Divino dos Santos

Prof. Dr. Claudio Roberto Machado Benite

Prof. Dr. Marcos Roberto da Silva

 

 


 

Projetos de Pesquisa em Andamento (Quadriênio 2021-2024)

(lista dos projetos de pesquisa em andamento no PPEC - projetos estruturantes e macroprojetos cadastrados em Sucupira/CAPES)

 

* Processos de formação inicial e continuada de professores em diferentes contextos formativos (Eixo temático 1/Projeto Estruturante, Vinculado à Linha de Pesquisa 1);

* Educação Especial e Inclusiva em Ensino de Ciências (Eixo temático 2/Projeto Estruturante, Vinculado à Linha de Pesquisa 2);

* Educação Científica e/ou Educação Ambiental em espaços formais e/ou não formais de ensino (Eixo temático 3/Projeto Estruturante, Vinculado à Linha de Pesquisa 2);

* Ensino-Aprendizagem de Ciências da Natureza e Matemática (Eixo temático 4/Projeto Estruturante, Vinculado à Linha de Pesquisa 2);

* Recursos, Tecnologias e Ferramentas no Ensino (Eixo temático 5/Projeto Estruturante, Vinculado à Linha de Pesquisa 2);

* Educação científica para além dos muros da universidade e da escola: estratégias para o ensino, aprendizagem, difusão e divulgação da ciência (Projeto com apoio Financeiro/FAPEG para bolsa de Pós-Doutorado)

* I Feira de Ciências Integrada do IFG IFG+CIÊNCIA: Inovação e tecnologias na transformação e inclusão social (Projeto em Parceria entre IFG/UEG com apoio financeiro do CNPq, Processo de Aprovação N°405141/2022-0 – Chamada CNPq/MCTI/FNDCT N. 06/2022);

* O ensino de Ciências e a divulgação científica por meio de kits experimentais nas escolas de Educação Básica em Anápolis, GO (Projeto em alavancagem pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UEG);

 

 


Métricas das Produções Intelectuais Associadas ao Eixo Temático 1

(Processos de formação inicial e continuada de professores em diferentes contextos formativos)


1. Produções Anteriores a 2021

  • Total de produções: 20

  • Distribuição por tipo:

    • Bibliográfica: 14 (70%)

      • Subtipos:

        • Artigos em periódico: 8

        • Livros: 3

        • Trabalhos em anais: 3

    • Técnica: 6 (30%)

      • Subtipos:

        • Desenvolvimento de material didático: 3

        • Organização de evento: 2

        • Curso de curta duração: 1

Principais temas: Formação docente, metodologias lúdicas, ensino híbrido, alfabetização científica.


2. Produções no Quadriênio 2021-2024

  • Total de produções: 155

  • Distribuição por tipo:

    • Bibliográfica: 82 (53%)

      • Subtipos:

        • Artigos em periódico: 35

        • Trabalhos em anais: 29

        • Livros: 18

    • Técnica: 73 (47%)

      • Subtipos:

        • Desenvolvimento de material didático: 32

        • Organização de evento: 25

        • Curso de curta duração: 16

Principais temas:

  • Metodologias ativas (ensino híbrido, STEAM, aprendizagem significativa).

  • Ensino por investigação e sequências didáticas.

  • Formação continuada de professores (inclusão, neuroatipicidade, diversidade cultural).

  • Tecnologias digitais (TDICs, ambientes virtuais).


Comparativo entre Períodos

Indicador Antes de 2021 2021-2024
Total de produções 20 155
Bibliográfica 14 (70%) 82 (53%)
Técnica 6 (30%) 73 (47%)
Artigos em periódico 8 35
Livros 3 18
Organização de eventos 2 25

Observações Relevantes

  • Crescimento exponencial: O número de produções aumentou 675% no quadriênio 2021-2024 para o Eixo 1.

  • Foco em práticas inovadoras: 47% das produções técnicas no quadriênio são materiais didáticos e cursos sobre metodologias ativas.

  • Diversificação temática: Ampliação de temas como inclusão, neurodiversidade e ensino por investigação.

  • Impacto na formação docente: 18 livros/capítulos de livro publicados entre 2021-2024 reforçam a sistematização teórica das práticas formativas.

 


 

 

Métricas das Produções Intelectuais Associadas ao Eixo Temático 2

(Educação Especial e Inclusiva em Ensino de Ciências)


1. Dados Gerais

  • Total de produções intelectuais analisadas: 78 (incluindo artigos, livros, trabalhos em anais, apresentações técnicas, dissertações e outros).

  • Período analisado: 2017 a 2024.


2. Distribuição por Período

Produções Anteriores a 2021 (2017–2020)

  • Total: 23 produções (29,5% do total).

  • Categorias:

    • Artigos em periódicos: 3 (13%)

    • Livros: 6 (26%)

    • Trabalhos em anais: 5 (21,7%)

    • Apresentações técnicas: 2 (8,7%)

    • Dissertações: 4 (17,4%)

    • Outros (programas de TV/rádio, materiais didáticos): 3 (13%)

Produções entre 2021 e 2024

  • Total: 55 produções (70,5% do total).

  • Categorias:

    • Artigos em periódicos: 12 (21,8%)

    • Trabalhos em anais: 21 (38,2%)

    • Apresentações técnicas: 11 (20%)

    • Livros: 4 (7,3%)

    • Dissertações: 5 (9,1%)

    • Outros (cursos, desenvolvimento de produtos): 2 (3,6%)


3. Comparativo Percentual por Categoria

Categoria Anteriores a 2021 2021–2024
Artigos em periódicos 13% 21,8%
Livros 26% 7,3%
Trabalhos em anais 21,7% 38,2%
Apresentações técnicas 8,7% 20%
Dissertações 17,4% 9,1%
Outros 13% 3,6%

4. Principais Tendências

  1. Aumento de trabalhos em anais e apresentações técnicas (2021–2024):

    • Trabalhos em anais representam 38,2% das produções recentes, refletindo maior participação em eventos científicos.

    • Apresentações técnicas cresceram de 8,7% para 20%, indicando ênfase em divulgação prática de recursos educacionais.

  2. Redução de livros e aumento de artigos:

    • Livros caíram de 26% para 7,3%, enquanto artigos em periódicos subiram de 13% para 21,8%, sugerindo foco em publicações mais ágeis e especializadas.

  3. Foco em tecnologia e inclusão:

    • 23% das produções recentes abordam tecnologias assistivas (ex.: protótipos, impressão 3D).

    • 18% tratam de ensino remoto e adaptações pós-pandemia.

  4. Dissertações:

    • Mantiveram relevância, com temas como "Metodologias para Síndrome de Down" e "Tecnologia Assistiva".


5. Conclusão

  • Crescimento quantitativo: 70,5% das produções concentram-se no período 2021–2024, alinhadas com respostas à pandemia e inovações pedagógicas.

  • Mudança de formato: Transição de livros para artigos e trabalhos em anais, indicando dinamismo na divulgação científica.

  • Foco em acessibilidade: Prototipagem, STEAM e debates sobre equidade dominam as produções recentes.

 


 

 

Métricas das Produções Intelectuais Associadas ao Eixo Temático 3

(Educação Científica e/ou Ambiental em Espaços Formais e Não Formais)

 


1. Dados Gerais

  • Total de produções intelectuais analisadas: 107 (incluindo artigos, livros, trabalhos em anais, apresentações técnicas, desenvolvimento de materiais, eventos e dissertações).

  • Período analisado: 2020 a 2024 (com uma dissertação de 2017).


2. Distribuição por Período

Produções Anteriores a 2021 (2017–2020)

  • Total: 34 produções (31,8% do total).

  • Categorias:

    • Artigos em periódicos: 4 (11,8%)

    • Livros: 6 (17,6%)

    • Trabalhos em anais: 5 (14,7%)

    • Apresentações técnicas: 3 (8,8%)

    • Desenvolvimento de materiais didáticos: 12 (35,3%)

    • Organização de eventos: 2 (5,9%)

    • Dissertações: 2 (5,9%)

Produções entre 2021 e 2024

  • Total: 73 produções (68,2% do total).

  • Categorias:

    • Artigos em periódicos: 10 (13,7%)

    • Trabalhos em anais: 19 (26%)

    • Apresentações técnicas: 13 (17,8%)

    • Livros: 6 (8,2%)

    • Desenvolvimento de materiais didáticos: 16 (21,9%)

    • Organização de eventos: 3 (4,1%)

    • Dissertações: 6 (8,2%)


3. Comparativo Percentual por Categoria

Categoria Anteriores a 2021 2021–2024
Artigos em periódicos 11,8% 13,7%
Livros 17,6% 8,2%
Trabalhos em anais 14,7% 26%
Apresentações técnicas 8,8% 17,8%
Desenvolvimento de materiais 35,3% 21,9%
Organização de eventos 5,9% 4,1%
Dissertações 5,9% 8,2%

4. Principais Tendências

  1. Crescimento de trabalhos em anais e apresentações técnicas (2021–2024):

    • Trabalhos em anais aumentaram de 14,7% para 26%, indicando maior participação em eventos científicos.

    • Apresentações técnicas subiram de 8,8% para 17,8%, com foco em metodologias como trilhas ecológicas e oficinas pedagógicas.

  2. Redução de livros e estabilidade em artigos:

    • Livros caíram de 17,6% para 8,2%, enquanto artigos mantiveram crescimento moderado (13,7%).

  3. Foco em materiais didáticos:

    • Desenvolvimento de materiais didáticos foi predominante em ambos os períodos (35,3% antes de 2021; 21,9% após), incluindo jogos, histórias em quadrinhos e guias.

  4. Temáticas dominantes:

    • Bioma Cerrado: 38% das produções abordam o Cerrado (ex.: sequências didáticas, guias de biodiversidade).

    • Educação ambiental: 25% tratam de práticas como trilhas ecológicas, reciclagem e popularização da ciência.

    • Espaços não formais: 20% focam em zoológicos, parques urbanos e planetários como ambientes de aprendizagem.


5. Conclusão

  • Crescimento quantitativo: 68,2% das produções concentram-se em 2021–2024, com ênfase em ferramentas práticas (materiais didáticos) e divulgação científica.

  • Dinamismo metodológico: Aumento de trabalhos em anais e apresentações técnicas reflete integração entre teoria e prática.

  • Sustentabilidade e biodiversidade: O Cerrado é o eixo central, com abordagens interdisciplinares e críticas sobre degradação ambiental.

  • Dissertações: Temas como "Inglês como ferramenta para educação ambiental" e "Clube de Ciências" reforçam a aplicação em contextos reais.


 

 

Métricas das Produções Intelectuais Associadas ao Eixo Temático 4

(Ensino-Aprendizagem de Ciências da Natureza e Matemática)


1. Dados Gerais

  • Total de produções intelectuais analisadas: 149 (incluindo artigos, livros, trabalhos em anais, apresentações técnicas, desenvolvimento de materiais didáticos, cursos e dissertações).

  • Período analisado: 2017 a 2024.


2. Distribuição por Período

Produções Anteriores a 2021 (2017–2020)

  • Total: 44 produções (29,5% do total).

  • Categorias:

    • Artigos em periódicos: 10 (22,7%)

    • Livros: 7 (15,9%)

    • Trabalhos em anais: 5 (11,4%)

    • Apresentações técnicas: 3 (6,8%)

    • Desenvolvimento de materiais didáticos: 15 (34,1%)

    • Organização de eventos: 1 (2,3%)

    • Dissertações: 3 (6,8%)

Produções entre 2021 e 2024

  • Total: 105 produções (70,5% do total).

  • Categorias:

    • Artigos em periódicos: 26 (24,8%)

    • Trabalhos em anais: 25 (23,8%)

    • Apresentações técnicas: 14 (13,3%)

    • Livros: 9 (8,6%)

    • Desenvolvimento de materiais didáticos: 22 (21%)

    • Cursos de curta duração: 3 (2,9%)

    • Dissertações: 6 (5,7%)


3. Comparativo Percentual por Categoria

Categoria Anteriores a 2021 2021–2024
Artigos em periódicos 22,7% 24,8%
Livros 15,9% 8,6%
Trabalhos em anais 11,4% 23,8%
Apresentações técnicas 6,8% 13,3%
Desenvolvimento de materiais 34,1% 21%
Organização de eventos 2,3% 0%*
Dissertações 6,8% 5,7%

4. Principais Tendências

  1. Crescimento de trabalhos em anais e apresentações técnicas (2021–2024):

    • Trabalhos em anais aumentaram de 11,4% para 23,8%, refletindo maior participação em eventos científicos.

    • Apresentações técnicas subiram de 6,8% para 13,3%, com foco em metodologias como ensino por investigação e robótica educacional.

  2. Redução de livros e estabilidade em artigos:

    • Livros caíram de 15,9% para 8,6%, enquanto artigos mantiveram crescimento moderado (24,8%).

  3. Foco em materiais didáticos e metodologias ativas:

    • 21% das produções recentes envolvem desenvolvimento de materiais didáticos (jogos, sequências investigativas, e-books).

    • 34% abordam metodologias ativas (STEAM, ensino por investigação, aprendizagem significativa).

  4. Temáticas dominantes:

    • Ensino por investigação: 28% das produções (ex.: sequências didáticas, experimentação).

    • Tecnologias educacionais: 18% (robótica, modelagem matemática, softwares como GeoGebra).

    • Interdisciplinaridade: 15% (integração entre ciências, matemática e cultura).


5. Conclusão

  • Crescimento quantitativo: 70,5% das produções concentram-se em 2021–2024, com ênfase em metodologias inovadoras (investigação, tecnologias digitais).

  • Dinamismo metodológico: Aumento de trabalhos em anais e apresentações técnicas reforça a integração entre teoria e prática.

  • Foco em aplicação pedagógica: Materiais didáticos e cursos destacam-se como recursos para formação docente e ensino contextualizado.

  • Dissertações: Temas como "Modelagem matemática" e "Alfabetização científica" refletem a aplicação direta em sala de aula.


 

 

Métricas das Produções Intelectuais Associadas ao Eixo Temático 5

(Recursos, Tecnologias e Ferramentas no Ensino)

 


1. Dados Gerais

  • Total de produções intelectuais analisadas: 64 (incluindo artigos, livros, trabalhos em anais, apresentações técnicas, desenvolvimento de produtos, cursos e dissertações).

  • Período analisado: 2017 a 2024.


2. Distribuição por Período

Produções Anteriores a 2021 (2017–2020)

  • Total: 8 produções (12,5% do total).

  • Categorias:

    • Artigos em periódicos: 3 (37,5%)

    • Livros: 1 (12,5%)

    • Trabalhos em anais: 1 (12,5%)

    • Desenvolvimento de materiais didáticos: 2 (25%)

    • Desenvolvimento de aplicativos: 1 (12,5%)

Produções entre 2021 e 2024

  • Total: 56 produções (87,5% do total).

  • Categorias:

    • Artigos em periódicos: 15 (26,8%)

    • Trabalhos em anais: 12 (21,4%)

    • Apresentações técnicas: 6 (10,7%)

    • Livros: 10 (17,9%)

    • Desenvolvimento de produtos (apps, softwares, materiais didáticos): 14 (25%)

    • Cursos de curta duração: 2 (3,6%)

    • Dissertações: 7 (12,5%)


3. Comparativo Percentual por Categoria

Categoria Anteriores a 2021 2021–2024
Artigos em periódicos 37,5% 26,8%
Livros 12,5% 17,9%
Trabalhos em anais 12,5% 21,4%
Apresentações técnicas 0% 10,7%
Desenvolvimento de materiais 37,5%* 25%
Cursos 0% 3,6%
Dissertações 0% 12,5%

*Inclui desenvolvimento de aplicativos e materiais didáticos.


4. Principais Tendências

  1. Crescimento exponencial pós-2021:

    • 87,5% das produções concentram-se em 2021–2024, indicando um impulso significativo em pesquisas sobre tecnologias educacionais após a pandemia.

  2. Aumento de trabalhos em anais e apresentações técnicas:

    • Trabalhos em anais subiram de 12,5% para 21,4%, refletindo maior participação em eventos científicos.

    • Apresentações técnicas começaram a aparecer em 2021 (10,7%), com foco em temas como robótica educacional e acessibilidade.

  3. Foco em inovações tecnológicas:

    • 25% das produções recentes envolvem desenvolvimento de produtos (apps, softwares, e-books). Exemplos:

      • "Aplicativo Cabo de Guerra para o Ensino de Física" (2022).

      • "Software Poly Pro para Geometria Espacial" (2021).

  4. Estabilidade em artigos e livros:

    • Artigos mantiveram relevância (26,8% em 2021–2024), enquanto livros cresceram de 12,5% para 17,9%, destacando obras sobre cultura maker e STEAM.

  5. Temáticas dominantes:

    • Cultura Maker e STEAM: 30% das produções (ex.: hortas escolares, prototipagem).

    • Tecnologias digitais: 28% (apps educacionais, simulações, realidade virtual).

    • Inclusão e acessibilidade: 15% (ex.: experimentação com tecnologia assistiva).


5. Conclusão

  • Expansão pós-2021: O Eixo 5 consolidou-se como um hub de inovação, com 87,5% das produções concentradas em 2021–2024.

  • Integração teoria-prática: O aumento de trabalhos em anais (21,4%) e apresentações técnicas (10,7%) reforça a conexão entre pesquisa e aplicação em sala de aula.

  • Foco em tecnologias educacionais: 25% das produções recentes envolvem desenvolvimento de recursos digitais, alinhados às demandas do ensino híbrido.

  • Dissertações relevantes: 7 dissertações (12,5%) abordaram temas como aplicativos educacionais e metodologias maker, refletindo impacto direto na formação docente.

  • PROGRAMA
  • Missão, Objetivos e Histórico
  • Área de Concentração
  • Matriz Curricular e Disciplinas
  • Proposta Curricular
  • Linhas de Pesquisas
  • Planejamento Estratégico e Autoavaliação
    • Egressos
    • Discentes
    • Docentes
  • Docentes
  • Público Alvo e Perfil do Egresso
  • Discentes
  • Egressos
  • Bolsistas
  • Infraestrutura e Laboratórios

Institucional

  • DGI
  • Núcleo de Seleção
  • Avaliação Institucional
  • Relações Externas
  • Convênios
  • Agência de Inovação
  • CEAR

Serviços

  • Webmail
  • Boletos de Serviços
  • Consulta de processos
  • Contratos
  • Chamamento Público
  • Licitação
  • Anais de eventos
  • Certificados
  • Editais
  • SAFF

Comunicação

  • Ouvidoria
  • e-SIC
  • Acesso a informação
  • Rádio UEG Educativa
  • UEG TV
  • Comunicação Setorial
  • Lista telefônica
  • Agenda de autoridades
  • Publicações
  • Fale com o reitor

Nos Acompanhe

  • Facebook
  • Flickr
  • Youtube
  • Instagram
Universidade Estadual de Goiás. Todos os direitos reservados.