NORMAS PARA ENVIO DE RESUMOS PARA COMUNICAÇÃO ORAL NOS GTS XXI ENFOPLE
(submissões de 01 de agosto até 14 de setembro)
A Comunicação Oral nos GTs consiste na submissão de trabalhos individuais vinculados aos GTs do evento (ver quadro abaixo). Assim:
- as Comunicações Orais nos GTs serão realizadas no dia 10 de outubro de 2025, sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h (horário de Brasília) via Google Meet;
- a submissão dos resumos deverá ser realizada no site de inscrições do evento;
- para submissão dos resumos, a/o participante deverá indicar o tipo de participação COM APRESENTAÇÃO DE TRABALHO e escolher o GT PARA APRESENTAÇÃO DE COMUNICAÇÃO ORAL, em seguida, deverá preencher os campos TÍTULO DO TRABALHO, NOME DO(A) AUTOR(A) e RESUMO DO TRABALHO (entre 200 e 300 palavras);
- caso o trabalho tenha sido escrito em coautoria, escolha SIM e preencha o campo com o NOME DOS(AS) COAUTOR(A)(ES)(AS), seguido pela sigla da instituição de ensino a que se vincula o Resumo;
- o texto do resumo deverá ser apresentado no ato da inscrição, contendo entre 200 (duzentas) e 300 (trezentas) palavras;
- em sua estrutura, o resumo deverá apresentar, pelo menos, objetivos e quadro teórico e metodológico do trabalho;
- o campo "PALAVRAS-CHAVE" deverá conter, no máximo, 5 palavras, separadas por ponto final. Exemplo: Palavra-chave1. Palavra-chave2. Palavra-chave3. Palavra-chave4. Palavra-chave5.;
- cada participante pode se inscrever em até 3 (três) trabalhos como autora/autor ou como coautora/co-autor;
- o formulário de inscrição contém campos específicos para o segundo e o terceiro trabalho. Caso o/a participante vá inscrever mais de um trabalho, deverá preencher os campos correspondentes a cada resumo adicional (título, modalidade, resumo e coautores/as);
- serão aceitos trabalhos com até três coautoras/es;
- a submissão do resumo deverá ser realizada por APENAS UM/A DOS/AS AUTORES/AS do trabalho; os/as demais deverão se inscrever como OUVINTES;
- o certificado de APRESENTAÇÃO DE TRABALHO está vinculado à realização da comunicação oral no GT escolhido.

NORMAS PARA ENVIO DE RESUMOS PARA OS SIMPÓSIOS TEMÁTICOS FECHADOS XXI ENFOPLE
(submissões até 31 de agosto)
O Simpósio Temático Fechado consiste em conjuntos de pesquisadores/as que se propõem a trabalhar determinado eixo temático em caráter contínuo. Assim:
- os Simpósios Temáticos Fechados serão realizados, exclusivamente, no dia 09 de outubro de 2025, quinta-feira, das 9h às 12h (horário de Brasília) via Google Meet;
- os resumos das apresentações de todos os membros deverão ser enviados em conjunto pelo/a coordenador/a do respectivo grupo no e-mail enfople@ueg.br (com o assunto Submissão de SIMPÓSIO TEMÁTICO FECHADO - XXI ENFOPLE);
- o Simpósio deverá ser proposto e coordenado por professores/as com título de mestre/mestra ou doutor/doutora;
- serão aceitos até 2 coordenadores/as, que poderão se apresentar no simpósio que coordenarem;
- não é necessário elaborar um resumo sobre o Simpósio Temático, apenas indicar o título;
- cada Simpósio Temático deverá contar com o mínimo de 5 (cinco) e o máximo de 10 (dez) trabalhos;
- o tempo de apresentação de cada trabalho do Simpósio Temático será definido pelo/a coordenador/a, contanto que não ultrapasse o período de três horas;
- serão admitidos até 2 (dois) trabalhos por proponente;
- serão aceitos trabalhos com até três coautoras/es;
- os resumos do Simpósio Temático deverão ser elaborados em template próprio do evento e encaminhados, em arquivo único, pelo e-mail enfople@ueg.br (com o assunto Submissão de SIMPÓSIO TEMÁTICO FECHADO - XXI ENFOPLE);
- os resumos podem ser em português, inglês ou espanhol;
- cada resumo deverá ter entre 150 a 200 palavras;
- cada trabalho deverá ter entre três a cinco palavras-chave, separadas por ponto e vírgula (;);
- após a realização da “submissão” (envio dos resumos do ST pelo/a coordenador/a via e-mail) e do recebimento da carta de aceite (até 10 de setembro), é necessário que todos os membros do grupo realizem suas “inscrições” como OUVINTES de forma individual no site de inscrições do evento;
- após cada componente do ST finalizar o processo de preenchimento dos dados e pagamento na aba Inscrições (disponível no site), sua participação no evento estará efetivamente confirmada;
- o certificado de APRESENTAÇÃO DE TRABALHO está vinculado à realização da comunicação oral no Simpósio.
NORMAS PARA ENVIO DOS TRABALHOS COMPLETOS PARA OS ANAIS DO EVENTO
(submissões de 11 de outubro até 30 de novembro de 2025)
O Trabalho Completo consiste na submissão de texto completo (artigo ou relato de experiência), obrigatoriamente vinculado à apresentação (Simpósio Temático Fechado ou Comunicação Oral nos GTs) no XXI Enfople, a ser publicado nos Anais do evento com ISSN. Assim:
- o texto deverá ser submetido, exclusivamente, na plataforma de Anais do evento a partir de 11 de outubro de 2025;
- o trabalho completo deve ser elaborado em template próprio do evento;
- o texto deverá conter entre 8 e 15 páginas (com as referências);
- imagens, gráficos e tabelas devem aparecer no corpo do texto;
- o texto deve ser escrito em fonte Times New Roman 12, Normal, Estilo Corpo do Texto;
- palavras estrangeiras devem estar em itálico;
- para ênfase ou destaque deve ser usado negrito;
- as margens devem ser: esquerda e superior: 3 cm; direita e inferior: 2 cm (no texto todo);
- as citações devem seguir as normas da ABNT vigentes, sendo que citações diretas com mais de três linhas devem adentrar o texto em 4 cm da margem esquerda e usar Times New Roman 10, entrelinha simples; em citações com menos de três linhas, usar aspas no próprio corpo do texto;
- para notas de rodapé, usar Times New Roman 10, espaçamento simples;
- a primeira linha de cada parágrafo de texto deve ser digitada com adentramento de 1,5 cm;
- não serão aceitos textos fora do Template do evento, sem revisão linguística e fora dos padrões de formatação da ABNT vigentes;
- todas as informações contidas no texto são de inteira responsabilidade do/a autor/a.
ATENÇÃO: Enfatizamos que os textos completos devem ser submetidos na plataforma de Anais do evento; não receberemos trabalhos por e-mail.