O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) é uma iniciativa da Capes/Ministério da Educação para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica, que visa proporcionar aos discentes na primeira metade do curso de licenciatura uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas.
O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino. Os projetos devem promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola.
Em fevereiro de 2018, foi finalizada a vigência do Edital de 2013 e em abril foi lançado novo edital (Capes n.7/2018), com vigência de 18 meses (agosto de 2018 a janeiro de 2020). Em 2020 a UEG participou de uma nova chamada, por meio do Edital Capes n. 2/2020, e a proposta foi aceita na íntegra.
Desde 2018 a Capes passou a conceder quatro modalidades de bolsa aos participantes do projeto institucional:
O projeto institucional de iniciação à docência da Universidade Estadual de Goiás (UEG) edital Capes Pibid n. 02/2020 iniciou as atividades em outubro de 2020 e será encerrado em março de 2022, tem como objetivo principal consolidar o processo de formação de professores nos cursos de licenciatura da Universidade Estadual de Goiás e contribuir com a implementação da Base Nacional Comum Curricular nas escolas públicas de educação básica de Goiás.
A UEG formalizou seu compromisso com a formação inicial e continuada dos profissionais do magistério da educação básica por meio da aprovação de resoluções que regulamentou os seguintes programas/ações: programa interno de bolsas para docentes como incentivo à docência e acompanhamento de discentes; programa institucional voluntário de iniciação à docência (PIVID); reconhecimento da carga horária desenvolvida pelos discentes no PIBID como horas de atividades complementares; regulamento geral do fórum das licenciaturas da Universidade Estadual de Goiás. As atividades de articulação e mobilização de professores(as) que atuam nas escolas públicas da educação básica para atuarem como (co)formadores(as) e a promoção de experiências metodológicas e práticas inovadoras podem ser ampliadas para as demais licenciaturas que não participam do programa de iniciação à docência, principalmente na efetivação das atividades práticas como componentes curriculares que são obrigatórias nas disciplinas dos cursos de licenciatura.
O projeto institucional de iniciação à docência da UEG está organizado em 12 subprojetos e 24 núcleos envolvendo oito cursos de licenciatura (Biologia, Educação Física, Geografia, História, Letras Língua Inglesa e Língua Portuguesa, Matemática, Pedagogia (Alfabetização) e Química) presentes em 18 municípios, sete deles fora da sede/campus/UnU da UEG, atendendo o maior número de cursos e todas as regiões do Estado de Goiás. O trabalho colaborativo entre a coordenação institucional e os coordenadores de áreas tem sido fundamental para a articulação entre os subprojetos e o projeto institucional.
As atividades estão sendo desenvolvidas de forma remota nas escolas-campo com supervisão de professores da educação básica e sob orientação dos Coordenadores de Área, professores da UEG.
Neste projeto institucional de iniciação à docência entende-se como teoria e prática uma relação de unidade, fundamental para uma ação transformadora da realidade. A prática é entendida como a efetividade das ações e o espaço escolar é destaque nesse pressuposto de unidade. Os conhecimentos teóricos, específicos ou pedagógicos, obtidos na universidade são postos em prática na escola-campo com o desenvolvimento de ações relacionadas ao ensino na perspectiva de ação-reflexão.