Logomarca: Universidade Estadual de Goiás Logomarca: Universidade Estadual de Goiás Logomarca: Universidade Estadual de Goiás
Logomarca: Universidade Estadual de Goiás Logomarca: Universidade Estadual de Goiás Logomarca: Universidade Estadual de Goiás
×
  • A+
  • A
  • A-
  • Contraste Padrão
  • Contraste Amarelo
  • Contraste Azul
  • Contraste Preto
  • Ouvidoria
  • e-SIC
  • Compliance
  • SIC
  • Agenda de Autoridades
  • Acessibilidade
  • Webmail
  • ADMS
  • Institucional
    • Quem somos
    • Conselhos Superiores
    • Reitoria
    • Pró-Reitorias
    • Institutos Acadêmicos
    • Legislação
    • Administração
    • Carta de Serviços
  • Ensino
    • Pró-Reitoria de Graduação
    • Graduação
    • Educação a Distância
    • Pós-graduação
  • Pesquisa
    • Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação
    • Pesquisa e Inovação
    • Ética em pesquisa
    • Iniciação Científica
    • Editora UEG
  • Extensão
    • Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis
    • Cultura e Esportes
    • Ações de Extensão
    • Assuntos Estudantis
  • Estude Conosco
    • Nossa Universidade
    • Formas de Ingresso
    • Sistema de Cotas
    • Processos Seletivos
    • Núcleo de Seleção
    • Nossos Cursos
  • Cursos
    • Instituto Acadêmico de Ciências Agrárias e Sustentabilidade
    • Instituto Acadêmico de Ciências da Saúde e Biológicas
    • Instituto Acadêmico de Ciências Sociais Aplicadas
    • Instituto Acadêmico de Ciências Tecnológicas
    • Instituto Acadêmico de Educação e Licenciaturas
  • Câmpus
  • Alunos
  • Professores
  • Servidores
  • Acesso à Informação
Mestrado Profissional em Ensino de Ciências
  • HOME
    • Notícias
    • APRESENTAÇÃO
    • ATOS NORMATIVOS
    • COMISSÕES
    • COORDENAÇÃO
    • CONTATO
    • PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E AUTOAVALIAÇÃO
  • PROCESSO SELETIVO
    • Ingresso de discentes
  • PROGRAMA
    • Missão, Objetivos e Histórico
    • Área de Concentração
    • Matriz Curricular e Disciplinas
    • Proposta Curricular
    • Linhas de Pesquisas
    • Planejamento Estratégico e Autoavaliação
    • Docentes
    • Público Alvo e Perfil do Egresso
    • Discentes
    • Egressos
    • Bolsistas
    • Infraestrutura e Laboratórios
  • FORMAÇÃO
    • Agendadas
    • Defendidas
    • SIMPEC
    • Biblioteca Digital de Teses e Dissertações
  • IMPACTO SOCIAL PRODUTOS EDUCACIONAIS
    • SOBRE PRODUTOS EDUCACIONAIS
    • PRODUTOS EDUCACIONAIS 2020
    • DESTAQUES
    • AÇÕES
  • FORMULÁRIOS
    • Orientações para Qualificação e Defesa
    • Orientações para a Expedição de Diploma
    • Formulários Diversos
  • English
  • HOME
    • Notícias
    • APRESENTAÇÃO
    • ATOS NORMATIVOS
    • COMISSÕES
    • COORDENAÇÃO
    • CONTATO
    • PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E AUTOAVALIAÇÃO
  • PROCESSO SELETIVO
    • Ingresso de discentes
  • PROGRAMA
    • Missão, Objetivos e Histórico
    • Área de Concentração
    • Matriz Curricular e Disciplinas
    • Proposta Curricular
    • Linhas de Pesquisas
    • Planejamento Estratégico e Autoavaliação
    • Docentes
    • Público Alvo e Perfil do Egresso
    • Discentes
    • Egressos
    • Bolsistas
    • Infraestrutura e Laboratórios
  • FORMAÇÃO
    • Agendadas
    • Defendidas
    • SIMPEC
    • Biblioteca Digital de Teses e Dissertações
  • IMPACTO SOCIAL PRODUTOS EDUCACIONAIS
    • SOBRE PRODUTOS EDUCACIONAIS
    • PRODUTOS EDUCACIONAIS 2020
    • DESTAQUES
    • AÇÕES
  • FORMULÁRIOS
    • Orientações para Qualificação e Defesa
    • Orientações para a Expedição de Diploma
    • Formulários Diversos
  • English

Compliance

Agenda de Autoridades

Acessibilidade

Webmail

ADMS

Logomarca: Universidade Estadual de Goiás Logomarca: Universidade Estadual de Goiás Logomarca: Universidade Estadual de Goiás
Logomarca: Universidade Estadual de Goiás Logomarca: Universidade Estadual de Goiás Logomarca: Universidade Estadual de Goiás
  • Institucional
    • Quem somos
    • Conselhos Superiores
    • Reitoria
    • Pró-Reitorias
    • Institutos Acadêmicos
    • Legislação
    • Administração
    • Carta de Serviços
  • Ensino
    • Pró-Reitoria de Graduação
    • Graduação
    • Educação a Distância
    • Pós-graduação
  • Pesquisa
    • Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação
    • Pesquisa e Inovação
    • Ética em pesquisa
    • Iniciação Científica
    • Editora UEG
  • Extensão
    • Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis
    • Cultura e Esportes
    • Ações de Extensão
    • Assuntos Estudantis
  • Estude Conosco
    • Nossa Universidade
    • Formas de Ingresso
    • Sistema de Cotas
    • Processos Seletivos
    • Núcleo de Seleção
    • Nossos Cursos
C
C
C
C
A-
A
A+
  • Câmpus/Unidades
    • Câmpus / Unidades
    • Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET - Henrique Santillo
      • Unidade Universitária de Anápolis - CSEH - Nelson de Abreu Júnior
      • Unidade Universitária de Ceres
      • Unidade Universitária de Goianésia
      • Unidade Universitária de Jaraguá
      • Unidade Universitária de Luziânia
      • Unidade Universitária de Pirenópolis
      • Unidade Universitária de Silvânia
    • Câmpus Metropolitano - Sede: Aparecida de Goiânia
      • Unidade Universitária de Goiânia - ESEFFEGO
      • Unidade Universitária de Goiânia - Laranjeiras
      • Unidade Universitária de Inhumas
      • Unidade Universitária de Senador Canedo
      • Unidade Universitária de Trindade
    • Câmpus Nordeste - Sede: Formosa
      • Unidade Universitária de Campos Belos
      • Unidade Universitária de Posse
    • Câmpus Cora Coralina - Sede: Cidade de Goiás
      • Unidade Universitária de Itaberaí
      • Unidade Universitária de Itapuranga
      • Unidade Universitária de Jussara
    • Câmpus Sul - Sede: Morrinhos
      • Unidade Universitária de Caldas Novas
      • Unidade Universitária de Ipameri
      • Unidade Universitária de Itumbiara
      • Unidade Universitária de Pires do Rio
    • Câmpus Sudoeste - Sede: Quirinópolis
      • Unidade Universitária de Edéia
      • Unidade Universitária de Jataí
      • Unidade Universitária de Mineiros
      • Unidade Universitária de Santa Helena de Goiás
    • Câmpus Oeste - Sede: São Luís de Montes Belos
      • Unidade Universitária de Iporá
      • Unidade Universitária de Palmeiras de Goiás
      • Unidade Universitária de Sanclerlândia
    • Câmpus Norte - Sede: Uruaçu
      • Unidade Universitária de Crixás
      • Unidade Universitária de Minaçu
      • Unidade Universitária de Niquelândia
      • Unidade Universitária de Porangatu
      • Unidade Universitária de São Miguel do Araguaia
  • Cursos
    • Instituto Acadêmico de Ciências Agrárias e Sustentabilidade
    • Instituto Acadêmico de Ciências da Saúde e Biológicas
    • Instituto Acadêmico de Ciências Sociais Aplicadas
    • Instituto Acadêmico de Ciências Tecnológicas
    • Instituto Acadêmico de Educação e Licenciaturas
    Graduação
    BACHARELADO
    • Agronomia
    • Engenharia Agrícola
    • Engenharia Florestal
    • Medicina Veterinária
    • Zootecnia
    TECNOLÓGICO
    • Agroecologia
    • Agroindústria
    Pós-Graduação
    MESTRADO
    • Engenharia Agrícola
    • Produção Animal e Forragicultura
    • Produção Vegetal
    Graduação
    BACHARELADO
    • Biomedicina
    • Educação Física
    • Enfermagem
    • Farmácia
    • Fisioterapia
    • Medicina
    LICENCIATURA
    • Ciências Biológicas
    • Educação Física
    TECNOLÓGICO
    • Estética e Cosmética
    Pós-Graduação
    MESTRADO
    • Ambiente e Sociedade
    • Ciências Aplicadas a Produtos para Saúde
    • Recursos Naturais do Cerrado (RENAC)
    DOUTORADO
    • Recursos Naturais do Cerrado (RENAC)
    Graduação
    BACHARELADO
    • Administração
    • Ciências Contábeis
    • Ciências Econômicas
    • Cinema e Audiovisual
    • Design de Moda
    • Direito
    • Turismo
    • Turismo e Patrimônio
    TECNOLÓGICO
    • Agronegócio
    • Gastronomia
    • Logística
    • Mineração
    Pós-Graduação
    MESTRADO
    • Gestão, Educação e Tecnologias
    • Pós-graduação Profissional Nacional em Rede em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação
    Graduação
    BACHARELADO
    • Arquitetura e Urbanismo
    • Engenharia Civil
    • Química Industrial
    • Sistemas de Informação
    LICENCIATURA
    • Química
    TECNOLÓGICO
    • Redes de Computadores
    • Sistemas Para Internet
    Pós-Graduação
    MESTRADO
    • Ciências Moleculares
    DOUTORADO
    • Química
    Graduação
    BACHARELADO
    • Psicologia
    LICENCIATURA
    • Física
    • Geografia
    • História
    • Letras Português/Inglês
    • Matemática
    • Pedagogia
    Pós-Graduação
    MESTRADO
    • Educação
    • Educação, Linguagem e Tecnologias
    • Ensino de Ciências
    • Estudos Culturais, Memórias e Patrimônios
    • Geografia
    • História
    • Língua, Literatura e Interculturalidade
    • Territórios e Expressões Culturais no Cerrado
    DOUTORADO
    • Territórios e Expressões Culturais no Cerrado
  • Alunos
  • Professores
  • Servidores
  • Acesso à Informação
Mestrado Profissional em Ensino de Ciências
  • HOME
    • Notícias
    • APRESENTAÇÃO
    • ATOS NORMATIVOS
    • COMISSÕES
    • COORDENAÇÃO
    • CONTATO
    • PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E AUTOAVALIAÇÃO
  • PROCESSO SELETIVO
    • Ingresso de discentes
  • PROGRAMA
    • Missão, Objetivos e Histórico
    • Área de Concentração
    • Matriz Curricular e Disciplinas
    • Proposta Curricular
    • Linhas de Pesquisas
    • Planejamento Estratégico e Autoavaliação
    • Docentes
    • Público Alvo e Perfil do Egresso
    • Discentes
    • Egressos
    • Bolsistas
    • Infraestrutura e Laboratórios
  • FORMAÇÃO
    • Agendadas
    • Defendidas
    • SIMPEC
    • Biblioteca Digital de Teses e Dissertações
  • IMPACTO SOCIAL PRODUTOS EDUCACIONAIS
    • SOBRE PRODUTOS EDUCACIONAIS
    • PRODUTOS EDUCACIONAIS 2020
    • DESTAQUES
    • AÇÕES
  • FORMULÁRIOS
    • Orientações para Qualificação e Defesa
    • Orientações para a Expedição de Diploma
    • Formulários Diversos
  • English

Autoavaliação de Egressos (2021-2024) do PPG Ensino de Ciências

Relatório Consolidado de Autoavaliação de Egressos (2021-2024) do PPG Ensino de Ciências (PPEC/UEG)

Com base em 153 respostas de egressos
(Alinhado ao Regimento do Programa, Políticas da CAPEA e Diretrizes da CAPES)


1. Contextualização do Projeto de Autoavaliação

Objetivo Geral:
Promover reflexão crítica sobre o programa, identificar desafios, consolidar pontos fortes e orientar decisões estratégicas para aprimoramento contínuo, em consonância com o Planejamento Estratégico 2021-2024.

Aspectos Avaliados:

  1. Onde estamos? (Diagnóstico atual)

  2. Para onde queremos ir? (Visão de futuro)

  3. O que e como devemos fazer? (Ações estratégicas)


2. Análise dos Dados Coletados

2.1. Onde estamos?

Pontos Fortes (Escala: 0 - Péssimo; 1 - Regular; 2 - Bom; 3 Excelente):

  • Corpo Docente:

    • Média de 3.0 (Excelente) em avaliação de orientação e disciplinas.

    • 82% destacaram a "qualificação e comprometimento dos professores".

  • Impacto Social:

    • 75% dos egressos relataram que a pesquisa contribuiu para resolver problemas no ensino básico (nota média 2.8, Excelente).

  • Satisfação Geral:

    • 88% dos participantes estão "satisfeitos" ou "muito satisfeitos" com o programa (nota média 2.9, Excelente).

  • Produção Intelectual:

    • 68% publicaram resultados de suas dissertações em periódicos ou eventos científicos.

Pontos para melhorias:

  • Infraestrutura:

    • Laboratórios: Nota média 2.3 (Bom, 55% dos egressos relataram que a infraestrutura/disponibilidade pode melhorar).

    • Acesso à internet: Nota 2.5 (Bom, 20% relataram instabilidade).

  • Burocracia Institucional:

    • 40% consideraram a burocracia "atrapalha um pouco" (nota 1.8, abaixo de Bom).

  • Comunicação:

    • 28% relataram demora em respostas da secretaria ou coordenação.

  • Demanda por Expansão:

    • 42% dos egressos solicitaram a criação de um doutorado profissional.

2.2. Para onde queremos ir?

Visão Estratégica (2025-2028):

  1. Excelência Acadêmica:

    • Fortalecer a matriz curricular com enfoque em metodologias ativas, tecnologias educacionais e inovação.

  2. Impacto Ampliado:

    • Aumentar a articulação com escolas públicas, articulação intenacional para aplicação prática das pesquisas.

  3. Infraestrutura Moderna:

    • Investir em laboratórios multiuso e plataformas digitais integradas.

  4. Expansão do Programa:

    • Implantar o doutorado profissional em Ensino de Ciências.


3. O que e como devemos fazer?

Ações Prioritárias

Curto Prazo (2024-2025):

  • Infraestrutura:

    • Amplicar a disponibilização de laboratórios, investir em modernização e ampliar acesso a recursos digitais (ex.: plataforma de dados educacionais).

    • Melhorar a conexão de internet no campus.

  • Comunicação:

    • Criar mecanismos mais ágeis para solucionar demandas (formulários digitais, e buscar alinhar com setor de desenvolvimento ferramentas automatizadas para gerar históricos, entre outros documentos).

    • Diálogo constante com a gestão administrativa do câmpus, pró-reitorias e reitoria em para melhorias da gestão de processos.

Médio Prazo (2026-2027):

  • Formação Docente:

    • Oferecer disciplinas optativas em tecnologias educacionais e metodologias inovadoras.

  • Integração com a Comunidade:

    • Ampliar projetos colaborativos com escolas públicas para aplicação de produtos educacionais desenvolvidos no PPEC.

Longo Prazo (2028):

  • Expansão do Programa:

    • Submissão de proposta de doutorado profissional à CAPES.

  • Internacionalização:

    • Parcerias com universidades estrangeiras para mobilidade discente e coorientações.


4. Metodologia e Processo de Autoavaliação

Instrumentos Utilizados:

  • Formulário online (Google Forms) com perguntas quantitativas (escala 0–3) e qualitativas.

  • Seminário Anual de Autoavaliação para discussão dos resultados.

  • Reuniões anuais com docentes, discentes e egressos.

Cinco Passos do Processo (CAPEA):

  1. Políticas e Preparação:

    • CAPEA coordenou a elaboração do formulário e sensibilização dos participantes.

  2. Implementação:

    • Coleta de 153 respostas (2021-2024), com participação massiva de egressos.

  3. Divulgação:

    • Relatório público disponível no site do PPEC e apresentado no Seminário Anual.

  4. Uso dos Resultados:

    • Integração ao Planejamento Estratégico (ex.: priorização de infraestrutura).

  5. Meta-Avaliação:

    • Revisão anual da metodologia para aprimorar a coleta de dados.


5. Conclusões e Recomendações Finais

Pontos Críticos para Ação:

  • Infraestrutura: Principal gargalo apontado; requer investimento imediato, temos laboratórios bem equipados, contudo, devemos inserir os alunos de forma mais efetiva nos espaços laboratoriais.

  • Doutorado Profissional: Demanda urgente para retenção de talentos e ampliação do impacto.

  • Tecnologia: Incorporar disciplinas sobre ferramentas digitais no ensino de ciências.

Compromissos do PPEC:

  • Publicar relatório anual de progresso das metas.

  • Manter diálogo contínuo com egressos via rede de ex-alunos.

Institucional

  • DGI
  • Núcleo de Seleção
  • Avaliação Institucional
  • Relações Externas
  • Convênios
  • Agência de Inovação
  • CEAR

Serviços

  • Webmail
  • Boletos de Serviços
  • Consulta de processos
  • Contratos
  • Chamamento Público
  • Licitação
  • Anais de eventos
  • Certificados
  • Editais
  • SAFF

Comunicação

  • Ouvidoria
  • e-SIC
  • Acesso a informação
  • Rádio UEG Educativa
  • UEG TV
  • Comunicação Setorial
  • Lista telefônica
  • Agenda de autoridades
  • Publicações
  • Fale com o reitor

Nos Acompanhe

  • Facebook
  • Flickr
  • Youtube
  • Instagram
Universidade Estadual de Goiás. Todos os direitos reservados.