Câmpus Vinculados
Inhumas, Cidade de Goiás, Iporá, Morrinhos
Objetivos
- Inserir os sujeitos em formação na realidade diária do contexto escolar da rede pública de ensino, abrindo-lhes oportunidades de ação – reflexão – ação sobre os conteúdos de ensino, bem como oportunidades de criarem e participarem de experiências pedagógicas e de práticas docentes inovadoras, capazes de superar problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem da língua portuguesa;
- Construir conhecimentos específicos das teorias linguísticas e da língua portuguesa e de seu ensino, pensando nos processos de ensino e aprendizagem necessários a partir das demandas das escolas-campo;
- Estabelecer relação entre teoria e prática no ensino da língua portuguesa, de forma a abarcar o tripé que deve sustentar esse ensino: leitura, escrita e análise linguística;
- Compreender os processos pedagógicos e didáticos exigidos no ambiente escolar, os documentos que asseguram o desenvolvimento das práticas escolares como projetos políticos pedagógicos, projetos de ação, planejamento anual, planos bimestrais e planos de aula da disciplina de língua portuguesa, relatórios etc;
- Estudar criticamente os documentos oficiais que regem o ensino de língua portuguesa na educação básica, em especial, a Base Nacional Comum Curricular;
- Problematizar o ensino de língua portuguesa numa abordagem histórica, social e política, refletindo sobre as concepções de língua/linguagem, os objetivos de ensino, os procedimentos e as avaliações observadas nas escolas-campo e os resultados obtidos com o ensino proposto;
- Desenvolver novas práticas pedagógicas no ensino de oralidade, escuta, leitura, escrita e gramática, em busca de ampliar a competência comunicativa dos alunos da educação básica;
- Desenvolver a competência textual e linguística dos sujeitos em formação do curso de Letras da UEG e dos alunos da Educação Básica das escolas-campo, tendo em vista o desenvolvimento de suas competências comunicativas;
- Ampliar as habilidades de leitura, escrita e fala dos licenciandos.
Grupo 1
UnU Inhumas
|
Coordenador (a) de Área
|
Supervisor (a)
|
Unidade Escolar
|
Bolsistas
|
Voluntários
|
Total
|
Valéria Rosa da Silva
|
Helen Lisboa Ramalho
|
Colégio Estadual São Geraldo
|
8
|
2
|
10
|
Grupo 2
Câmpus Cora Coralina - Cidade de Goiás
|
Coordenador (a) de Área
|
Supervisor (a)
|
Unidade Escolar
|
Bolsistas
|
Voluntários
|
Total
|
Marília Silva Vieira
|
Carla Cristina Moreira Lopes
|
Colégio Estadual Rui Barbosa
|
8
|
2
|
10
|
Grupo 3
UnU Iporá
|
Coordenador (a) de Área
|
Supervisor (a)
|
Unidade Escolar
|
Bolsistas
|
Voluntários
|
Total
|
Liliam de Oliveira
|
Cleisa Maria Coelho Braga
|
Centro de Educação de Jovens e Adultos Dom Bosco
|
8
|
2
|
10
|
Grupo 4
Câmpus Sudeste - Morrinhos
|
Coordenador (a) de Área
|
Supervisor (a)
|
Unidade Escolar
|
Bolsistas
|
Voluntários
|
Total
|
Guilherme Figueira Borges
|
Luciana Viana da Silva
|
Colégio Estadual Dom Pedro II
|
8
|
2
|
10
|