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TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO OU TC´S

Com uma carga horária de 100 horas, o Trabalho de Curso (TC) é uma atividade realizada pelos alunos do Curso de Pedagogia, com a finalidade de familiarizá-los com a produção de trabalho científico e preparando-os para a continuação dos estudos. Pode ser realizado em qualquer momento do curso, vinculando-se a uma determinada disciplina, na qual o professor titular coordena o desenvolvimento das atividades. As escolhas das temáticas das atividades do Trabalho de Curso devem ser feitas conforme previsto na proposta dos eixos temáticos. Os espaços nas matrizes são flexíveis, de modo que o aluno, ao longo de todo o curso, possa se dedicar aos mesmos.
No Curso de Pedagogia, no 7° e 8° períodos, a produção científica elaborada pelos alunos é a monografia, visto que é muito importante a conclusão da etapa acadêmica com um trabalho consistente, pois, entendemos que não basta atuar, mas que é preciso transformar esta atuação em elaboração própria. Durante todo o ano os alunos desenvolvem todas as etapas do trabalho monográfico e este, é apresentado na Semana de Iniciação Científica que acontece todos os anos no mês de novembro.
Recomenda-se aos acadêmicos a escolha de temas relevantes e afinizados com a temática desenvolvida ao longo do curso e assuntos pertinentes à vivência da vida pedagógica na escola, visto que suas atividades profissionais passam pelo dia-dia dos temas pesquisados.
Para dinamizar e dar segurança, tanto ao orientador como aos orientando, no curso de Pedagogia da Unidade de Quirinópolis, optou-se pela elaboração e desenvolvimento de métodos, em conformidade com a legislação, na forma de documentos que regulamentam e norteiam a relação orientador-orientando e, também, alguns critérios que dão clareza ao papel de cada um, Apresentados à seguir:

O Papel do Orientador

a) discutir o trabalho (ou outros assuntos) com o orientando. Não podendo, pois, ser ausente.
b) ler o que o orientando escreve. Deve ler e retornar feedback prontamente. Isso é uma via de duas mãos e não há confronto se o orientando for criticado honesta e construtivamente;
c) acompanhar o trabalho periodicamente. O cronograma estabelecerá pontos de sincronismo e acompanhamento. Mais ou menos a cada 15 dias (pode ser mais freqüentemente).
d) indicar caminhos. Nunca se deve deixar que o orientando se sinta perdido, pois, na verdade, orientar é apontar caminhos;
e) assegurar o assunto da monografia. Isso significa que o orientando tem direito de exigir uma resposta clara e bem fundamentada quando dirigir uma pergunta ao orientador. O trabalho deve ser assumido em conjunto por ambos, embora isso não signifique que o orientador é quem deve sugerir o tema e dar a palavra final.
Para Henriques e Medeiros (1999), a função principal do orientador é puxar os fios para que o orientando possa iniciar o trabalho de tecer sua monografia. A ele cabe abrir o caminho, apontar o roteiro e, havendo desvios repor o candidato na via certa. Os autores apontam três características importantes do orientador:
Competência: deve ter conhecimento amplo e profundo da matéria em pauta, visto que, se ninguém ensina o que não sabe, ninguém também é capaz de orientar o outro sem saber o caminho;
Responsabilidade: a aceitação da tarefa de orientar um candidato implica honestidade e dedicação. O trabalho de orientação deve, portanto, ser levado muito a sério. Na agenda do orientador, deve haver sempre espaço aberto para a análise crítica da monografia e para o atendimento do orientando. Por maiores que sejam os outros compromissos do orientador, o trabalho de orientação não pode ser relegado a plano inferior. A figura do orientador não é decorativa ou simples formalidade.
Afabilidade: é de suma importância um clima afável, pois leva o orientando a sentir-se bem ao lado do orientador e à predisposição a aceitar as propostas. A ação do orientador deve ser um pólo de atração e não de repulsa. Cabe ao orientador, como verdadeiro educador, manter as portas abertas para o diálogo, a aproximação, de modo a despertar iniciativas. A maturidade intelectual leva à convivência pacífica entre pontos de vistas contrários. É do diálogo e da discussão que brota um conhecimento muito mais consistente.

O Papel do Orientando

Orientando significa o que deve ser orientado. Segundo Henriques e Medeiros (1999), o orientando deve se conscientizar da necessidade de confiar no orientador, acolhendo as sugestões e as correções rumo à elaboração da monografia. Mas o orientando não deve se colocar num estado de passividade, pois a monografia é de sua lavra, deve espelhar sua atividade, seus pontos de vista, bem como a peculiaridade de seu estilo. Deverá cumprir, com compromisso e responsabilidade, todas as etapas do desenvolvimento de sua monografia, bem como zelar pelo cumprimento dos prazos acordados no cronograma proposto no início dos trabalhos.

    MONOGRAFIAS/TC`S JÁ PRODUZIDOS NO CURSO

TCS 2007

Marilândia Lourdes Santos Menezes e Regina Célia Florindo. A Inclusão Social: A Questão do Aluno Especial nas escolas Municipais de Quirinópolis-GO.

Lúcia Fernandes Telles Valadares, Marilda Rodrigues S. de Queluz e Patrícia Gabriella Araújo Nacimento. A Influência da Interação Social no Desenvolvimento e Aprendizagem da Criança nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Maria Sandra de Carvalho e Tavares e Werbster Shirles da Silva Andrade. Inclusão Social das Pessoas Com Necessidades Especiais em Quirinópolis-GO: Um Desafio de Todos.

Jane Maria Gonçalves, Maria Donizete de Souza Fernandes e Sirleide Santos Silva de Andrade. O Papel dos Jogos e Seu Aspecto Lúdico na Aprendizagem Escolar nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Franciely Silva Oliveira, Lourença Juliene Oliveira e Silvana Abadia Oliveira Couto Silva. A Influência da Família no Processo de Socialização e Educação Infantil.

Fabiane Caetano de Souza e Suely de Oliveira Lemes. Os Limites e Possibilidades da educação Inclusiva em Turmas do Ensino público em Quirinópolis.

Elismara Eurípedes de Souza, Lourrany Domingues da Silva e Mércia Costa Araújo de Castro. A Importância da Música no Contexto da Educação Infantil.

Claudete Guimarães Clemente e Suzimary Martins Corrêa. A Presença do Feminino na Educação: Enfoque da atuação Pedagógica de educadoras na Cidade de Quirinópolis.

Cátia Melissa Garcia Camargos e Maria das Graças Pereira. Leitura literária na escola e sua relação com a formação de leitores.

Ana Clara Oliveira Garcia, Giselle Oliveira Garcia e Juliane de Freitas Santos. A Arte de Contar Histórias: O Despertar do Prazer de Ler.

Aline Aparecida Vieira e Kátia Alves de Oliveira. Leitura de Estudo, de Informação e de Lazer: Uma Prática social.

 

TCS 2008

SILVA, Elisangela Gonçalves. SILVA, Lívia Marcelino Alves da; BORGES, Reflexão Sobre o Papel do Coordenador Pedagógico. 2008. Licenciatura Plena em Pedagogia – UEG - Universidade Estadual de Goiás, 2008.

SILVA, Tânia Diniz da. AVALIAÇÃO: controvérsias e enigmas no ensino fundamental. 2008. Licenciatura Plena em Pedagogia – UEG – Universidade Estadual de Goiás, 2008.

SOUSA, Léia Aparecida de; MENEZES, Luceny Raimunda de; SOUSA, Renata Oliveira. Gestão Democrática: transformação da escola pública de Quirinópolis em 2008. 2008. Licenciatura Plena em Pedagogia – UEG – Universidade Estadual de Goiás, 2008.

REIS, Lusangela Ferreira dos; SILVA, Carla Santana de Sousa; SOUZA, Alexandra Maria de. O Perfil do Gestor Educacional de Quirinópis. 2008. Licenciatura Plena em Pedagogia – UEG – Universidade Estadual de Goiás, 2008.

BORGES, Pollyana da Silva; GADELHA, Aletricia Ferreira da Silva; LAURINDO, Mirian Gonçalves. Do Prazer de brincar ao Prazer de aprender. 2008. Licenciatura Plena em Pedagogia – UEG – Universidade Estadual de Goiás, 2008.

OLIVEIRA, Daniella Rosa de; OLIVEIRA, Maria Madalena de; SANTOS, Rosânia Andrade Santana dos. Educação e sexualidade: o papel da escola na orientação sexual. 2008. Licenciatura Plena em Pedagogia - UEG-Universidade Estadual de Goiás, 2008.

SILVA, Cristiane Maia da Silva; FREIRE, Rosilene Aparecida; BRITO, Taty Janaine. A importância da Educação e Saúde Bucal no processo de aprendizagem nas séries iniciais, 2008. Licenciatura Plena em Pedagogia - UEG – Universidade Estadual de Goiás, 2008.

OLIVEIRA, Thaisse Ferreira; SILVA, Ogenecy Maria de Moraes; SILVA, Rosa Cristina da. A identidade pedagógica em tempos de mudanças educacionais. 2008. Licenciatura Plena em Pedagogia – UEG-Universidade Estadual de Goiás, 2008.

SANTOS, Simone Ferreira. O papel e as contribuições das disciplinas diversificadas no processo de alfabetização, 2008 – Licenciatura Plena em Pedagogia – UEG (Unidade Universitário de Goiás) 2008.

TCS 2009

Ednaeide Silva de Jesus; Lislene da Silva Correa; Wigna da Costa oliveira. (PC) Cibercultura: o uso pedagógico do computador e da internet na escola.

Aline da Silva Magalhães; Kelly Cristina Carvalho Dias; Marinalva Alves Soares Goulart. As Dificuldades de Leitura, Interpretação e Produção de Textos: uma pesquisa teórica.Sandra Freitas Dutra Queiroz; Iara Maria Felipe Martins; Elvânia Paula dos Santos Almeida. (PB) Indisciplina na Educação Infantil: uma pesquisa bibliográfica.

Angélica D’Angeles Oliveira; Naiana Oliveira Macedo. (PC) Leitura de Mundo: A Importância da Leitura nas Séries Iniciais.

Rejane da Silva Santos; Neidiane Maria Aparecida da Silva. Leitura de palavra, leitura de imagem, leitura de mundo: um olhar pedagógico.

Claudia Pereira; Daniela de Oliveira Couto; Lílian Maria de Melo. A Importância dos jogos e brincadeiras no processo de ensino e aprendizagem na educação.

Renata Gouveia Brito; Caroline Ferreira da Silva. (PB) Motivação escolar: uma perspectiva teórica sobre a interação em instituições de ensino.

Fabiana Cristina Cabral; Nilvânia Ferreira dos Santos; Vânia Aparecida de Freitas Castro. (PB) A sexualidade na educação: um olhar sobre a questão de gênero nas séries iniciais.

Francisca Elizabeth de Araújo; Elisa Julia Rossi de Azevedo; Solange Batista de Souza. (PE) Pedagogia Empresarial: Atuação do Pedagogo na Empresa.



TCS 2010

DIAS, Adriana R. da S.; FERREIRA, Eliene das G.; MESQUITA, Catia aparecida da Silva. Aspectos da influência familiar no rendimento escolar: um estudo de caso com oito crianças entre 6 a 11 anos em duas escolas do ensino público de Quirinópolis. 2010. Quirinópolis – GO – 122 f. Trabalho de curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) – UEG – Universidade Estadual de Goiás - Unidade Universitária de Quirinópolis.

CÂNDIDA, Carmem Lúcia; OLIVEIRA, Lurislaine Sousa. Aspectos primordiais da formação de professores para o ensino de Geografia na educação básica. 2010. f. 47. Trabalho de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Estadual de Goiás, Quirinópolis-GO.

DIAS;Eliane Maria; LIRA; Sandréia Lopes da Silva; MEDEIROS; Ivoneide Alves de. Aspectos fundadores do analfabetismo funcional: uma avaliação de um grupo de alunos do Ensino Médio. 2010. Quirinópolis – GO – 39 f. Trabalho de curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) – UEG – Universidade Estadual de Goiás - Unidade Universitária de Quirinópolis.

GÓIS Silvia Luzia de Lima Simão; SOARES, Jaquelaine Santos Rocha. Os novos caminhos da pedagogia: um estudo sobre os possíveis campos de atuação do pedagogo em espaços não escolares. 2010. 71 f. Trabalho de curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) – UEG – Universidade Estadual de Goiás–Unidade Universitária de Quirinópolis.

JESUS, Eliana de. Silva, Rogeovanilda Maria da. O Resgate Do Folclore Através Dos Contos, Mitos E Lendas. 2010. 65 p. Monografia (Curso de Pedagogia) – UEG – Universidade Estadual de Goiás, 2010.

MEDEIROS; Caroline Moreira de; SILVA, Sioneide Ferreira do Prado; XAVIER; Tatiane Lopes. A pedagogia social e crítica de Paulo Freire: algumas construções teóricas. 2010. Quirinópolis – GO – 43 f. Trabalho de curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) – UEG – Universidade Estadual de Goiás - Unidade Universitária de Quirinópolis.

MOSCONI, Aline, ALVES, Carla Aparecida Araújo C. SILVA, Lívia Maria da, GOULART, Joana Corrêa, et al. A Prática da Filosofia para Crianças no Ensino Fundamental I: Aspectos Filosóficos do Trabalho Pedagógico. 44 p. Monografia (Licenciatura Plena em Pedagogia) – Universidade Estadual de Goiás – Unidade Universitária de Quirinópolis, Curso de Pedagogia, 2010.

SILVA, Yulla Patricia Silveira, TORRES, Daiane Domingues, GOULART, Joana Corrêa, AZEVEDO, Gilson Xavier de. et al. As Relações entre o serviço social e atuação pedagógica no suporte ao aprendizado escolar: Uma pesquisa de campo sobre a presença do Assistente Social na Escola. 68 p. Monografia (Licenciatura Plena em Pedagogia) – Universidade Estadual de Goiás – Unidade Universitária de Quirinópolis, Curso de Pedagogia, 2010.

SILVA, Maria Aparecida da, GOULART, Joana Corrêa, et al. A História da Educação Especial: O caso da Escola Especial Dr. Alfredo Mariz da Costa, de Quirinópolis, de 1982 A 2010. 2010. 48 p. Monografia (Licenciatura Plena em Pedagogia) – Universidade Estadual de Goiás – Unidade Universitária de Quirinópolis, Curso de Pedagogia, 2010.

TCS 2011

Aline Ribeiro Fonseca Costa; Ellzangela Raimunda do Carmo Lopes. Um estudo bibliográfico sobre o histórico da inclusão escolar em Goiás: a incidência de necessidades especiais em escolas públicas.

Camila Gomes de Sousa. Universidade Estadual de Goiás – UEG: um estudo do perfil dos docentes e discentes da Unidade Universitária de Quirinópolis, Goiás no ano de 2011.

Priscila Siqueira; Maria Alice Borges Santos. Indisciplina em sala de aula: A visão dos educadores de uma escola pública do município de Quirinópolis, Goiás.

Marlene Maria da Conceição Santos; Vanessa Aparecida de Freitas Santos. Gestão escolar: estilos e concepções sob a ótica bibliográfica.

Marinez Lima da Silva Rodrigues; Eliane Do Prado Amaral. Atividades lúdicas: ressignificação da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental.

Adriana Ferreira da Silva; Marcia Mortoza Cunha Andrade. Uma pesquisa teórica sobre o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade sobre uma perspectiva pedagógica.

Marisa Vasconcelos Barbosa; Nayara Vasconcelos Faria. A gestão escolar do ensino público a partir da realidade de dois estabelecimentos de ensino em Quirinópolis-GO.

Fernanda da Silva Borges; Lorranny Ferreira Carvalho. Inclusão escolar do aluno surdo: um estudo de caso no 2º ano do ensino fundamental da rede municipal de Caçu, Goiás.

Elaine Divina Generoso; Leidyane Alves da Silva. A Pedagogia no contexto empresarial: uma pesquisa de campo sobre seu crescimento, competências e desafios.

Ester Coelho da Silva; Gislene Martins Batista Vilela. Aspectos e percepções estruturais da formação do pedagogo na UEG unidade de Quirinópolis, Goiás, 2011.

Andreza Oliveira da Silva; Nathalia da Costa Silva. Bullying no contexto escolar: uma pesquisa bibliográfica.

Dayla Késsia Rodrigues Gonzaga; Núbia Pereira Aguiar. Um estudo bibliográfico sobre a concepção da indisciplina no contexto escolar.

Lidiane Gomes Rodrigues; Luciane Gomes de Oliveira. Estudo bibliográfico sobre o processo de ensino aprendizagem e a participação da família neste contexto.

Fernanda de Freitas Dutra Gomes; Priscilla Teles Fernandes. Um estudo bibliográfico sobre a leitura e o desafio de alfabetizar letrando.

 

TCS 2012

Aline de Jesus Cabral; Náthia de Freitas Gouveia. Propostas metodológicas de verificação de aprendizagem nas séries iniciais do Ensino Fundamental.

Ana Maria da Costa Santos; Lidiane Corrêa Gomes. A questão da inclusão escolar de deficientes auditivos.

Ana Paula B.de Souza; Thaís da Fonseca Souza. Afetividade na Educação: estudo bibliográfico.

Anailza da Silva Fedre; Miliany Firmino Januário. Uma investigação teórica sobre Bullying e autoestima no contexto escolar.

Andressa Rodrigues Mello; Wanessa de Oliveira Santos. Desenvolvimento psicológico: fatores que afetam a aprendizagem - um estudo de caso na escola de ensino especial Miguel Vicente, na cidade de Caçu, GO (2012).

Cristiene Maria da Silva Santos; Eliana Santos Silva. Fatores que interferem negativamente no processo de alfabetização e letramento de crianças das escolas públicas estaduais de Quirinópolis/GO em 2012.

Daniela Rocha Parreira; Lais da Silva Dreges. Percepções teóricas sobre o fracasso escolar a partir da relação família escola.

Graciete Cristina Vieira; Jaciane Martins Neves Nunes. Considerações Teóricas sobre a Utilização do Computador na Construção da Alfabetização.

Graziene Martins David; Nathanne Tavares Barbosa. A importância das atividades lúdicas no processo de aprendizagem no Ensino fundamental – 1ª fase.

Josyane de Souza Q. Jesus; Mayara Souza. Sindrome de Down: uma pesquisa de campo sobre desafios do processo de inclusão de uma escola pública de educação infantil em Quirinópolis, Goiás (2012).

Maria de Fátima Pereira de Queiroz; Renata Paula L.da Silva. História da educação no Brasil: educação popular na proposta de Paulo Freire.

Nathalia de Medeiros Guerreiro; Renata Aparecida C. Rodrigues. A autonomia da criança: base para uma alfabetização que valoriza a participação ativa do aprendiz.

Rosiane Guimarães Faria. Violência contra professores: um estudo sobre casos relatados em uma escola pública no Município de Santa Helena, Goiás (2012).

Ruanita Machado Miranda; Maria Eunice Brás Silva. O poder da educação na transformação de histórias de vida: um estudo de caso em Quirinópolis, Goiás (2012).

 

TCS 2013

Ana Beatriz Martins de Oliveira; Willian Alves Cabral. O ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental com as novas tecnologias.

Deusilene Alves Guimarães Lemes; Monáira Aparecida Coimbra de Paula. A música como componente curricular: uma verificação nos anos iniciais nas escolas públicas municipais e estaduais da cidade de Quirinópolis.

Edilaine Maria Silva; Isvequelaine Batista Freires. Altas habilidades/superdotação no contexto escolar: metodologias de ensino-aprendizagem.

Eliete de Carvalho Marques; Rosimeire de Lima. Educação Infantil: o acesso da criança com necessidades especiais em instituições públicas.

Izabel Mamedes Bueno; Michele de Moraes Barbosa Azevedo. A acessibilidade na UnU - Quirinópolis-GO: um estudo de caso – 2013.

Jacqueline Ferreira Martins; Sandra Rodrigues Venâncio. A importância da educação infantil para o ingresso do aluno no ensino fundamental.

Jucélia Arantes de Oliveira; Maria das Vitórias Costa da Silva Guerra. O papel do psicopedagogo na instituição escolar.

Kelly Resende Zancanella; Veronica Cristina Ferreira Monteiro. Impasses e perspectivas na melhoria dos índices educacionais: um estudo de caso em Carmélia Dramis Malagutti – Itaú de Minas, MG.

Luana K. S. Berceli; Mayara Amado Silva Ferreira. Psicomotricidade e sua contribuição no

Maikon Rangel Resende da Silveira. O poema como agente facilitador do aprendizado nos anos iniciais do ensino fundamental.

Monaliza Targino da Silva Souza; Renata Targino Gomes. Bullying: o papel do professor brasileiro frente ao bullying na atualidade.

Núbia Rodrigues. O uso das multimídias na sala de aula pelos professores da rede pública Quirinópolis.

Priscila Alves Pereira Ribeiro. Habilidades e competências requeridas dos acadêmicos do curso de Pedagogia da UEG, UnU – Quirinópolis, Goiás, frente às demandas educacionais e institucionais.

processo ensino-aprendizagem no primeiro ano do Ensino Fundamental I nas escolas de Quirinópolis-GO.

Rosimeire Lourenço de Oliveira; Josiane Soares Mendonça. A inclusão do portador de síndrome de Down no mercado de trabalho.

Wanismar da Fonseca Rosa. A presença masculina no curso de Pedagogia da UEG – Quirinópolis (2000 a 2013).

 

TCS 2014

Amanda Cárita de Castro Rocha; Eliene Andrade do Carmo Prado. Propostas curriculares e metodológicas para a alfabetização de surdos.

Amanda Pereira Miranda; Nayara Pereira de Jesus. A magia das fábulas na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental: estudo sobre a importância da contação de histórias.

Ana Maria Alves de Abrantes; Michely de Lima Guimarães. As dificuldades que a criança surda enfrenta nos anos iniciais do ensino fundamental.

Bruna Matias Oliveira. Educação sexual: a sexualidade nos anos iniciais do ensino fundamental – mitos e tabus.

Camila da Mota Pitol. Contos de fadas: um estudo sobre suas contribuições para a infância.

Cristiane de Jesus Silva; Thalyta Cristina Andrade Silva. As atividades lúdicas na concepção da educação infantil como alicerce de aprendizagem.

Dinair Borges Cabral; Miriã Dias Parreira. Matemática na educação infantil: o lúdico na construção da noção de tempo e espaço e no desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático

Edneía Nikaido Goto; Giselle Nascimento Arantes Costa. A importância da arte e da música na formação da criança.

Elizângela Alves Bitarra; Elizeth Maria Aparecida de Oliveira Silva. Um novo olhar sobre o lúdico no contexto educacional.

Idna Carolina F. Nunes da Silva. O papel do psicopedagogo dentro da instituição escolar.

Joseane Da Silva Araújo. Cuidar e educar – o(a) pedagogo(a) na educação infantil: estimulação de 0 a 3 anos.

Layane Dias Leão; Valéria Alves de Lima. História e contexto da formação docente da educação infantil no Brasil.

Leticia Alves Da Silva. As possibilidades educacionais para as crianças com deficiência mental e paralisia cerebral.

Rosemere Alves dos Santos; Selenita Borges Santana. Professores negros – entre o racismo e a construção da identidade: um estudo com professores afrodescendentes do município de São Simão – GO.

Stefania Alves de Almeida; Naune Rezende Gouveia. Criação e evolução da EJA no brasil: histórico das três últimas décadas.

 

TCS 2015

Alcione Patrícia da Silva; Alessandra Márcia do Nascimento Duarte. Os recursos midiáticos como ferramentas no processo da leitura na Educação Infantil.

Ana Carolina Martins de Oliveira; Naidis Laine Bittar. A avaliação na Educação Infantil: importâncias e finalidades nos CMEIs de Quirinópolis-GO.

Ana Cláudia Castanheira de Oliveira Queiroz; Isadora Carvalho da Silva. A música como instrumento lúdico no processo de aprendizagem na Educação Infantil.

Ana Flávia Ap. Oliveira; Geliania Ap. Vieira Camargo. A contribuição do ambiente familiar para o desenvolvimento educacional da criança no Ensino Fundamental.

Andressa Ramos Moraes; Yasmin Borges Alves. História da Educação: da creche ao Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI).

Darjiane Magna Gomes de Araújo; Eliana Cristina Pinto Yokoyama. A afetividade no processo de ensino aprendizagem na educação infantil.

Dayane Lacerda dos Santos Paiva. A importância do contato com a Leitura na primeira infância.

Denise Carla Rocha. Bullying: causas e consequências.

Irlaine Alves Cabral Martins; Marcela Ap. da Costa Silva. Formação de Leitores na escola: desafios aos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Juliana de Almeida Corrêa; Vanessa Alves Martins. Como obter a autoconfiança da criança em sala de aula da Educação Infantil.

Ludmila Ap. de Freitas Naves; Rosimar Ap. Silva. As artes visuais na Educação Infantil: saber e atuação docente.

Matinellem Caetano da Silva; Patrícia Freitas Santos. Desenho: um instrumento para análise de percepção nos riscos e traços feitos pelas crianças de 4 a 6 anos.

Mychelle Aramita de Araújo; Roseane Martins Alves. Autismo: um ser especial do jeito dele.

Tatielen de Oliveira Santos. O ensino religioso na Educação Básica: experiência na Escola Municipal Valeriano Rodrigues.

Virginia Arantes Pires; Cléria Arantes Santiago. A leitura e sua importância nos anos iniciais do ensino fundamental.

 

TCS 2016

Ângela Borges de Lima; Taliane Pereira Alves. O uso do desenho na construção da aprendizagem na Educação Infantil.

Bruna Lorraine de Lima Vieira; Washington R. de Lima Filho. A música como instrumento facilitador no ensino-aprendizagem na Educação Infantil.

Fabiane Costa dos Santos; Kadinale Paula Fernandes. Dificuldades e êxitos na gestão escolar municipal: desafios e perspectivas.

Fabrícia Mariano. Síndrome de Down: a inclusão na Educação Infantil.

Helena Cândida Ferreira França; Valquíria Pereira Bernardo. Ludo-educação: instrumento de ensino e aprendizagem na alfabetização.

Kamila Santos de Oliveira; Jakeline Ribeiro Tavares. A utilização de softwares educacionais na prática pedagógica dos professores nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Keila Aparecida de Lima; Ana Cláudia Miranda de Oliveira. As percepções dos coordenadores pedagógicos das escolas públicas de Quirinópolis-Go: em relação a provinha Brasil.

Léia da Trindade dos Santos Silva; Iracy da Conceição Pereira. A formação pedagógica do professor para atuar com o lúdico na Educação Infantil.

Letícia Borges da Costa; Thamyres Loyanne Silva de Souza. Avaliação da aprendizagem de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Lucelena Teixeira da Silva; Núbia Régis Francisca da Silva. Influências e contribuição da literatura infantil para a formação do pré-leitor: uma investigação nos Centros Municipais de Educação Infantil de Quirinópolis.

Maiara Silva de Araújo; Nátalia Silva de Araújo. Literatura Infantil e ludicidade nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Maria Aparecida Lacerda; Sílvia dos Santos Teixeira. Lúdico no Ensino Fundamental: ruptura e possibilidades.

 

TCS 2017

Adriana de Freitas Dutra. Filosofia da Criança segundo o método Matthew Lipman.

Andréia Francisca dos Santos; Raffaela Garcia dos Santos. Avaliação na Educação Infantil: um estudo teórico.

Bruna Targino da Silva Clara. A importância das atividades lúdicas nas práticas educativas do ensino infantil.

Carla Adriana Devoti; Marisa Reinalda da Silva. Dificuldades de aprendizagem no processo de alfabetização em alunos nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Chirly Alves de Oliveira. Metodologias de ensino para a arte: diferentes abordagens para os anos iniciais do Ensino Fundamental.

Edilane Bezerra da Silva Oliveira; Rosemeire Aguiar de Oliveira. As dificuldades de aprendizagem vivenciadas no processo de alfabetização.

Evelin Carlos Ferreira. A gestão escolar entre a formação continuada e a qualidade educativa.

Hetienne Vieira Araújo; Virgínia Bueno de Aguiar Cândido. A influência da participação familiar para a melhoria da aprendizagem.

Lorrane Barcelos Silva Clementino. O PIBID e as experiências formativas na Universidade Estadual de Goiás, Campus Quirinópolis.

Maria Amélia Andrade Garcia. Alfabetização e Letramento de Surdos no Ensino Fundamental.

Mariana da Silva; Mônica Layne Silva de Assis. Arte de contar história na Educação Infantil.

Mariangela Tavares Alves; Patrícia Maria Ferreira. Jogos educativos como ferramenta para o ensino de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Suelem Aguiar Barbosa. A importância da Leitura no Ensino Fundamental.

Thalia Alves Ferreira. As práticas pedagógicas do professor de Educação Infantil.

  

TCS 2018

Adreie Fonseca Gregorio dos Santos; Juliana Silva Santos. A ludicidade nos anos iniciais do Ensino Fundamental I.

Alessandra Silva Costa. Dificuldades de aprendizagem no processo de alfabetização.

Andrea Rodrigues Ribeiro. Franciele Ferreira Silva. Ensino da Matemática na Educação Infantil: perspectivas e práticas.

Aparecida de Passos Lima Rodrigues. O grafismo infantil uma contribuição para o desenvolvimento cognitivo.

Carolina Parreira Domingues. Cintia Lemes da Silva. O ensino da Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Daline Mariana Dos Santos Machado. Desafios em alfabetizar e letrar.

Daniela Pereira De Souza. A importância de desenvolver o hábito da leitura na Educação Infantil.

Ester Sampaio Oliveira; Thais Da Silva Santos. Brincadeiras: controvérsias entre passatempo e atividades pedagógicas.

Eugênia Soares De Melo. As dificuldades no processo de alfabetização de crianças com deficiência visual.

Havila Camargos Rocha. Estágio supervisionado e a formação do Pedagogo da UEG – Câmpus Quirinópolis-GO.

Lanna Naysla Fernandes Cabral. Raiane Alves Ferro. Literatura Infantil: um recurso didático-pedagógico na formação do aprendiz por prazer.

Lara Thais Alves Oliveira. O processo de alfabetização e letramento para alunos com deficiência auditiva.

Leane Cabral Vieira Conegundes. Gestão Escolar Democrática: a realidade de uma escola de Quirinópolis.

Patricia Rosa Soares; Vanêssa Dias De Freitas. Os gêneros textuais nos anos iniciais do Ensino Fundamental: teoria e prática.

Raquel Carolline Silva Coelho; Jéssica Monique Ramos Medeiros. O significado do Patrimônio Histórico para o Ensino Fundamental I.


 

 

TCC 2019

ANA PAULA MENEZES MORAES & SAMIRA MENDES BARROS. Psicomotricidade e o desenvolvimento infantil: contribuições para a prática educativa na pré-escola

BEATRIZ CRISTINA RIBEIRO. As contribuições da equoterapia na educação inclusiva

CLAUDIANE DOS SANTOS & JOANA LIVANIA E. DA SILVA. Os recursos audiovisuais como estratégia de ensino aprendizagem da matemática no Ensino Fundamental I

DAIANE PEREIRA DOS SANTOS ESTEFANE SERAFIM OLIVEIRA. Transtornos do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) nos anos iniciais do Ensino Fundamental

FABIANA PEREIRA BRITO. Educação para a diversidade: reflexões sobre a diversidade em sala de aula

FERNANDA ALVES SOARES. Os Jogos e atividades cantadas para o acervo motor: princípios para o desenvolvimento

FRANCIELY BERNARDO DE FREITAS & THAÍSA PINHEIRO DE ALMEIDA. A importância da ludicidade no processo de ensino e aprendizagem para alunos com transtornos do espectro autista de 4 a 6 anos.

GABRIELA CARVALHO MÁXIMO. O desenvolvimento do ensino e aprendizagem para crianças surdas de 4 a 6 anos do município de Quirinópolis de 2013 a 2017

IULY SILVA & PATRICIA CANDIDA DOS SANTOS. A prática docente no processo de alfabetização e letramento

KESSIA DE MACEDO MEDEIROS. Contexto histórico e a importância do livro didático para a qualidade da educação pública no Brasil

LUANA DA SILVA MACIEL. As brincadeiras no imaginário infantil e as possibilidades contributivas para o processo de ensino aprendizagem

MARCIA REGINA & ALINE DE FRANÇA. A importância da contação de histórias para alfabetização no Ensino Fundamental I -

OZANA BATISTA DOS SANTOS & PATRÍCIA O. MARCACINE. A música como subsídio para o processo ensino aprendizagem

PRISCILLA LOPES DA SILVA. Jogos e brincadeiras na Educação Infantil

RAYANNE KAROLINNE DE JESUS MARTINS. Dificuldades de aprendizagem: na leitura e escrita dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental I

YANNA KERLEY RODRIGUES GONZAGA. O Papel das emoções no desenvolvimento da criança

 

 TCC 2020

ANA LUIZA DOS SANTOS ALVES. A Música e suas Contribuições Formativas para a Primeira Infância.

ANNA THAYSE SOBRINHO CARVALHO. O atendimento a criança na educação infantil em Quirinópolis-GO, na pandemia do covid 19.

BRUNNA KAROLINY DA SILVA SANTOS E PAMELLA ARAÚJO DE JESUS. Filosofia no Ensino Fundamental e suas contribuições para o desenvolvimento e autonomia da criança.

CAMILA KATHELIN PEREIRA FREITAS E THAÍS APARECIDA DA SILVA. O desenvolvimento da interculturalidade por meio dos projetos escolares no Ensino Fundamental I.

CARLLA ESMERINO DOS SANTOS E LARISSA SILVA GONZAGA MARÇAL. Literatura infantil e formação de leitores: a importância dos textos do campo artístico-literário para a Educação Infantil e Anos iniciais do Ensino Fundamental.

CÉLIA FERREIRA DA COSTA SANTOS E RANDRIÉLLY MARCELA LIMA CABRAL. A Arte na Educação Infantil e sua Relação com o desenvolvimento da criança.

CONCEIÇÃO DE MARIA CARDOSO DE OLIVEIRA. O Brincar na Educação Infantil.

FABIANA ALVES DE OLIVEIRA SILVA. Literatura Infantil Nos Anos Iniciais: Um Caminho Para A Leitura da Obra De Lygia Bojunga Nunes.

GABRIELE XAVIER RODRIGUES E PALLOMA RODIGUES TOSTA. O Lúdico e a Formação Docente no Curso de Pedagogia da UEG – Quirinópolis.

LÍVIA FACURY NASSER E LUCIANA DOS SANTOS ARAÚJO. BNCC e Educação Infantil: desafios e perspectivas para sua implantação.

MÁRCIA CRISTINA DE SOUZA SANTANA E NAIANE APARECIDA MENDONÇA. TDAH em sala de aula: a importância do professor no desenvolvimento do aluno.

MARGARIDA REGINA DE OLIVEIRA. Gestão da escola pública em Quirinópolis em tempos de pandemia do covid 19.

MARIANA CLARA ARAÚJO OLIVEIRA E TIFHANY LORENA FERREIRA MARQUES. A prática pedagógica do professor de matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental e a pandemia do covid 19.

NADYNNE F. BARBOSA E THAIS NOGUEIRA TOMAZ. Formação continuada de docentes alfabetizadores: desafios e perspectivas.

PATRICIA MORAIS SILVA. A Contação de Histórias na Educação Infantil como Prática Pedagógica para o Desenvolvimento da Comunicação Oral.

VANESSA GOMES DA SILVA. Método Montessori: processo de ensino aprendizagem na Educação Infantil.

 

 TCC 2021

Ana Beatriz e Heloisa. As técnicas de Avaliação Escolar e sua relevância para o processo ensino-aprendizagem

Ana Claudia e Géssica. O potencial pedagógico e formativo das Artes Plásticas na Educação Infantil e Séries Iniciais.

Anna Caroliny e Simony. A importância da Psicomotricidade no processo de Alfabetização

Ariadinny. Educação ambiental nos anos iniciais.

Ariela e Waisla. Importância do Brincar na Educação Infantil.

Fernanda e Simonyse. Contribuições da Literatura Infantil para o desenvolvimento integral da criança.

Gabryele e Ana Carolina. A importância do Planejamento docente para a condução do processo ensino-aprendizagem nas Séries Iniciais.

Jaciele e Karoline. Karoline. Recursos Didáticos e suas contribuições para a efetividade do processo ensino- aprendizagem.

Janaina e Késsia. Evasão Escolar na Educação de Jovens e Adultos (EJA): um estudo inicial.

Layne Ribeiro. A importância da obra infanto-juvenil de Monteiro Lobato para a formação de novos leitores.

Leandra e Tallyne. Alfabetização de Crianças Cegas na Rede Municipal de Quirinópolis

Luana. Alfabetização da criança com Disortografia

Lucélia e Cinthia. O uso de Tecnologias no Ensino da Matemática nas Séries Iniciais.

Paula Letycia. A transposição do ensino presencial para o ensino remoto durante a pandemia do covid- 19 em uma escola pública municipal de Quirinópolis.

Paulina e Rosele. Desafios da Educação Inclusiva na Educação Básica

Taíza. Alfabetização da criança Autista

Vitória e Júlia Antunes. Jogos digitais no processo ensino –aprendizagem.

Winia e Diovanna. A inserção da Música no processo ensino- aprendizagem na Pré-Escola.

 TCC 2022

Adrielly Borges Silva e Simony Vieira Dantas. Inclusão digital nas escolas dos anos iniciais do ensino fundamental.

Aline Ferreira de Oliveira e Valdina Medrado dos Santos. A importância do brincar na educação infantil.

Ana Carolina Dias de Melo e Debora Alves de Queiroz Oliveira. Atribuições da Psicopedagogia na educação escolar.

Bruna Helena Alves e Leticia de Oliveira Miranda. Os desafios dos docentes com as aulas remotas durante a pandemia do campus sudoeste-UEG.

Carla Costa Oliveira e Lidiane Natally dos Santos Teodosio. Jogos e brincadeiras na Educação Infantil: uma pesquisa na rede municipal de Quirinópolis.

Carla Cristina da Silva e Leidiane de Jesus Rodrigues. O desenvolvimento da aprendizagem de crianças autistas

Cristiele Pereira da Silva. A diversidade de textos da Literatura na Educação Infantil na formação de leitores da Educação Infantil.

Fabíola Cristina da Silva e Jannine Alves Costa. Currículo nas licenciaturas prepara para a vida escolar?

Flávia Ribeiro Xavier. Inclusão de estudantes com deficiência em uma escola pública de Goiás: estrutura da escola e qualificação dos profissionais.

Giovanna Faria Assaf e Silvino Gabriel Ferreira da Silva. A importância da psicomotricidade para o desenvolvimento infantil: contribuições didáticas.

Jennyfer Estevam Ferreira. O Desenvolvimento psicomotor do corpo no processo de ensino e aprendizagem.

Joyce Borges Medeiros e Leidileila Lacerda Bento Silva. A relação entre tarefa escolar e violência doméstica.

Juliana Marcela da Silva Rodrigues. Inteligências Múltiplas e suas aplicações nos anos iniciais de Ensino Fundamental

Karen Cristina Dias Oliveira e Brenda Bessa Araujo. A importância da Equoterapia no desenvolvimento de crianças com TDAH.

Kárita Naiane Ferreira da Costa e Amanda Eusébia Lima. A importância do ensino de história para crianças do ensino fundamental.

Luara Patricia Guimarães Castro e Wyllienny Souza Pontes. A inclusão de pessoas com deficiência visual na inclusão nas escolas públicas da educação Básica da cidade de Quirinópolis.

Lylandra Andressa Silva Santos e Michele Araújo dos Santos. A inclusão da criança com Síndrome de Down no ambiente escolar

Nádya Cristina Ribeiro Ferreira e Isabela Rodrigues dos Santos. As contribuições de Anísio Teixeira para a educação pública brasileira.

 

Aline de Jesus Ferreira. A importância do lúdico para pré-alfabetização na educação infantil.

Ana Alice P Aureliano Costa. O cuidado familiar da criança autista.

Andressa Alves Soares. Riscos e benefícios do uso do celular nos anos iniciais.

Aurélio Norberto da Silva. A eficácia dos jogos pedagógicos de alfabetização.

Cátia Renata Trombini. Escola Municipal Rural Antônio Sabino Tomé: de multisseriada a escola polo.

Cleonice Teixeira Raymundo. Jogos e Brincadeiras.

Cristina Ap Coelho do Prado. O trabalho pedagógico com as crianças com transtorno opositor desafiador (TOD) nos anos iniciais.

Daniella Martins Caldeira. A questão do trabalho pedagógico psicomotor na educação infantil.

Daniella Martins Caldeira. A questão do trabalho pedagógico psicomotor na educação infantil.

Eurípedes Rezende Alves. O trabalho da equoterapia com pessoas autistas.

Fernanda Sainça do Prado. Desafios e estratégias pedagógicas para a educação de crianças com altas habilidades na educação infantil.

Franciele Olaine F. de Oliveira. A questão didática no processo escolar da criança na educação infantil.

Gabriela Santana Borges. Inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais em uma instituição pública de ensino fundamental: interface família e escola.

Geovana Oliveira Bessa. A educação inclusiva nos anos iniciais do ensino fundamental.

Guilherme Alves de Oliveira. A importância dos jogos de regras no desenvolvimento cognitivo nos anos iniciais.

Iracema Zuliani de Moraes. A Questão da mordida na Educação Infantil: Compreensão, Prevenção e Abordagem Sensível.

Jaqueline Neves de Oliveira. Letras que libertam: alfabetização de adultos e empoderamento pessoal.

Josileide dos Santos Lima. A aprendizagem e o cuidado com a criança na Educação Infantil.

Larissa Maria Corrêa Bessa. A questão do Autismo nos anos iniciais.

Larissa Silva Oliveira Piaia. A Importância da Psicomotricidade no Cuidado Com a Criança Autista na Educação Infantil.

Lorraine Medeiros Cardoso. Alfabetização de Crianças Surdas nos Anos Iniciais.

Luciana Aparecida Da Silva. O papel da literatura para o desenvolvimento da criança na educação infantil.

Luciana Tereza Mota. Profissionais de apoio na promoção de inclusão de acadêmicos(as) com deficiência na UEG, Campus Sudoeste, Sede Quirinópolis: desafios e perspectivas.

Ludmilla Silva Calacio. Inclusão e desenvolvimento: a jornada educacional dos alunos com deficiência nos primeiros anos do ensino fundamental.

Maria Ap Alves de Oliveira. Formação continuada de pedagogos no espaço escolar.

Michele Alves Oliveira. A importância do lúdico no ensino fundamental comparado com educação infantil.

Quéren H. Freire Lacerda. O ensino de matemática para crianças autistas.

Rainara Paula da Silva. A importância da literatura infantil como elemento lúdico na alfabetização.

Ranikelly Letícia F da Silva. Educação Inclusiva alunos com surdez.

Ricássia Fernandes dos Santos. A importância do brinquedo no desenvolvimento neuromotor da criança nos anos iniciais.

Suelane Campos de Oliveira. As dificuldades do Processo de alfabetização e letramento nos anos iniciais.

Suelen da Silva Diogo. A importância da formação para a leitura nos anos iniciais como recurso pró-letramento.

Thaís Cristina S S Queiroz. O brincar na educação infantil como recurso pedagógico.

Viviane Ferreira Machado. Desenvolvimento socioemocional na educação infantil.

 
 
 

 

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