Câmpus Vinculados
Goiânia - ESEFFEGO, Quirinópolis
Objetivos
- Elaborar propostas de intervenção de caráter interdisciplinar com a intenção de promover uma aprendizagem contextualizada que possa contribuir de forma significativa com a formação inicial dos acadêmicos bolsistas, e com a formação continuada dos coordenadores de área e supervisores (professores da Educação Básica), bem como contribuir para a melhoria da qualidade do processo de ensino/aprendizagem da unidade de ensino participante e da formação dos futuros profissionais das licenciaturas envolvidas (Educação Física);
- Organizar reuniões periódicas, de planejamento e atividades a serem desenvolvidas no subprojeto;
- Proporcionar aos alunos da graduação um contato com a docência na Educação Básica e possibilitar-lhes a aplicação da teoria discutida na Universidade a partir da prática vivenciada nas escolas;
- Organizar eventos culturais, comemorativos e reuniões com o intuito de aproximar a família da comunidade escolar;
- Possibilitar um vínculo mais estreito entre Universidade - Educação Básica, Universidade - Sociedade e Educação Básica - Sociedade;
- Elaborar trabalhos científicos referentes aos assuntos abordados no subprojeto para contribuir com a formação acadêmica, bem como divulgar o nome da Universidade, da Educação Básica e do Pibid em eventos científicos;
- Promover a integração dos professores em exercício na escola com os alunos da licenciatura, aliados aos docentes formadores das licenciaturas, incentivando a Escola-campo e o supervisor do Pibid a se tornarem protagonistas do processo formativo dos licenciandos;
- Contribuir para a articulação das atividades desenvolvidas na universidade, possibilitando as discussões entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, melhorando e aprimorando as ações acadêmicas desenvolvidas no curso de licenciatura;
- Contribuir para que os licenciandos se insiram no ambiente escolar, por meio de discussões teórico-metodológicas para a reflexão sobre o dinamismo, as dificuldades e as particularidades enfrentadas por cada escola;
- Estabelecer o vínculo entre Universidade e a Escola Básica, através de seu grupo de trabalho: coordenador – supervisor – graduandos, permitindo a integração efetiva entre todos os agentes envolvidos;
- Estimular os professores do Ensino Médio da Escola-campo envolvida no projeto a aprimorar a sua prática pedagógica, estabelecendo um canal de cooperação com a Universidade, contribuindo para a atualização profissional e aprimoramento contínuo do educador, juntamente com o graduando para aproximá-lo da realidade escolar;
- Criar ambientes integrados que permitam aos licenciandos vivenciarem e discutirem sobre a fundamentação teórica para a solução de problemas reais na escola, seja em sala de aula, seja em assuntos relativos ao andamento de uma escola de Educação básica;
- Promover o letramento científico dos discentes do Ensino Médio, em uma perspectiva contextualizada, por meio de projetos interdisciplinares, auxiliando a compreensão dos conhecimentos científicos;
- Aumentar a qualidade das ações acadêmicas voltadas à formação inicial das licenciaturas envolvidas; · Proporcionar aos futuros professores ações, experiências metodológicas e práticas docentes inovadoras para que possam delas se utilizar em suas aulas, articuladas com a realidade local da escola;
- Incentivar os alunos bolsistas para a utilização das tecnologias de informação e comunicação inseridas em diferentes abordagens, utilizando um aparato de estratégias de acordo com cada situação de ensino;
- Proporcionar momentos e ambientes para troca de experiências e o trabalho de toda a equipe envolvida no processo;
- Desenvolver ações que valorizem o trabalho coletivo, interdisciplinar e contextualizado voltados para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem.