Desde o ano de 1987, o Câmpus Morrinhos (antiga FECLEM) abriga um curso de licenciatura em História, e que já está em sua vigésima oitava colação de grau, tendo contribuído com centenas de profissionais licenciados que, em sua maioria, atuam, tanto em Morrinhos quanto nas cidades adjacentes, na educação básica e, em muitos casos, superior, tanto das redes públicas de ensino quanto das instituições privadas.
No início de suas atividades, há trinta e um anos, o curso de História do câmpus Morrinhos contava com treze professores, dos quais, um Mestre em Administração Educacional e doze professores especialistas. No ano seguinte, 1988, o curso teve o primeiro professor a concluir o Mestrado na área de História. Atualmente o Curso de História possui um quadro docente composto por doze professores regulares, originários do curso ou que atuam permanentemente, se dividindo em mais de dois cursos de licenciatura, por conta de suas formações específicas. Além deles, pelo menos mais três professores lotados em outros cursos ministram disciplinas no curso de História, principalmente disciplinas de Núcleo Comum. Dos professores regulares, dez são efetivos, sendo oito deles em regime de trabalho integral, dos quais seis em Regime de Tempo Integral de Dedicação à Docência e à Pesquisa (RTIDP) e um em regime de trabalho parcial de vinte horas. A titulação dos efetivos pode ser esboçada em: sete Doutores (sendo dois pós-doutores); três mestres (sendo um cursando Doutorado). Dos quatro professores do quadro temporário que atuam no curso, temos um Mestre e um especialista. Além desses professores, o curso tem o atendimento integral de uma professora especialista que atua como professora de apoio para o suporte à acadêmicos com deficiências físicas e/ou de aprendizagem.
Além das disciplinas e dos componentes curriculares obrigatórios, como Estágio Supervisionado e Atividades Complementares, o curso de História investe na formação extra-classe dos alunos, bem como em espaços para debates e compartilhamento de conhecimentos; são eventos como a Semana de Curso, Simpósios, Mesas Redonda, Aula Magna no início de cada ano letivo, participação nas Semanas de Iniciação Científica, tanto no próprio câmpus quanto em outros, por se tratar de um evento periódico regular da Universidade Estadual de Goiás. No ano de 2015 o curso de História do câmpus Morrinhos sediou IV Simpósio Nacional (e I Internacional) de História da UEG, que se consolidou como evento principal dos cursos de História da UEG, que acontece periodicamente a cada dois anos em câmpus diferentes. Este referido evento, coordenado pelo corpo docente do curso, e que hoje compõe a maioria dos docentes da presente proposta de APCN, contou com palestrantes, conferencistas e participantes nacionais e internacionais engajados na discussão, percepção e reflexão de inúmeras possibilidades de pesquisa que tangem a discussão entre sujeitos e estruturas na história, somando um total de 1100 inscrições e 460 pesquisas apresentadas em 29 simpósios temáticos.
No que tange o processo de formação continuada dos professores do curso, bem como a chegada de novos professores com formação sólida, sobretudo em razão dos concursos realizados pela UEG nos anos de 2004, 2010 e 2014, houve importante contribuição para uma diversificada formação intelectual do nosso atual quadro docente, permitindo-nos a organizar nossa produção acadêmica (seja em pesquisa, seja em extensão) em linhas específicas, a partir das quais nosso corpo docente cria vínculos de identidade e produção, enquanto nosso corpo discente tem à sua disposição uma diversificada possibilidade de adesão a campos de produção intelectual. São quatro as Linhas de Pesquisa, oficializadas na última versão do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), chancelado no ano de 2015: Memória, Imaginário e Representações Sociais; Teoria da História, Metodologia e Historiografia Goiana; História e Religião; e Diversidade, Didática e Ensino de História.
Assim, o presente curso de graduação parte do pressuposto de que o homem é um ser histórico e a história é produto de suas relações com a natureza e com seus semelhantes na busca de sua auto-reprodução e da significação das suas ações e existência. Nessa perspectiva, o homem é, ao mesmo tempo, sujeito e objeto do conhecimento histórico, tomado em suas dimensões social, econômica, política e cultural, e a História a ciência que aspira a apreender a totalidade do significado das ações humanas situadas no tempo e no espaço.
Tendo em vista concretizar essa aspiração, o curso de História da UEG-Morrinhos tem como missão formar professores com amplo domínio do conhecimento histórico, bem como dos seus processos de produção e dos saberes necessários ao seu ensino nas séries do ensino fundamental e médio, nas modalidades regular e Educação de Jovens e Adultos. Este currículo contém, portanto, os elementos necessários à formação do profissional da História capacitado para realizar tanto o ensino dos conteúdos da disciplina quanto para produzir e difundir o conhecimento histórico.
A formação desenvolvida em nosso curso se articula em torno de quatro núcleos de disciplinas: núcleo comum, composto por disciplinas oferecidas em comum a todos os cursos da Universidade Estadual de Goiás; núcleo de modalidade licenciatura, composto por disciplinas de formação pedagógica oferecidas em comum a todos os cursos de licenciatura da Universidade Estadual de Goiás; núcleo específico, constituído de conteúdos de áreas de conhecimento afins à História; e núcleo livre. A articulação entre teoria e prática perpassa todas as disciplinas, especialmente no desenvolvimento da prática curricular na forma de projetos interdisciplinares, tendo como ponto culminante a produção de um Trabalho de Curso e a realização do Estágio Supervisionado pelos graduandos. Além dos conteúdos e procedimentos já elencados, prevê-se a participação obrigatória dos graduandos em atividades acadêmicas complementares durante todo o curso.