O LUMINAV - Laboratório Universitário de Memória Audiovisual tem o objetivo de salvaguardar o acervo do curso de Cinema e Audiovisual da UEG na UnU Goiânia-Laranjeiras, viabilizar e ampliar o acesso a ele, digitalizar o acervo disponível e captado em suportes analógicos e realizar atividades formativas em Preservação Audiovisual. Proposto e coordenado pela professora Dra. Geórgia Cynara, ele foi aprovado pelo Colegiado do Curso de Cinema e Audiovisual da UEG em 28 de maio de 2025, e é o primeiro laboratório universitário do Centro-Oeste e um dos poucos no Brasil voltados para a prática e pesquisa na área da Preservação Audiovisual.
O acervo do Curso de Cinema e Audiovisual da UEG Goiânia-Laranjeiras existe há quase 20 anos e é pouco acessado pela comunidade acadêmica e externa. Assim, o LUMINAV vem para preencher uma lacuna histórica e cultural na lida com os arquivos audiovisuais produzidos em Goiás: trata-se de uma oportunidade de cuidar especificamente dele, de sua ampliação, divulgação e acesso.
A primeira ação concreta do LUMINAV se deu antes mesmo de sua criação, entre março e maio de 2025, quando foi criada uma equipe de preservação audiovisual, coordenada pela professora Geórgia Cynara e supervisionada pela servidora Kely Carvalho, dentro do projeto Ocupa Cinema, realizado por membros da própria comunidade acadêmica. Por meio do projeto e do trabalho dos monitores bolsistas Samara Biankka e Yuri Fagundes, foram digitalizadas e decupadas todas as 123 fitas de vídeo Mini-DV do acervo do Curso de Cinema e Audiovisual.
A comunidade de cinema e audiovisual de Goiás e instituições de outros estados com experiência em preservação audiovisual foram consultados para a criação do laboratório, que conta, desde a sua criação, com o apoio do Comitê de Direitos Humanos Dom Tomás Balduíno, do Museu da Imagem e do Som do Estado de Goiás, SAPI - Mercado Audiovisual do Centro-Oeste, Cineclube Antônio das Mortes, Icumam Cultural, Baloo Filmes, F64 Filmes, Mais Filme, Dafuq Filmes, Set Up Filmes, Favera Festival, Violeta Filmes, Vietnam Filmes, Kam Filmes, Cristos Productions, M Marte, Ocupa Cinema, Bold Studio, Laboratório Entreimagens, Laboratório de Imagem e Som Sílvio Bragato, LABCAPI - Laboratório de Cinema e Audiovisual para Preservação de Imagem e Som da UNILA e LUPA - Laboratório Universitário de Preservação Audiovisual da UFF.
Por meio do LUMINAV, a UEG participa de projeto aprovado com mais de R$ 8 milhões na Chamada INCT 2024 do CNPq, para a criação do INSTITUTO NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA em PRESERVAÇÃO e RESTAURAÇÃO AUDIOVISUAIS (INCT PreRes), liderado pelo LUPA-UFF e com a participação de mais de 20 instituições brasileiras.