A proposta curricular que ora apresentamos, se configura a partir de núcleos. Assim, os núcleos que compõe a proposta são: núcleo comum, núcleo livre, núcleo específico, núcleo de modalidade e a parte diversificada.
O Núcleo
O núcleo comum é composto pelo Núcleo Básico (de saberes comuns à área de conhecimento e “instrumentais” inerentes à formação de profissionais da educação) e pelo Núcleo Pedagógico, desenvolvidos numa perspectiva integradora, trabalhados, preferencialmente, ao longo de toda a formação.
O núcleo específico compreende os conhecimentos relacionados à formação específica docente, seja na perspectiva do aprofundamento dos conhecimentos científico-tecnológicos relativos à habilitação escolhida, seja na perspectiva da transposição didática dos conteúdos, são ministrados no Núcleo Específico. atividades de Prática Profissional e pela Monografia de conclusão de curso, que será elaborada individualmente, devendo expressar, quando possível, as atividades executadas em projetos integradores, que enfatizem a reflexão das situações-problemas enfrentadas no cotidiano das escolas e das salas de aula, bem como a intervenção no contexto social. É desejável que a interação entre os cinco núcleos configure-se por meio de conteúdos comuns que, além de serem construídos via projetos integradores, também poderiam vir a ser trabalhados em eixos temáticos multi ou interdisciplinarmente.
O núcleo de modalidade compreende um conjunto de disciplinas comuns aos cursos de licenciatura, neste núcleo estão previstas as seguintes disciplinas Metodologia Científica para Licenciados; Didática; Políticas e Gestão Escolar; Filosofia da Educação; História da Educação; Sociologia da Educação; Psicologia da Educação e a Prática como Componente Curricular. Dentre o rol das disciplinas o Colegiado do Curso e o NDE irá definir quais disciplinas e elaborar as ementas.
AEA – desenvolvida como: disciplina, estudos temáticos, minicursos, oficinas, colóquios, relatos de experiência e outros.
1 – Atividades Complementares
As atividades Complementares, integrantes das atividades formativas, deverão ser cumpridas pelos discentes obrigatoriamente de acordo com o inciso III, do Art. 8º da Res. CNE/CP Nº 1 (DCN’s do Curso de Pedagogia), dentro do prazo de integralização do curso.
2 –PP – Prática Pedagógica
20% da Carga Horária das disciplinas serão cumpridas em Pesquisa Bibliográfica Orientada – PBO, registrada nos diários a cada quinzena.
A Complementação dos 200 dias letivos será feito por meio de seminários, aulas de campo e etc, conforme estabelecido no Projeto Pedagógico do Curso.
3 –EAD – Educação a Distância
Disciplinas ofertadas na modalidade semipresencial integral ou parcial em conformidade com a Portaria do MEC Nº 4.059, de 10 de dezembro de 2004.
4 – Núcleo Livre – corresponde a disciplinas que o aluno poderá cursar em outra Unidade da UEG ou em Outra Instituição de Ensino Superior.
Estágio Supervisionado – 400h, conforme Art. 7º da RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 1, DE 15 DE MAIO DE 2006, que Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura.