Educação Linguística Antirracista e Branquitude: Reconhecendo Corpos e Experiências para Além da Sala de Aula

 

Ao longo de dezoito anos, o ENFOPLE vem oportunizando ações voltadas para a formação de professoras/es de línguas, firmando-se como um dos principais eventos da área no Brasil. Nascido no câmpus Inhumas da Universidade Estadual de Goiás, o evento prima pela participação de alunas/os, egressas/os e docentes dos cursos de Letras da UEG e de outras universidades, do mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade da UEG e outros cursos de pós-graduação, de professoras/es de línguas de escolas públicas e particulares, como também de professoras/es pesquisadoras/es de diferentes instituições do Brasil e de outros países.

As duas últimas edições do ENFOPLE, ocorridas nos anos de 2020 e 2021, foram realizadas no formato virtual, tendo em vista a pandemia de Covid-19. Apesar de impossibilitar nossas trocas de experiências, saberes, sabores e afetos presencialmente, percebemos que a mudança de formato proporcionou um grande aumento no número de participantes, principalmente de outras cidades do interior de Goiás, como também de outros estados e países. Por isso, na edição de 2022, optamos por manter o formato virtual e as inscrições gratuitas para possibilitar um acesso mais democrático ao evento.

Esta edição traz o tema Educação Linguística Antirracista e Branquitude: reconhecendo corpos e experiências para além da sala de aula, com o intuito de promover diálogos que colaborem para uma formação de professoras/es de línguas e sujeitos que sejam agentes de uma educação antirracista e que lutem contra todo tipo de exclusão. Para tanto, em nossas palestras, rodas de conversa, oficinas e sessões de comunicações, ressaltamos a importância de discutirmos, por exemplo, o papel da branquitude e dos letramentos raciais, tendo em vista a promoção de ações efetivas para o enfrentamento de desigualdades e violências.

Que você se sinta acolhida/o e convidada/o a participar deste evento, um espaço liminar, de resistências e de reexistências, prenhe de possibilidades e aberturas para um agir outro, um agir com, que nasce do reconhecimento de nossos locais de existência, das nossas vidas e práxis dentro e fora da sala de aula.

 

Comissão organizadora

Alex Alves Egido

Cristiane Rosa Lopes

Giuliana Castro Brossi

Jhuliane Evelyn da Silva

Michely Gomes Avelar

Valéria Rosa da Silva

 

Clique aqui para download da programação geral com os links ou clique abaixo no link da programação que deseja participar.

Clique aqui para acessar o caderno de resumos dos GTs!

PROGRAMAÇÃO GERAL

DATA

HORÁRIO

ATIVIDADE /PROGRAMAÇÃO

Convidada/o

Mediadora/ coordenadora

 

 

 

 

 

14/09/2022

 

 

 

14h  

Oficina de Kaingang

https://meet.google.com/ycv-mvpz-exh

 

Damaris Kaninsãnh Felisbino (Kaingang)

 

Valéria Rosa da Silva (UEG) e Jhuliane Evelyn da Silva (UFPR)

16h

Oficina de A'uwĕ

https://meet.google.com/ycv-mvpz-exh

Almir Henõri Abtsi'ré  Valéria Rosa da Silva (UEG) e Jhuliane Evelyn da Silva (UFPR)

18h30-21h

Palestra de Abertura

Racializando a Educação Linguística para tensionar o modus operandi da branquitude

https://www.youtube.com/watch?v=2QwWR__SaUE

 

Tânia Rezende (UFG)

 

Valéria Rosa da Silva (UEG)

 

15/09/2022

vespertino

14h

Oficina de Kimbundu

https://meet.google.com/zsr-iqvi-jzh

 Ayala Tude  

Valéria Rosa da Silva (UEG) e Jhuliane Evelyn da Silva (UFPR)

15/09/2022

 

 

 

 

 

 

 

 17h-18h30

RC 1

Educação linguística antirracista e branquitude

https://www.youtube.com/watch?v=LXGIOxMBv-s

 

Andréa Antonieta Cotrim Silva (UNIP)

e

Lynn Mario Trindade Menezes de Souza (USP)

 

Jhuliane Evelyn da Silva (UFPR)

 

19h-20h30

RC 2

Educação linguística antirracista e a sala de aula de línguas

https://www.youtube.com/watch?v=aR-Az6PUCOg

 

Glenda Melo (Unirio)

Camilla Leopoldina Batista dos Santos (IFG/UFG)

 

Hélvio Frank de Oliveira (POSLLI/UEG)

16/09/2022

 

 08h30 - 10h

 10h - 11h30

Comunicações Orais GT

GT 3 - Letramentos

Clique aqui para acessar os links

 

 

 

 

Michely Gomes Avelar (USP/UEG)

 

  13h30-15h e 15h-16h30

Comunicações Orais GT

GT 1 - Formação de professoras/es de línguas

GT 2 - Educação linguística

GT 4 - Educação linguística na infância

Clique aqui para acessar os links

   

Cristiane Rosa Lopes (UEG)

Jhuliane Evelyn da Silva (UFPR)

Giuliana Brossi (UEG)

16/09/2022

 

 

 

 

 

 

 17h-18h30

RC 3

Educação linguística antirracista e formação docente

https://www.youtube.com/watch?v=ifZuOXDoxx0

 

Kleber Aparecido do Silva (UnB)

Aparecida de Jesus Ferreira (UEPG)

 

Cristiane Rosa Lopes (UEG)

 19h-20h30

RC 4

Educação linguística antirracista na infância

https://www.youtube.com/watch?v=tnEPnKCF9AE

 

Liliane Salera Malta (UFES)

Joelma Silva Santos(UFBA)

 

Giuliana Brossi (UEG)

17/09/2011

(14h-16h)

 

 

Palestra de Encerramento

Anti-Asian Racism: Perspective from Three Asian English Language Educators

https://www.youtube.com/watch?v=8e19H3W3H94

 

Peter da Costa (Michigan State University - MSU)

Lee Her (Michigan State University - MSU)

Vashti Lee (Michigan State University - MSU)

 

 

 Alex Alves Egido (UEL)

 

 *As Conferências, Rodas de Conversa e alguns GTs contarão com intérpretes de Libras. Ver ensalamento no site do evento: http://www.enfople.ueg.br/conteudo/22324_ensalamento

 

 

Normas para submissão de trabalhos

NORMAS PARA ENVIO DOS RESUMOS

Para submissão dos resumos, o participante deverá inscrever-se na modalidade "apresentação de trabalhos" (CLIQUE AQUI). Após selecionar o GT ao qual deseja submeter o trabalho, preencher os campos com o TÍTULO DO TRABALHO, nome dos autores e dos coautores (se houver) e a sigla da instituição de ensino a que se vincula e o Resumo.

O texto do resumo, para qualquer modalidade de participação, deverá ser apresentado no ato da inscrição. Deverá ter no mínimo, 250 (duzentas e cinquenta) e o máximo de 300 (trezentas) palavras. Deverá conter, pelo menos, objetivos e quadro teórico e metodológico do trabalho.

O campo "Palavras-chave" deverá conter no máximo 5 e separadas por ponto final, a saber: Palavra-chave1. Palavra-chave2. Palavra-chave3. Palavra-chave4. Palavra-chave5

Cada participante pode se inscrever em até 3 (três) trabalhos como autor ou como co-autor. Serão aceitos trabalhos com até três autores/co-autores.

 

 

Conheça os Grupos de Trabalho do XVIII ENFOPLE:

 

GT 1 - Formação de professoras/es de línguas

Coordenadora: Cristiane Rosa Lopes

O GT de Formação de professoras/es de línguas tem como objetivo refletir sobre questões que perpassam a área de formação de professoras/es de línguas, oportunizando espaço para que pesquisas, projetos e relatos de experiência (concluídos ou em andamento) sejam discutidos. Nessa proposta, reuniremos trabalhos fundamentados em perspectivas contemporâneas, que nos ajudem a repensar nossa práxis docente, tendo em vista a construção de uma sociedade com mais justiça social.

 

GT 2 - Educação linguística

Coordenadora: Jhuliane Evelyn da Silva

No Grupo de Trabalho sobre Educação Linguística, é nosso objetivo acolher pesquisas que lidem com a sala de aula de línguas e suas/seus agentes, de professoras/es e alunas/os a coordenação e comunidade externa, no sentido de um trabalho voltado não somente ao ensino e à aprendizagem de línguas, mas à formação desses sujeitos para sua participação ativa e crítica na sociedade em que vivem. Portanto, convidamos pesquisas em andamento e já finalizadas, bem como relatos de atividades que possam contribuir para a discussão sobre os desafios e as complexidades envolvidas no cotidiano de sala de aula de línguas e para o compartilhamento de experiências voltadas à educação linguística.

 

GT 3 - Letramentos

Coordenadora: Michely Gomes Avelar

O GT de Letramentos objetiva reunir propostas de comunicação relacionadas aos estudos dos letramentos, novos letramentos e multiletramentos no contexto do ensino de línguas e na formação de professoras/es de línguas. Nesta perspectiva, serão bem-vindas contribuições de pesquisas e estudos finalizados ou em andamento, assim como relatos de práticas e experiências, que articulem acerca das possibilidades linguísticas e processos educativos conectados aos estudos dos letramentos.

 

GT 4 - Educação linguística na infância

Coordenadora: Giuliana Castro Brossi

O GT de Educação linguística na infância espera acolher propostas que problematizem a formação docente e a educação linguística com crianças em diferentes contextos, que apresentem projetos inter/transdisciplinares de ensino de línguas com crianças, vivências locais, praxiologias desenvolvidas no chão das escolas. Recepcionamos também estudos que abarcam as políticas linguísticas e curriculares para a educação linguística crítica em inglês (e outras línguas) com crianças de todas as idades.

 

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NORMAS PARA ENVIO DOS TRABALHOS COMPLETOS

Texto deverá ser escrito em Times New Roman 12 Normal Estilo Corpo do Texto. Palavras estrangeiras devem estar em itálico . Para ênfase ou destaque deve ser usado negrito. O texto completo deve ter: Mínimo de 6 e máximo de 10 páginas. Margens: esquerda e superior: 3 cm; direita e inferior: 2 cm (no texto todo).

As citações devem seguir as normas da ABNT vigentes, sendo que citações diretas com mais de três linhas devem adentrar o texto em 4 cm da margem esquerda e usar Times New Roman 10, entrelinha SIMPLES. Em citações com menos de três linhas, usar aspas no próprio corpodo texto. Para notas de rodapé, usar Times New Roman 10. A primeira linha de cada parágrafo de texto deve ser digitada com adentramento de 1,5 cm.

 

TEMPLATE (CLIQUE AQUI)

Clique aqui para acessar o site dos Anais e submeter o seu trabalho!

Submissões pelo site: www.anais.ueg.br/index.php/enfople/index

 

 CARTAS DE ACEITE 

 

 

CERTIFICADOS

Comissão organizadora
Palestras e Rodas de conversa (convidados)
Grupos de Trabalho (apresentações)
Mediadores
Monitores
 Ouvintes
Intérprete de libras