Sabrina do Couto de Miranda, Plauto Simão de Carvalho e Pedro Oliveira Paulo, professores da Universidade
Estadual de Goiás, realizaram o Seminário “Diálogos entre docentes: interligação entre a formação inicial e contínua de professores” na aula de Oficina de Didática II a alunos do 3o ano da Licenciatura em Educação Básica, no dia 27 de fevereiro, integrado na visita técnica institucional realizada ao Instituto Politécnico de Portalegre (Portugal).
Foto: Visita técnica institucional realizada ao Instituto Politécnico de Portalegre (Portugal) - Profa. Dra. Sabina Valente (IPP), Prof. Dr. Fernando Rebola (Vice-Presidente IPP), Profa. Dra. Sabrina Miranda (UEG), Prof. Dr. Plauto Carvalho (UEG), Ms. Hugo Oliveira (IPP), Prof. Dr. Pedro Paulo (UEG) (da esquerda para direita)
Professores do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC) da Universidade Estadual de Goiás (UEG) fortaleceram laços com o Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), em Portugal, durante uma visita técnica institucional. Na ocasião, os docentes Profa. Dra. Sabrina do Couto de Miranda, Prof. Dr. Plauto Simão de Carvalho e Prof. Dr. Pedro Oliveira Paulo ministraram o seminário “Diálogos entre docentes: interligação entre a formação inicial e contínua de professores”. O evento, realizado no dia 27 de fevereiro de 2025, foi direcionado aos alunos do 3º ano da Licenciatura em Educação Básica do IPP, como parte da aula de Oficina de Didática II, promovendo uma rica troca de experiências sobre as práticas pedagógicas nos dois países.
Esta iniciativa representa um passo estratégico na internacionalização do PPEC, buscando consolidar parcerias com o conceituado instituto português, que se destaca por seus investimentos e estrutura robusta na formação de professores em Portugal. As aproximações visando consolidar parcerias entre as duas instituições tem justificativa relevante: a proximidade linguística dos países; semelhanças dos processos formativos de professores da Educação Básica; a modalidade Profissional do PPEC - que induz o desenvolvimento de inovação, tecnologia, impacto educacional e social a partir dos Produtos Educacionais (PE) produzidos no âmbito do PPEC - dão visibilidade para soluções em condições reais de ensino em todo o território de Goiás. A visita técnica teve como objetivo principal estreitar a colaboração entre as duas instituições, alinhando projetos e explorando oportunidades de intercâmbio de conhecimento e metodologias de ensino. A ação visa, portanto, a construção de uma ponte acadêmica que beneficie tanto o corpo docente e discente da UEG quanto do IPP, enriquecendo a qualificação de futuros educadores.
O interesse manifestado pelo IPP Portalegre em estabelecer um convênio com o PPEC evidencia a crescente relevância do programa da UEG no cenário educacional. A parceria reforça o compromisso do mestrado profissional com a qualidade do ensino de ciências e a melhoria contínua da educação básica. Além da excelência na formação de professores, o PPEC também se dedica a pesquisas científicas de impacto nas áreas de Conservação, Biodiversidade e Inovação, consolidando-se como um polo de produção de conhecimento relevante e aplicado, o que despertou a atenção da instituição europeia para futuras colaborações. O IPPortalegre também demonstrou absoluto vigor e dedicação em sua missão de contribuir com a formação de professores e a integração com tecnologias para o desenvolvimento social e econômico nas regiões de atual em Portugal.
Mais informações em: https://www.ueg.br/iael/ppec/noticia/70691/?v=1