A pesquisa na universidade é parte imprescindível para a formação acadêmica. Não existe formação de qualidade se não houver pesquisa, seja qual for a área de formação. Para que se possam envolver os alunos em atividades de pesquisa, considerando a importância desta em sua formação é preciso criar mecanismos para tanto.
É função de o professor universitário envolver alunos dos variados níveis na pesquisa. Para tanto, o caminho é fomentar a pesquisa entre os professores, para que estes agreguem alunos às suas atividades. O professor precisa ser estimulado a estudar/pesquisar e para tanto, é necessário investir em sua formação.
Portanto, a universidade, enquanto instituição, deve investir na qualificação dos seus profissionais, para que o acadêmico entrando em contanto com a pesquisa, contemple a formação acadêmica ideal.
A instituição deve investir, por meio de seus recursos, em programas de pesquisa: considerando os programas de iniciação científica, o incentivo à qualificação profissional dos seus docentes e programas de pós-graduação lato e stricto sensu, sendo o segundo capaz, por si próprio, de buscar recursos, via agência de fomentos.
A agência de fomento à pesquisa do Estado, FAPEG, deve apresentar um programa de fomento a pesquisa, tanto por meio de programa de bolsas de iniciação científica, como financiamento de projetos temáticos nas universidades, envolvendo várias áreas de atuação, assim como alunos, nos três níveis de formação, graduação, mestrado e doutorado. A agência deve criar um programa de incentivo à qualidade docente.
Com a qualificação dos profissionais da universidade, torna-se viável o aumento do investimento do governo federal nesta instituição, assim pode-se aumentar a participação do CNPq no fomento a bolsas de iniciação científica; além disso, os profissionais poderão participar dos editais da agência de fomento, principalmente, a FINEP e por meio dos projetos, é possível adquirir equipamentos para viabilização das atividades de pesquisa.
A qualificação profissional permite, também, a criação de grupos PET - MEC (Programa de Educação Tutorial). Entre os programas ligados à formação acadêmica este é o que apresenta a política mais clara de desenvolvimento do tripé de sustentação da universidade: o ensino, a pesquisa e a extensão.
A Unidade Universitária de Quirinópolis, por meio de sua coordenação adjunta de pesquisa, informará aos alunos sobre procedimentos para ingresso em iniciação científica, editais, projetos em andamento e participação em eventos científicos.
Compete ainda à coordenação supracitada buscar meios junto à Universidade (PrP), para que a pesquisa seja efetivamente realizada, bem como buscar instrumentos particulares, como apoio externo e convênios com empresas públicas e privadas, para o desenvolvimento de pesquisa que envolva o maior número possível de discentes, seja especificamente em sua área de conhecimento, seja em projetos multidisciplinares.
Os projetos desenvolvidos pelos professores do curso estão citados a seguir: