Confira as pesquisas desenvolvidas no âmbito do LUMINAV:
Trilhas musicais de mulheres no Cinema do Brasil Central
Profa. Dra. Geórgia Cynara
Curso de Cinema e Audiovisual / PPG Territórios e Expressões Culturais no Cerrado - UEG
PPG Performances Culturais / PPG Artes, Culturas e Tecnologias - UFG
A pesquisa investiga a participação de mulheres nas trilhas musicais originais para o cinema realizado no Centro-Oeste do Brasil. Por se tratar de um tema ainda pouco abordado em pesquisas sobre música e cinema no país, existe uma carência tanto de dados quantitativos quanto de qualitativos sobre os motivos de possíveis disparidades - de oportunidade, visibilidade, qualificação e outras - entre compositores e compositoras. A hipótese é a de que se faz urgente a criação de políticas públicas inclusivas que viabilizem uma maior e mais visível participação da qualificada mão-de-obra das compositoras brasileiras - em especial, do Brasil Central - no processo de realização cinematográfica e audiovisual em produções nacionais.
Mapa-inventário das Festas do Catolicismo Popular em Morrinhos/GO
Prof. Dr. José Henrique Rodrigues Machado
pós-doutorando PPG Territórios e Expressões Culturais no Cerrado - UEG
Um olhar sobre a performance das Festas do Catolicismo Popular na cidade de Morrinhos/GO, de forma a mapear seus aspectos popular e religioso, em busca de compreender as suas formas de manifestação e sua inserção no contexto cultural da atualidade. As Festas surgem como patrimônio cultural de um povo e, com a reafirmação de uma identidade local e nacional, podem configurar como agrupador de múltiplos elementos: musicais, cênicos, sacros, devocionais, de fé e etc. Tem-se como objetivo a criação de um acervo virtual com um mapa-inventário das Festas do Catolicismo Popular de Morrinhos-GO, verificando as dinâmicas presentes nos aspectos da memória coletiva, identidade e patrimônio.
Pele negra, lentes brancas: raça e relações de poder na construção da mise-en-scène documentária
Erik Ely da Cunha Prado
mestrando PPG Performances Culturais - UFG
Buscamos analisar e compreender as formas pelas quais o documentarista pode mediar a construção da mise-en-scène e auto-mise-en-scène de um personagem negro durante o processo de realização documental, levando em consideração as relações de poder e hierarquias construídas na pré-produção, produção e pós-produção de um filme a partir de um viés racial. Para isso, a direção orientada à construção da mise-en-scène e auto-mise-en-scène será o objeto de pesquisa, enquanto o corpus de pesquisa e análise consiste na produção de um curta-metragem documentário intitulado Não Existe Ninja de Pele Preta. No filme, será abordado como cosplayers negros se inserem em um meio com tamanha falta de diversidade, como é o caso das comunidades geek e de cultura pop. Enquanto diretor do filme, parto da hipótese de que, para que o personagem imprima sua encenação da maneira desejada, o realizador (diretor), branco ou negro, precisa acolher quem ele filma, mediar a mise-en-scène para que ela seja desenvolvida de modo a valorizar a diversidade humana durante a realização e a eliminar construções racistas ao longo do processo de realização cinematográfica.
As abordagens da maconha e dos acusados de tráfico na TV: análises do discurso e fílmica do telejornalismo goianiense
Marcos Rogério Val Fernandes Júnior
mestrando PPG em Artes, Culturas e Tecnologias - UFG
Este estudo tem como objetivo analisar como as reportagens telejornalísticas de Goiânia constroem uma narrativa de demonização da cannabis e dos acusados de tráfico, utilizando determinadas abordagens em seus discursos e artifícios da linguagem audiovisual. A pesquisa parte de um referencial teórico que aborda as relações de poder na mídia, a guerra às drogas e a construção social da realidade, com ênfase nas análises do discurso e fílmica para pensar as narrativas e elementos audiovisuais presentes nas reportagens. A pesquisa busca identificar como a mídia goiana, em especial o telejornalismo, contribui para a criminalização da cannabis e a estigmatização de seus usuários, perpetuando uma visão negativa e preconceituosa sobre a planta. A partir dos resultados da pesquisa, será produzido um documentário em found footage, usando o arquivo público coletado para trabalhar uma nova narrativa documental.
Interpretação sociopolítica goiana nos personagens e histórias em quadrinhos de Jorge Braga
Guilherme Campos Pereira
mestrando PPG Territórios e Expressões Culturais no Cerrado - UEG
A reverberação das histórias em quadrinhos no Brasil já vem de longa data, mas, em relação ao Estado de Goiás, as formas de registro e inventário de suas origens e desenvolvimento são incipientes. A pesquisa intenciona fazer uma análise e interpretação da produção de Jorge Braga, autor goiano, responsável pela criação de personagens que revelam críticas sociais por meio do humor satírico, investigando de que forma se apropria de elementos regionais para criar sua identidade.
O teor testemunhal nas distopias feministas “O conto da Aia” e “Os Testamentos” de Margaret Atwood
Kely Silva de Carvalho
mestranda PPG em Letras e Linguística - UFG
Este projeto de pesquisa analisa os romances O Conto da Aia (1984) e Os Testamentos (2019), da escritora canadense Margaret Atwood, interpretando e ressaltando as características que fazem das obras parte da tradição utópica/distópica do fazer literário à luz da perspectiva dos estudos de gênero e testemunho. Compreendo a série de livros enquanto uma narrativa de teor testemunhal, na qual as lembranças, rememorações e testemunho das personagens-narradoras resgatam a história, a memória e constrói a subjetividade das personagens femininas. Desta forma, o trabalho pretende analisar os aspectos fundantes do gênero distópico, descrevendo a formação e as principais características que definem este modo literário, além de analisar a relação entre literatura, memória e testemunho a partir do romance. A pesquisa em desenvolvimento é qualitativa de cunho bibliográfico, para isso, a obra será analisada e interpretada tendo por base a leitura de autores como Tom Moylan (2000), Lyman Tower Sargent (1994), Ildney Cavalcanti (2003), entre outros que estudam as narrativas utópicas/distópicas, além de pesquisadores como Paul Ricoeur (2010), Joel Candau (2019), Jeanne Marie Gagnebin (2009), Márcio Seligmann-Silva (2003), entre outros.