A Coordenação de Programas e Projetos da Pró-Reitoria de Graduação em parceria com as coordenações institucionais do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – Pibid e o Programa Residência Pedagógica da Universidade Estadual de Goiás tem a honra de convidá-los para participarem do IV Seminário Institucional Pibid e Residência Pedagógica UEG, evento online, a ser realizado entre os dias 27 e 29 de março do corrente ano. Serão dias de muito aprendizado e socialização das experiências vivenciadas nessa edição dos Programas Pibid e Residência Pedagógica da Capes.
A Programação contará na primeira noite, 27/03 com a abertura oficial por meio da composição da mesa diretiva virtual e em seguida, a mesa redonda com o tema “Os desafios dos Programas PIBID e Residência Pedagógica na construção de políticas públicas para a formação de professores”, com a participação dos professores Renato Barros de Almeida (PPGE/UnU Inhumas) e Roberto Barcelos (UnU Quirinópolis). O tema da mesa objetiva apresentar uma perspectiva histórica da trajetória das iniciativas que integram a Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação, e a relevância da manutenção de tais programas para a formação de professores de todas as áreas que constituem os projetos institucionais da UEG.
A programação contará ainda com oficinas, sessões orais para apresentação de trabalhos, e palestra de encerramento. Em breve a programação detalhada será disponibilizada, bem como o acesso e demais informações sobre as inscrições, que poderão ser realizadas por meio do sistema de Eventos da UEG (eventos.ueg.br) no seguinte endereço: https://eventos.ueg.br (é preciso fazer a inscrição para ter direito ao certificado do evento com carga horária de 40 horas)
Os interessados na sessão de apresentação oral de trabalhos, deverão se inscrever nessa opção, como primeiro autor e informar o título do trabalho que será apresentado. A apresentação terá a duração máxima de 10 minutos. Após cada apresentação, o mediador da sala organizará as falas dos demais presentes que queiram direcionar perguntas ou comentários, com tempo de 5 minutos entre cada apresentação. Ficará a cargo do primeiro autor, inscrever no ato da inscrição, todos(as) os(as) co-autores(as) do trabalho, caso haja, para que todos(as) recebam o certificado da apresentação.
Nesse primeiro momento deverá ser inscrito um resumo simples que será avaliado para apresentação oral no evento. No sistema de eventos, após selecionar a área de conhecimento ao qual deseja submeter o trabalho, preencher os campos com o TÍTULO DO TRABALHO, nome dos autores e dos coautores (se houver) e a sigla da instituição de ensino a que se vincula e o Resumo. O texto do resumo deverá ser apresentado no ato da inscrição. Deverá ter no mínimo, 250 (duzentas e cinquenta) e o máximo de 300 (trezentas) palavras. Deverá conter, pelo menos, objetivos, e o desenvolvimento, com os principais resultados e conclusões do trabalho. O campo "Palavras-chave" deverá conter no máximo 5 e separadas por ponto final, a saber: Palavra-chave1. Palavra-chave2. Palavra-chave3. Palavra-chave4. Palavra-chave5
Para os trabalhos inscritos na sessão de apresentação oral haverá ainda, a oportunidade de submissão de um relato, a ser posteriormente avaliado para compor o Ebook do evento. Para esse relato será enviado em breve o template com o modelo de formatação. O trabalho receberá as seguintes avaliações: aceito, aceito com revisão ou reprovado para composição do Ebook. Os autores dos trabalhos aceitos com revisão deverão atender as sugestões dos avaliadores para a versão final, até a data estipulada, de forma a compor junto com os trabalhos aceitos, o Ebook do Evento.
Existem dois tipos de inscrição no site de eventos da UEG: OUVINTE e PARTICIPANTE. O ouvinte é o inscrito que não irá apresentar trabalho como primeiro autor. O participante é o inscrito que irá inscrever trabalho como primeiro autor, na sessão de apresentação oral. Será permitida apenas uma inscrição como primeiro autor. A participação como co-autor não tem limite. Os demais autores deverão ser inscritos pelo primeiro autor no ato da inscrição, como já citado anteriormente.
O tipo de participante inclui: DOCENTE (para orientadores RP, coordenadores de área do Pibid e orientadores de Bolsas Pró licenciatura), BOLSISTA (para discentes residentes, pibidianos e bolsistas pró-licenciatura) e COMUNIDADE (para professores preceptores RP e supervisores Pibid).
O período de inscrições e envio dos resumos é até 15/03/23. O envio dos relatos desses trabalhos inscritos para compor o Ebook é até 30 de abril de 2023.
Finalizadas as inscrições será divulgada a lista de trabalhos por sala, dia e horário. O link de acesso ao Google Meet será divulgado com antecedência. Todas as sessões orais serão transmitidas pelo Google Meet. A abertura, mesa redonda e palestra serão transmitidas pelo canal do Youtube por meio da UEG-TV.
Contamos com a participação de todos e todas, nas diferentes atividades propostas, que esperamos possam contribuir para a formação dos nossos discentes, bem como proporcionar o diálogo, a reflexão e a avaliação da nossa trajetória até o momento, nessa edição do Pibid e RP.
Abraços fraternos,
Profa. Dra. Mirley Luciene dos Santos
Coordenadora Institucional RP-Capes/UEG
Profa. Dra. Giuliana Brossi
Coordenadora Institucional Pibid-Capes/UEG