Palestra Internacional no PPEC
"Do cuidado com o outro ao autocuidado: Práticas Sustentáveis de Saúde Mental na Educação" do Prof. Pedro Amaro (Portugal)
O Laboratório de Pesquisas em Ensino de Ciências (LabPEC/UEG), no âmbito da disciplina de Metodologias Ativas e Aprendizagem Significativa MAAS/2025 liderada pelo Prof. Dr. Plauto Simão de Carvalho oferece a PALESTRA INTERNACIONAL: Do cuidado com o outro ao autocuidado: Práticas Sustentáveis de Saúde Mental na Educação do Prof. Pedro Amaro (Portugal) no dia 18 de junho de 2025 de forma remota (meet) a partir das 09hs da manhã. Esta iniciativa integra ações de internacionalização do PPG Ensino de Ciências - PPEC (https://www.ueg.br/iael/ppec/) em parceria com o Instituto Politécnico de Portalegre - IPP (https://www.ipportalegre.pt/pt/, Portugal) e o CARE: Centro de Investigações em Saúde e Ciências Sociais (https://care.ipportalegre.pt/) também do IPP.

Sobre a Palestra
A Palestra "Do cuidado com o outro ao autocuidado: Práticas Sustentáveis de Saúde Mental na Educação", do Professor Pedro Amaro, do Instituto Politécnico de Portalegre, aborda a crucial questão da saúde mental no contexto educativo, propondo uma mudança de paradigma do simples cuidado reativo para a promoção de práticas sustentáveis e o autocuidado.
A palestra destaca a urgência do tema, apresentando dados alarmantes sobre a saúde mental de adolescentes. Um estudo transversal com mais de 125 mil jovens no Brasil revelou que 50,6% sentiam-se frequentemente preocupados, 31,4% relatavam tristeza constante e 21,4% acreditavam que a vida não valia a pena. Outra pesquisa apontou que 31,3% dos adolescentes praticavam autolesão, ressaltando o apoio familiar como um fator de proteção essencial.
Para contextualizar a saúde mental, o Prof. Amaro apresenta duas perspectivas:
- Visão Sistêmica: Baseada no modelo de Betty Neuman, a saúde é vista como um equilíbrio dinâmico entre estressores internos (genética, personalidade) e externos (ambiente socioeconómico, rede de apoio) e as nossas linhas de defesa.
- Visão Psicossocial: Utilizando os estágios de Erikson, a apresentação percorre os conflitos de desenvolvimento desde a infância (Confiança vs. Desconfiança) até à adolescência (Identidade vs. Confusão de Papéis).
A apresentação identifica ainda as principais barreiras no acesso a cuidados de saúde mental por crianças e adolescentes, que incluem a procura tardia por ajuda, o estigma enfrentado pelas famílias, a falta de comunicação e a insuficiente coordenação entre os serviços de saúde e a atenção básica. Destaca-se o papel fundamental dos profissionais da educação como facilitadores no diagnóstico e tratamento, em colaboração com as equipas de saúde.
Como solução, é proposto o modelo
"Stepped Care" (Cuidados Escalonados), um sistema que organiza os serviços em níveis de intensidade crescente, de acordo com as necessidades de cada indivíduo. O princípio é garantir "o serviço certo, no lugar certo, na hora certa, prestado pela pessoa certa", recorrendo a serviços especializados apenas quando estritamente necessário. Este modelo estrutura-se como uma pirâmide ou escada.
- Base: Promoção e Prevenção (autocuidado e educação).
- Níveis seguintes: Identificação Precoce, Serviços de Baixa Intensidade, Intervenções Moderadas e, no topo, Serviços Especializados para casos severos.
Em suma, a apresentação defende que a promoção da saúde mental na educação exige Acessibilidade, Cooperação e Conexões. A transição do cuidado com o outro para o autocuidado é fundamental para construir um sistema de saúde mental mais sustentável e eficaz para crianças e adolescentes.
Sobre o Prof. Pedro Amaro
o Prof. Pedro Miguel Morgado Amaro possui um currículo focado na área da Enfermagem, com especial ênfase em Saúde Mental e Psiquiatria.
Formação Académica:
- Atualmente, é doutorando em Ciências e Tecnologias da Saúde e Bem-estar pela Universidade de Évora.
- Possui o grau de Mestre em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria pela Universidade de Évora.
- Detém o Título de Especialista na área de Enfermagem, obtido no Instituto Politécnico de Portalegre.
Atividade Profissional e Académica:
- Desde março de 2024, exerce funções como Professor Adjunto Convidado na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Portalegre.
- A sua carreira na docência no Ensino Superior é complementada por uma forte componente de investigação.
Investigação e Áreas de Interesse:
- A sua investigação centra-se na área da saúde mental. É membro do grupo de investigação "Mental Health Of University Students: Multicenter Research Study" e participa no desenvolvimento do Observatório de Saúde Mental do Instituto Politécnico de Portalegre.
- Está envolvido na coorientação de trabalhos de mestrado, como um estudo sobre a influência do Reiki na ansiedade em adolescentes.
- Participa ativamente na comunidade científica, sendo, por exemplo, responsável pela Comissão Científica das "XII Jornadas Sobre a Família".
Em suma, o Prof. Pedro Amaro é um académico e profissional da enfermagem com uma carreira dedicada à saúde mental, combinando a docência, a investigação e a participação ativa em projetos e eventos científicos relevantes para a sua área de especialização.
Fonte: https://www.cienciavitae.pt/portal/8813-C952-36A9
Relevância da Internacionalizando no contexto do PPG Ensino de Ciências
A palestra do Professor Pedro Amaro, "Do cuidado com o outro ao autocuidado", é extremamente pertinente para a formação continuada de professores da Educação Básica de Goiás, especialmente no contexto de uma disciplina sobre Metodologias Ativas e Aprendizagem Significativa. A relevância não está em transformar educadores em psicólogos, mas em reconhecer que o bem-estar socioemocional do aluno e do professor é a base sobre a qual essas metodologias podem ser construídas com sucesso.
Aqui estão os principais pontos de conexão:
- A Saúde Mental como Pré-requisito para o Protagonismo do Aluno:
- Metodologias Ativas colocam o aluno como centro e protagonista do processo de aprendizagem. No entanto, um aluno que sofre com ansiedade, tristeza ou falta de perspectiva de vida (como apontam os dados brasileiros citados na palestra) não consegue ocupar esse papel de forma plena. A energia psíquica dele está voltada para lidar com seu sofrimento, e não para se engajar, colaborar e criar.
- A palestra oferece aos professores um panorama da realidade da saúde mental dos jovens, permitindo que compreendam que a apatia ou a dificuldade de engajamento de um aluno pode não ser "falta de interesse", mas um sintoma de um problema de saúde mental que precisa de atenção.
- O Papel do Professor como Facilitador e a Criação de um Ambiente Seguro:
- As Metodologias Ativas redefinem o papel do professor, de um mero transmissor de conteúdo para um facilitador da aprendizagem. A palestra do Prof. Amaro reforça esse papel ao posicionar o educador como um facilitador chave na identificação de sinais de sofrimento e na criação de um ambiente de acolhimento e apoio.
- Um ambiente de sala de aula que promove a segurança psicológica – onde os alunos se sentem à vontade para errar, perguntar e serem eles mesmos – é fundamental para o sucesso de abordagens como a aprendizagem baseada em projetos ou a sala de aula invertida. A discussão sobre saúde mental capacita o professor a construir esse ambiente de forma mais intencional.
- Conexão com a Realidade para uma Aprendizagem Significativa:
- A Aprendizagem Significativa ocorre quando o novo conhecimento se conecta com as experiências e a realidade do aluno. A saúde mental é, talvez, um dos temas mais significativos e universais para os adolescentes de hoje.
- Ao trazer o tema do autocuidado e da saúde emocional para a sala de aula, o professor cria uma ponte poderosa com a vida real dos estudantes. Isso não apenas valida os sentimentos deles, mas também transforma a escola em um espaço relevante, que dialoga com suas angústias e necessidades.
- O Modelo "Stepped Care" e a Diferenciação do Ensino:
- O modelo de "Cuidados Escalonados" (Stepped Care) apresentado na palestra, que oferece diferentes níveis de suporte conforme a necessidade, é um análogo perfeito da diferenciação pedagógica, um princípio essencial para quem trabalha com metodologias ativas.
- Ele ajuda o professor a entender que as estratégias de apoio socioemocional também podem ser escalonadas: desde práticas universais de promoção do bem-estar para toda a turma (base da pirâmide) até a identificação e encaminhamento daqueles que precisam de um suporte mais especializado.
- O Autocuidado do Professor como Fator de Sustentabilidade:
- Implementar metodologias ativas é desafiador e exige mais do professor em termos de planejamento, mediação e energia emocional. A ênfase da palestra no autocuidado é crucial. Um professor esgotado e com a própria saúde mental abalada terá enormes dificuldades para sustentar uma prática pedagógica inovadora e para oferecer o suporte que seus alunos precisam.
Em resumo, a palestra do Prof. Amaro equipa os professores de Goiás com o conhecimento e as ferramentas para entender que cuidar do ambiente socioemocional da sala de aula não é uma tarefa extra, mas uma parte integrante e fundamental da implementação de metodologias ativas e da promoção de uma aprendizagem verdadeiramente significativa e duradoura.
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