Um grupo de 25 produtores rurais, representante da prefeitura e o presidente da associação dos produtores rurais, estiveram reunidos no dia 06/05/2024, na Universidade Estadual de Goiás – UEG, campus Oeste, Unidade Universitária de Palmeiras de Goiás, para discutirem estratégias a serem adotadas na implantação de pomares de maracujazeiro no município de Palmeiras de Goiás, visando agregar renda para os médios e pequenos produtores rurais.
Esse encontro faz parte do cronograma de atividades do projeto de extensão intitulado “Produção de Frutíferas no Cerrado com o MTMESPA: uma alternativa de renda para os médios e pequenos produtores”, cadastrado na PrE da UEG, coordenado pela professora, Engenheira Agrônoma e Melhorista Vegetal, a Drª. Jôsie Cloviane de Oliveira Freitas, em parceria com o Engenheiro Agrônomo e mestre em Desenvolvimento Rural Sustentável Sidarta Oliveira (Técnico de campo do Senar mais Horticultura). O projeto está inserido no Programa de Extensão intitulado “Restauração florestal, educação ambiental e agricultura sustentável”, coordenado pela professora Drª. Heria de Freitas Teles, o qual visa fortalecer a extensão na área de agrárias da UnU Palmeiras de Goiás, e tem como integrantes a Drª. Jôsie Cloviane e o Dr. Cristhian Epifânio de Toledo. Também conta com o apoio e cooperação do MSc. Diego Simões Fernandes e da Drª. Adriana Aparecida Ribo Ogera.
O projeto “Produção de Frutíferas no Cerrado com o MTMESPA: uma alternativa de renda para os médios e pequenos produtores” está atrelado ao projeto de pesquisa AVALIAÇÃO, SELEÇÃO E RECOMBINAÇÃO DE PROGÊNIES DE MARACUJAZEIRO AZEDO (P. edulis), cadastrado pela PrP, e ao grupo de pesquisa Manejo,Tratos Culturais e Melhoramento de Espécies Perenes e Anuais (MTMESPA) cadastrado no diretório de grupo de pesquisa do Conselho Nacional de Pesquisa e Tecnologia – CNPq pela UEG. E este projeto visa integrar a pesquisa e a extensão, sendo um canal entre a Universidade Estadual de Goiás UnU Palmeiras de Goiás e os pequenos e médios produtores rurais da região, visando levar para a comunidade local informações técnico/científicas sobre a implementação e manutenção de um plantio de maracujazeiro.
Deste modo existem 23 alunos de graduação em agronomia, os quais integram o MTMESPA e estão envolvidos de forma direta ou indireta no projeto de extensão. O primeiro encontro ocorrido no dia 06/05 teve a contribuição dos acadêmicos Andreia Melo, Eduardo Alexandre Braz, João Netto Rizza, João Pedro Rodrigues, Leticia Camargo de Sá, Rayanny Saturnino e Rebeca Amaral.