Submissão de Trabalhos

Orientações para submissão de trabalhos (resumo expandido)

 

INTRODUÇÃO

Resumo expandido dever ter entre 3 e 5 páginas, incluindo as referências bibliográficas. Usar fonte Times New Roman 12, espaçamento entre linhas 1,5, parágrafo justificado. Título em caixa alta. Trabalho fora dessas normas serão recusados.

Para o envio de trabalhos será necessário preparar duas versões: a versão do trabalho identificado e a versão do trabalho não identificado. Na versão do trabalho não identificado deverá ser retirada toda informação que possa identificar o autor do trabalho (nome dos autores, cursos e instituições), inclusive a identificação do usuário no editor de texto (para acessar a opção no editor de texto Word: arquivo à opções à geral (retirar a identificação do nome do usuário e as iniciais).

A introdução deve ser breve, mas precisa mostrar a importância do trabalho e apresentar os fundamentos do estudo: o assunto tratado, os objetivos, as razões de sua elaboração e, se necessário, alguns outros elementos importantes para situar o tema do artigo, do relato de experiência ou do projeto em desenvolvimento.

 

DESENVOLVIMENTO

Esse item pode ser dividido em outros (SE for necessário) (Referencial Teórico-metodológico, Resultados e Discussões – se houver), de acordo com o tema e/ou área de pesquisa e, principalmente, com o tipo de trabalho a ser apresentado: relato de experiência, artigo resultante de pesquisa de iniciação científica ou TCC/monografia/dissertação de mestrado, projeto em desenvolvimento etc.

O referencial teórico é a base de sustentação teórica de um trabalho monográfico. Ele Reflete o nível de envolvimento do autor com o tema e visa familiarizar o leitor com trabalhos existentes relativos ao que tem sido feito, por quem, quando e onde (...) (BASTOS et al., 1995, p. 9). Neste item deve fornecer, a partir da delineação crítica de várias posições teóricas, uma moldura conceitual, que ofereça base para a derivação de hipóteses e sua fundamentação.

Na metodologia deve constar a forma que o trabalho foi realizado, seja ele fruto de pesquisa bibliográfica, ou resultado de um projeto de ensino, pesquisa e extensão. Devem constar neste item, a área que o texto abrange, bem como a descrição sucinta dos procedimentos utilizados e adaptações que o trabalho sofreu (caso tenha ocorrido) para poder seguir em frente.

Os resultados apresentados, não devem apenas ser apresentados e evidenciados, mas, devem ser discutidos e se possível problematizados.

As citações diretas longas, ou seja, aquelas com mais de três linhas, deverão ter seu parágrafo formatado com espaçamento simples, recuo de 4 cm, justificado, sem margem de parágrafo, fonte 11 e com espaçamento simples, deixando-se duas linhas do mesmo tamanho antes e uma depois.

As citações diretas, no texto, com mais de três linhas, devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menor que a do texto utilizado e sem as aspas. No caso de documentos datilografados, deve-se observar apenas o recuo (ABNT – NBR 10520:2002).

As citações diretas com menos de três linhas devem vir entre aspas dentro do texto. Lembre-se que sempre que usar o nome do autor dentro do parêntese o mesmo deve vir em caixa alta. Exemplo: (REIS, 2019, p. 5).

 

Para quadros e tabelas:

quadro_tabelas

 

Os itens mencionados no desenvolvimento do artigo devem ser dispostos de modo a desenvolver objetiva e coerentemente o tema do trabalho e, principalmente, bem fundamentados teórica e metodologicamente. O autor deve cuidar para que não se tornem repetitivos ou sem sequência lógica. Não esquecer que isso é um resumo.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

As considerações finais são o desfecho provisório da argumentação desenvolvida. Nela, deve constar, praticamente, uma resposta ao problema inicial lançado na introdução. Podemos considerar que a conclusão está bem redigida quando ela faz sentido para quem não leu todo o trabalho, ou para quem leu, no máximo, a introdução.

 

REFERÊNCIAS

Listar aqui apenas as obras consultadas diretamente e mencionadas no texto, não só material bibliográfico, mas material iconográfico e/ou audiovisual em geral. Ficar atento(a) às atualizações da norma NBR 6023/2018, da ABNT, sobre referência de material disponível na internet, entre outros.

 

(seguir normas da ABNT – alinhamento à esquerda, espaçamento simples, com 6 PT depois)

EXEMPLO DE REFERÊNCIAS DE LIVROS E ARTIGOS

SOBRENOME, Nomes sem abreviar. Título: subtítulo. In: SOBRENOME, Nome do Autor do Capítulo. Título do capítulo: subtítulo. Edição, Editora, cidade da editora, ano.

BANDEIRA, Lourdes Maria; ALMEIDA, Tânia Mara Campos de. Vinte anos da Convenção de Belém do Pará e a Lei Maria da Penha. Revista Estudos Feministas – UFSC, v. 23, p. 501-517, 2015.

 

EXEMPLO DE REFERÊNCIA DE CAPÍTULO DE LIVROS

SOBRENOME, Nomes sem abreviar. Título: subtítulo. In: SOBRENOME, Nomes sem abreviar (Orgs.). Nome do livro: subtítulo. Edição. Cidade-sigla estado: editora. volume, ano, páginas.

BANDEIRA, Lourdes Maria; ALMEIDA, Tânia Mara Campos de. Em tempos de Didática. In: BANDEIRA, Lourdes Maria (Org.). Didática e prática de ensino. Goiânia-GO: CEPED. 1. ed., v. 1, 2019, p. 1-6.

 

EXEMPLO DE REFERÊNCIA DE ANAIS DE EVENTOS

SOBRENOME, Nomes sem abreviar. Título: subtítulo. In: NOME DO EVENTO, edição, ano, páginas. Anais... Cidade do evento: editora. ano. Disponível em: endereço eletrônico. Acesso em: dia mês (3 primeiras letras) ano.

BANDEIRA, Lourdes Maria; ALMEIDA, Tânia Mara Campos de. In: ENCONTRO ESTADUAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 8, 2019, p. 1-6. Anais... Goiânia: CEPED. Disponível em: endereço eletrônico. Acesso em: 15 jul. 2019.

 

EXEMPLOS DE REFERÊNCIAS DE SITES

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/ConstituicaoCompilado.htm. Acesso em: 20 Out. 2015.

BRASIL. Sistema Único de Saúde. Brasília: CONASS, 2007. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/colec_progestores_livro1.pdf. Acesso em: 21 Out. 2015.

BRASIL. Direito ao mais alto patamar de saúde física e mental. Brasília: Coordenação Geral de Educação em SDH/PR, Direitos Humanos, Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, 2013.

BRASIL. Lei 8.080, de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8080.htm. Acesso em: 20 Out. 2015.

RIO GRANDE DO SUL. Secretaria de Políticas para as Mulheres. Disponível em: http://www2.spm.rs.gov.br. Acesso em: 22 mar. 2017.

SOUZA, Mércia Cardoso de et al. A Convenção Interamericana para prevenir, punir e erradicar a violência contra a mulher (Convenção de Belém do Pará) e a Lei Maria da Penha: âmbito jurídico. Rio Grande, XIII, n. 77, jun. 2010. Disponível em: http://www.ambitojuridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=7874. Acesso em: 18 mar. 2017.

 

 

Template do arquivo: baixar

 

Template para apresentação de trabalhos: baixar