Grupos de Trabalho

GT 01 – Diversidade e Inclusão

Coordenação:

Profa. Dra. Marlene Barbosa de Freitas Reis (UEG)

Profa. Carla Salomé Margarida de Souza (UEG)

Ementa: Este Grupo de Trabalho (GT), se vincula ao Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Diversidade e Inclusão – GEPEDI/UEG e tem como objetivo discutir o tema da diversidade e da inclusão em espaços escolares e não escolares, em suas múltiplas dimensões. Se justifica ao conceber relevância às questões sociais emergentes, no campo dos direitos humanos, bem como evidenciar aspectos emblemáticos sobre a educação inclusiva no cenário educacional contemporâneo, dando espaço também para abordagem dos desafios do ensino remoto em tempos de pandemia perpassados à educação inclusiva, formação de professores e práticas pedagógicas. A abordagem que as políticas públicas educacionais voltadas para as pessoas minorizadas, como as questões étnico-raciais, de gênero, pessoas com deficiência ou outras necessidades específicas têm recebido pelo Estado. O viés das ações fomentadas por programas sociais e educacionais no enfrentamento da violência nas/das instituições de ensino e em outros contextos sociais, avanços, disputas e lacunas. Relatos de experiências no âmbito da escola como espaço de diálogo e valorização das diferenças e da cultura nas suas diferentes interfaces e que se complexificam no lócus escolar.

  

GT 02 – Estágio curricular obrigatório e saberes docentes 

Coordenação: 

Prof. Dra. Maria de Lurdes Nazário (UEG)

Prof. Me. Silvair Félix dos Santos (UEG)

Ementa: Formação de professores, estágio curricular obrigatório, saberes docentes. Estágio, realidade educacional brasileira e profissão docente. Projeto de Trabalho, interdisciplinaridade e mediação didática.  Inovações didática-pedagógica, práxis do tipo inventiva e transdisciplinaridade. Educação ecossistêmica, ecologia dos saberes e articulação entre razão-emoção-corporeidade nas práticas educativas. Formação docente e didática transdisciplinar. Escolas criativas, criatividade e inovação. 

  

GT 03 – Religião, Educação e Diversidade: diálogos interdisciplinares

Coordenação: 

Prof. Dr. Raimundo Márcio Mota de Castro (UEG)

Ementa: A religião e a educação são institutos sociais produtores e reprodutores de cultura. A lógica desses discursos tem profunda significância na vida social, sendo esta, muitas vezes, moldada pela forma como o ser humano se relaciona com o sagrado, resultando disso a construção de juízo de valores e de uma moral que define a vivência de cada grupo e de como este se relaciona com a diferença. Compreendendo as diversidades como marca do tempo presente, que deve ser respeitada, este GT propõe debater as interfaces dos discursos sobre diversidade que perpassam pelo campo da religião e da educação compreendendo as diversas possibilidades e as diversas produções oriundas das Ciências Humanas e Sociais.

 

GT 04 – Práticas Pedagógicas Criativas e Inovadoras

Coordenação:

Prof. Dr. João Henrique Suanno (UEG)

Profa. Luciene Marques da Silva (UEG)

Profa. Stephany Mayara Sousa de Jesus (UEG)

Prof. Vinícius Fagundes dos Santos (UEG)

Ementa:  Este GT oportuniza a socialização de práticas pedagógicas criativas e inovadoras de professores que vivenciam as realidades nas quais trabalham e conseguem pensar o processo de aprendizagem de seus alunos utilizando-se de metodologias e estratégias de ensino que se destacam por não serem tradicionais e conseguem aliar o prazer de estudar com a construção da aprendizagem por parte dos alunos. Neste GT podem ser contados relatos de práticas pedagógicas criativas e inovadoras de todas as áreas do conhecimento, em todos os níveis do ensino.

  

GT 05 – Perspectivas contemporâneas de educação linguística e de formação de professores/as de línguas

Coordenação:

Profa. Dra. Barbra Sabota (UEG)

Prof. Dr. Hélvio Oliveira (UEG)

Profa. Dra. Viviane Silvestre (UEG)

Ementa: Farão parte deste GT pesquisas concluídas ou em andamento que se fundamentem em perspectivas contemporâneas de educação linguística e/ou de formação de professores/as de línguas. O propósito do grupo de trabalho é reunir estudos que focalizem a prática/formação docente de línguas em um viés problematizador, decolonial e/ou intercultural, fomentando debate ampliado sobre tais perspectivas em contextos locais e globais.

  

GT 06 – Ensino Híbrido: Formação de Professores, Trabalho Docente e Questões Curriculares

Coordenação:

Prof. Dr. Márcio Leite de Bessa (Secretaria Municipal de Educação de Anápolis)

Proa. Ma. Flaviane Pires (Secretaria Municipal de Educação de Anápolis)

Profa. Ma. Kátia Cilene Camargo e Silva (Secretaria Municipal de Educação de Anápolis)

Prof. Me. Tálliton Túlio R. Leonel de Moura (Secretaria Municipal de Educação de Anápolis)

Ementa: Os trabalhos apresentados a este GT, tem como finalidade refletir sobre as Práticas Exitosas no Ensino Mediado pelas Tecnologias e a Formação de Professores tendo como referência a Base Nacional Comum Curricular e a formação humana nas demandas atuais no contexto da Pandemia.  

 

GT 07 – Literatura, artes e (ex) centricidade

Coordenação:

Profa. Dra. Lucia Gonçalves de Freitas (UEG)

Profa. Dra. Maria Eugênia Curado (UEG)

Profa. Dra. Veralúcia Pinheiro (UEG)

Ementa: Um marco transformador da linguagem e da temática artística foi, indubitavelmente, a reviravolta ocorrida na Idade média e o surgimento dos tempos modernos com a Revolução Industrial (1879) e as mudanças na economia. A época modernizou-se e com ela veio o mundo burguês, prosaico e aparentemente liberal. A obra de arte perde sua aura por meio da reprodutibilidade técnica (BENJAMIN, 2012) e Gutenberg (1398-1468), com os tipos móveis, muda radicalmente os meios de impressão gráfica e os jornais passam a circular no âmbito da burguesia e a publicar os folhetins, ao gosto da nova classe em ascensão. Paradoxalmente, na mesma medida em que o capital girava na nova sociedade o marginalizado, o pária sustenta de modo enviesado as dicotomias da nova classe. Seria, portanto, o mal necessário, o visível/ invisível que, no sentido figurado, é todo homem excluído do centro social onde as coisas oficiais acontecem. São seres dos quais são destituídos os valores de cidadania e se configuram como anormais, miseráveis, prostitutas, drogados, bêbados, loucos, vulgos, profanos, viados, leprosos, negros, moradores de rua, mulheres. Tendo em vista a exclusão social, este GT se propõe a refletir sobre as produções literárias brasileiras ou estrangeiras contemporâneas ou não que abordem as singularidades e as pluralidades dos sujeitos e vozes comumente silenciadas. Serão aceitos trabalhos cujo enfoque se fundamenta no (ex)cêntrico seja no aspecto da autoria quanto na temática desde que resgate o anormal para dentro da obra de arte literária, visual ou audiovisual. Aceitaremos propostas com diferentes teorias e metodologias desde que: 1) analisem criticamente o processo de segregação tanto na modernidade quanto na contemporaneidade; 2) reflitam sobre a condição social do autor inserido no contexto de sua própria produção; 3) verifiquem a questão da linguagem (literária, cinematográfica, híbrida, musical, visual etc) como veículo de resistência no processo de silenciamento; 4) identifiquem a presença do marginalizado no seio das produções artísticas.

 

GT 08 – Educação, Trabalho e escola

Coordenação:

Prof. Dr. João Roberto Resende Ferreira (UEG)

Profa. Dra. Yara Fonseca de Oliveira e Silva (UEG)

Ementa: O processo histórico da organização do trabalho; o trabalho como ato educativo; a organização do trabalho pedagógico: discussão crítica sobre os conceitos de competências e habilidades; a reestruturação capitalista; a educação como processo sócio histórico e fator de humanização; a escola na trama da sociedade de classes; movimentos sociais e seus processos educativos.

  

GT 09 – Fundamentos da Educação

Coordenação:

Prof. Dr. Ged Guimarães (UEG)

Profa. Dra. Sandra Elaine Aires de Abreu (UEG)

Ementa: Este GT receberá trabalhos que discutem as seguintes temáticas: concepções históricas, filosóficas e sociais da educação. Abordagens filosóficas da educação. As epistemologias do processo educativo.

  

GT 10 – Língua(gem), discurso e ideologia: perspectivas críticas de estudos do discurso e educação linguística

Coordenação:

Prof. Dr. Ariovaldo Lopes Pereira (UEG)

Prof. Dr. Sostenes Cezar de Lima (UEG)

Ementa: Este GT reúne trabalhos que se localizam no campo dos estudos críticos de discurso, com ênfase na linguagem como prática social, abordando elementos de constituição e funcionamento material do discurso: língua, texto, gênero e mídia. Serão tratadas questões sobre práticas discursivas e sua relação com processos de globalização, poder e ideologia, com atenção para estudos que se aportam em princípios e fundamentos da análise de discurso crítica (ADC) aplicados ao estudo de textos escritos, orais e multimodais. Serão contempladas, ainda, pesquisas que se alinham à perspectiva crítico-discursiva na educação linguística.

  

GT 11 – Estudos pós-coloniais, literatura e múltiplas linguagens na cibercultura

Coordenação:

Profa. Dra. Débora Cristina Santos e Silva (UEG)

Profa. Dra. Olira Saraiva Rodrigues (UEG)

Ementa: Este GT busca agregar pesquisas desenvolvidas no âmbito dos estudos pós-coloniais, com ênfase nas literaturas lusófonas, para discussão de questões étnico-raciais, crítica de gênero e diversidade cultural. Destina-se, à apresentação de pesquisas voltadas ao estudo de narrativas autobiográficas e ficcionais de povos subalternos – bem como outras manifestações estéticas consideradas marginais – no contexto da produção ocidental contemporânea, em suas implicações para uma abordagem multicultural e interdisciplinar do ensino de literatura na escola quanto à construção do currículo, seleção de conteúdos e metodologias de ensino e pesquisa. Inclui trabalhos sobre produções artísticas materiais e imateriais contemporâneas, numa cartografia poética da cibercultura, no sentido de problematizar questões relativas a artes de rua e cultura popular (grafites, performances, rap, slam), cinema, artes visuais, produções de ciberpoesia, narrativas hipertextuais e criações digitais.

  

GT 12 – Letramentos, Alfabetização e Tecnologias - LAT

Coordenação:

Prof. Dr. Elson M. da Silva

Profa. Dra. Eliane Gonçalves da Costa Anderi

Ementa: O presente GT propõe acolher produções que envolvam investigações teórico-empíricas sobre as práticas sociais e pedagógicas de leitura e escrita mediadas pelos mais diversos suportes  tecnológicos (analógicos e digitais) e nas diversas áreas do conhecimento e tais como: numeramento, literamento, letramento digital, letramento acadêmico, letramento crítico, alfabetização entre outras.