A avaliação externa é um processo fundamental para assegurar a qualidade da educação superior oferecida pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Trata-se de um procedimento realizado por órgãos externos à instituição, com o objetivo de analisar e acompanhar o desempenho institucional e dos cursos de graduação, com base em critérios previamente estabelecidos.
A avaliação externa também cumpre um papel estratégico para o planejamento institucional, subsidiando ações de melhoria contínua na oferta dos cursos, na infraestrutura, na formação docente e nas políticas de permanência e inclusão dos estudantes. Além disso, garante à sociedade a transparência quanto à qualidade da formação oferecida.
Na UEG, esse processo ocorre por meio de duas frentes principais:
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), autarquia vinculada ao Ministério da Educação, conduz avaliações periódicas das instituições de ensino superior em todo o país. Essas avaliações resultam em indicadores como:
Conceito Enade: Representa o resultado obtido pelos estudantes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que avalia o conhecimento dos alunos em relação às competências e habilidades previstas nos projetos pedagógicos dos cursos. O Conceito Enade também é atribuído numa escala de 1 a 5.
Conceito Preliminar de Curso (CPC): É um indicador que avalia a qualidade dos cursos de graduação com base em diversos critérios, como o desempenho dos estudantes no ENADE, a qualificação do corpo docente, a infraestrutura disponível e os recursos didáticos. O CPC varia numa escala de 1 a 5, sendo 5 a melhor avaliação.
Índice Geral de Cursos (IGC): É um indicador composto que avalia a qualidade geral das instituições de ensino superior, considerando o desempenho dos cursos de graduação e pós-graduação, a produção acadêmica e a infraestrutura. O IGC é calculado anualmente e varia numa escala de 1 a 5, refletindo a avaliação global da instituição.
Abaixo, estão disponíveis os Relatórios dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior da UEG, organizados por ano:
As informações presentes no Relatório de Curso traduzem os resultados da análise do desempenho e perfil dos estudantes de um curso específico avaliado pelo Enade. Apesar das limitações inerentes aos instrumentos de avaliação, o INEP reconhece que os dados da prova e a opinião dos estudantes são importantes para orientar as ações pedagógicas e administrativas da instituição e do curso. Esses relatórios são fundamentais para compreender a realidade institucional e para a busca contínua pela melhoria da qualidade da graduação. Clique aqui para consultar Relatórios de Curso da UEG.
Por sua vez, o Relatório de IES oferece aos dirigentes da UEG uma visão ampla dos resultados do ENADE, considerando a participação conjunta de todos os cursos da instituição. Os dados permitem comparações com outras instituições semelhantes, por organização acadêmica, categoria administrativa, região e unidade federativa, fornecendo subsídios para avaliação das políticas institucionais de ensino, pesquisa e extensão. Clique aqui para consultar Relatórios de IES da UEG.
===============================================================================
Além da avaliação federal, os cursos da UEG são reconhecidos e têm seus reconhecimentos renovados pelo Conselho Estadual de Educação de Goiás (CEE-GO). Esse processo é obrigatório para que os diplomas tenham validade nacional.
Abaixo, estão disponíveis os links para consulta dos Pareceres e Resoluções emitidos pelo CEE-GO, referentes aos cursos da UEG:
📍Consulta às Resoluções do CEE-GO
📍Consulta aos Pareceres do CEE-GO