
Apresentação da II Mostra de Filmes sem Diálogo (foto: Carol Machado)
Por Aari Diaz
Ontem, terça-feira 22 de outubro, a Vila Cultural Cora Coralina foi palco da II Mostra de Filmes Sem Diálogo, realizada pelo LUMINAV - Laboratório Universitário de Memória Audiovisual da UEG, em parceria com o Instituto Gustav Ritter, atraindo um grande público e reafirmando a força da produção estudantil e universitária no estado.
Com o espaço lotado, o evento se destacou por unir diferentes públicos em torno dos filmes sem diálogo, um formato que valoriza a expressividade das imagens e a potência das narrativas visuais e sonoras - dando destaque a ambiências e trilha sonora. A entrada gratuita e o controle de público pelo Sympla reforçaram o compromisso da mostra com a acessibilidade e a organização, garantindo uma experiência acolhedora e participativa.
Além da exibição presencial, a mostra também expandiu seu alcance através de uma plataforma online, onde o público assistiu aos filmes e participou da votação popular nas categorias Melhor Filme Universitário, Melhor Filme Estudantil e Melhor Filme da Mostra. Essa estratégia híbrida resultou em um número impressionante: 1.108 votos registrados, demonstrando o engajamento e o interesse do público na produção audiovisual goiana.
A diversidade das produções exibidas reflete a criatividade e a sensibilidade de jovens realizadores que exploram diferentes linguagens e temas, propondo ao público novas formas de enxergar o cinema. Os filmes premiados pelo Júri Popular foram:
- Distante de Mim (UEG) – Melhor Filme Universitário
- O Preço da Felicidade (Instituto Gustav Ritter) – Melhor Filme Estudantil
- Antes que Acabe (Instituto Gustav Ritter) – Melhor Filme da Mostra
De acordo com a coordenação do evento, a mostra reforça o papel do LUMINAV, UEG e de instituições parceiras como o Instituto Gustav Ritter na formação e valorização de novos artistas. “Eventos como este são fundamentais para dar visibilidade às produções estudantis, fomentar o intercâmbio entre escolas e universidades, e aproximar o público do cinema feito em Goiás. A mostra cresce como um espaço de encontro, experimentação e celebração do cinema feito com poucos recursos, mas com muita paixão e inventividade", destaca a organização.
A II Mostra de Filmes Sem Diálogo foi uma realização do Laboratório LUMINAV, TECCER, Cinema e Audiovisual UEG e Universidade Estadual de Goiás, Instituto Gustav Ritter, com apoio da Diaz Cultural, Vila Cultural Cora Coralina, Secult Goiás e Governo de Goiás.