A diversificada formação intelectual do nosso atual quadro docente leva-nos a organizar nossa produção acadêmica (seja em pesquisa, seja em extensão) em linhas específicas, a partir das quais nosso corpo docente cria vínculos de identidade e produção, enquanto nosso corpo discente tem à sua disposição uma diversificada possibilidade de adesão a campos de produção intelectual. Desse modo, nosso corpo docente organiza-se nas seguintes linhas:
Os estudos acerca do Imaginário e das Representações, fundamentais para a análise dos movimentos sociais e políticos, são objetos privilegiados da História Social. Partindo da premissa de que as Representações Sociais são compostas pelas memórias dos diversos Sujeitos, e entendendo que a Memória é um campo aberto de disputas sociais, de confrontações políticas e econômicas, buscando definir qual História deve ser resultante de quais memórias, constatamos que a memória histórica constitui uma das formas mais poderosas e sutis de dominação e legitimação de poder. Desse modo, a presente linha abarca docentes que se interessam pelas reflexões relacionadas às disputas por memória, poder e legitimidade social, tendo por base tanto o chamado “tempo presente”, quanto às relações sociais e de poder que se estruturaram no Brasil colonial, imperial e republicano.
Corpo docente: Prof. Dr. Hamilton Afonso de Oliveira, Prof. Dr. Júlio Cesar Meira, Prof. Me. Eron Meneses de Amorim.
A Linha de Pesquisa em Teoria da História e Historiografia Goiana tem como proposta, em primeiro lugar, reunir docentes e pesquisadores que, em sua prática cotidiana, seja no campo da pesquisa ou da sala de aula, busquem refletir sobre a relação entre o fazer histórico e sua consequente elaboração e reflexão crítica. Em segundo lugar, congregar docentes e pesquisadores que tenham como temática de ensino e pesquisa o debate sobre a produção historiográfica em Goiás, desde os primeiros cronistas e viajantes do século XVIII e XIX, até a produção acadêmica recente nas instituições de ensino superior no Estado.
Corpo docente: Prof. Dr. Itelvides José de Morais, Prof. Dr. Julierme Sebastião Morais Souza.
Há mais de um século os estudos dos fenômenos religiosos deixaram de ser um domínio exclusivo da Teologia, ou das Ciências da Religião. Sua incorporação pela Antropologia, Sociologia, Geografia e História trouxe a tais estudos uma versatilidade e abordagens impensadas em tempos anteriores. Embora, por um lado, sua apropriação por tais ciências tenha gerado embates epistemológicos importantes para a compreensão do fenômeno religioso em sua esfera propriamente social, por outro, a demasiada racionalização desse conceito ofuscou, em certo momento, uma dimensão essencial para sua compreensão, algo que Rudolf Otto chamou de esfera “não-racional”, cuja esteira de discussão acabou se embasando em boa parte dos estudos culturais. A partir destas problemáticas, a presente linha abarca docentes cujos objetos de estudo e reflexão envolvem a religião seja em sua esfera social, ou fenomenológica.
Corpo docente: Prof. Dr. André Luiz Caes, Prof. Dr. phil. Robson Rodrigues Gomes Filho.
Uma vez que a realidade social e histórica ocorre fundamentalmente por meio de relações sociais, tendo como base essencial a produção e prática discursivas, tomamos como elemento norteador das experiências humanas no tempo – seja pela forma como os indivíduos percebem o tempo, ou como eles se percebem no tempo – a sociabilidade (enquanto relações sociais de convívio e de poder) e a historicidade (enquanto elemento de percepção de si e dos grupos em relação a contextos históricos que lhes permeiam), ambos como fomentadores das práticas e relações sociais históricas. Quando lançadas tais reflexões no âmbito da Educação somos defrontados com a necessidade de reflexões e indagações tanto das práticas e representações do Ensino de História, quanto das sociabilidades dos grupos, que permeia o desenvolvimento de práticas de inclusão/exclusão. Desse modo, a presente linha de pesquisa abarca docentes que estão inclinados a projetos de pesquisa e extensão relacionados direta ou indiretamente com reflexões históricas acerca do ensino de história e também das sociabilidades e práticas de inclusão.
Corpo docente: Prof. Dr. Flávio Reis dos Santos, Prof.ª Ma. Araly Cristina de Oliveira, Prof. Me. Marcelo Benfica Marinho, Prof.ª Ma. Paula Roberta Chagas, Prof.ª Esp.ª Leoneide Alves de Oliveira Batista, Prof.ª Esp.ª Maria de Fátima Palhares Alexandre.