O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) é uma iniciativa da Capes/Ministério da Educação para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica, que visa proporcionar aos discentes na primeira metade do curso de licenciatura uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas.
O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino. Os projetos devem promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola.
Em fevereiro de 2018, foi finalizada a vigência do Edital de 2013 e em abril foi lançado novo edital (Capes n.7/2018), com vigência de 18 meses (agosto de 2018 a janeiro de 2020). A UEG participou da chamada e a proposta foi aceita na íntegra.
No edital atual, a Capes passou a conceder quatro modalidades de bolsa aos participantes do projeto institucional:
O projeto institucional da Universidade Estadual de Goiás do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, submetido à chamada pública do Edital Capes n. 7/2018, tem como eixo central o tripé “reflexão, colaboração e crítica”. Assim, os oito subprojetos que compõem o projeto institucional da UEG (Matemática, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Geografia, História, Biologia, Pedagogia e Multidisciplinar - composto por Educação Física, Física e Química) primam pela formação docente pautada no trabalho colaborativo, de viés reflexivo e crítico.
Cada subprojeto está composto por um núcleo de iniciação à docência, com exceção do subprojeto de Pedagogia composto por dois núcleos. Tendo em vista o caráter multicampi da UEG, optamos, desde a proposta inicial enviada à Capes, pela divisão da cota de bolsas de cada núcleo entre três cursos aptos a integrarem o projeto institucional no Programa, com vistas a atender o maior número possível de cursos de licenciaturas da instituição. Desse modo, com a aprovação da cota máxima solicitada pela UEG, conseguimos agregar 27 cursos de licenciatura no projeto institucional, espalhados em diferentes municípios do Estado de Goiás.
O trabalho colaborativo entre a coordenação institucional e os/as coordenadores/as de área tem sido primordial na articulação de nossas ações, que irão reverberar nas ações a serem construídas também colaborativamente entre os/as bolsistas e voluntários/as de iniciação à docência e professores/as supervisores/as, contribuindo, assim, para o estreitamento das relações entre universidade e escola na formação de professores/as.