O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), realizou na última quinta-feira, 17 de julho, um webinário para esclarecer dúvidas sobre a Prova Nacional Docente (PND), avaliação inédita voltada para estudantes de licenciatura em todo o país.
Durante o evento, transmitido pelo canal do MEC no YouTube e pelo Conviva Educação, foi oficialmente lançado o Guia do Participante da PND 2025. O documento reúne as principais orientações sobre o exame: quem pode participar, o que será avaliado, etapas de inscrição, cronograma, e, especialmente, como os resultados poderão ser utilizados em processos seletivos promovidos por estados e municípios.
“Temos um exame totalmente orientado para a avaliação da formação docente, trazendo situações da prática profissional. Trata-se de uma avaliação que dará apoio aos estados e municípios, totalmente centrada na apreciação da qualificação profissional”, destacou o presidente do Inep, Manuel Palacios, durante o webinário.
Segundo o presidente do Inep, a prova foi desenvolvida considerando as diretrizes curriculares e as propostas de trabalho em andamento nas instituições de ensino superior e secretarias de educação, reforçando seu alinhamento com a realidade da educação básica brasileira.
As inscrições para a Prova Nacional Docente 2025 estão abertas até o dia 25 de julho, por meio do Sistema PND. Nesse mesmo período, também é possível solicitar atendimento especializado e uso de nome social. A aplicação da prova está prevista para o dia 26 de outubro.
A Universidade Estadual de Goiás (UEG) incentiva seus estudantes dos cursos de licenciatura a consultarem o Guia do Participante e a realizarem sua inscrição dentro do prazo. O documento é uma ferramenta fundamental para compreender todas as etapas da PND e sua importância para o fortalecimento da formação docente no país.