Objetivo Geral:
Fortalecer as licenciaturas da Universidade Estadual de Goiás, elevando a qualidade da formação de professores/as na instituição.
Objetivos específicos:
- Contribuir para a formação de professores/as capazes de refletir sobre a própria prática e que atuem criticamente nas salas de aula da Educação Básica;
- Estimular o olhar investigador dos/as licenciandos/as, colocando-se no papel de professor/a pesquisador/a;
- Mobilizar os/as professores/as supervisores/as como co-formadores/as dos/as licenciandos/as e incentivar a sua própria formação continuada;
- Incentivar os/as licenciandos/as a optarem pela carreira do magistério, comprometidos/as com uma educação de qualidade e que promova mudanças;
- Estreitar as relações entre escola e universidade, por meio da atuação colaborativa entre os/as integrantes dos subprojetos;
- Possibilitar o estudo do contexto educacional e o desenvolvimento de ações nos diferentes espaços escolares, bem como em outros espaços formativos além do escolar;
- Promover o desenvolvimento de atividades em níveis crescentes de complexidade em busca da construção da agência docente dos/as licenciandos/as;
- Valorizar do trabalho colaborativo; - Estudar e analisar materiais didáticos destinados ao ensino e aprendizagem nas diversas áreas do conhecimento;
- Proporcionar aos/às bolsistas e voluntários/as de iniciação à docência oportunidades de criar e experimentar metodologias, tecnologias e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar, bem como de participar no planejamento, acompanhamento e avaliação do processo de ensino aprendizagem na rede pública de ensino;
- Desenvolver a capacidade de pensamento crítico, a fim de realizar estudos de aprofundamento sobre as correntes teóricas norteadoras das práticas pedagógicas, dos documentos oficiais que regem a Educação brasileira, em especial a Base Nacional Comum Curricular;
- Oportunizar aos/às bolsistas e voluntários/as de iniciação à docência a ampliação de seus conhecimentos sobre a natureza do trabalho pedagógico, da gestão da escola e da sala de aula para aprimorarem suas práticas de ensino;
- Aperfeiçoar as habilidades de leitura, de escrita e de fala dos/as licenciandos/as, como elementos centrais da formação de professores/as;
- Fomentar o regime de colaboração entre a SEDUCE (Secretaria estadual de Educação de Goiás), as secretarias municipais de educação das cidades goianas e a UEG em prol da qualidade da formação de professores/as;
- Promover um Seminário anual que congregue todos/as os/as integrantes do projeto, para sistematização, avaliação e socialização das experiências vivenciadas no Programa, com possibilidade de produção e publicação individual para cada discente nos anais do evento;
- Incentivar a participação em eventos acadêmicos promovidos por outras instituições, divulgando os trabalhos desenvolvidos no Pibid/UEG;
- Produzir um e-book com coletânea de artigos/relatos de experiência sobre o trabalho desenvolvido
no âmbito do Pibid/UEG/2018-2019 pelos núcleos de iniciação à docência.