Com o objetivo de trazer à luz trabalhos em torno das lutas históricas das mulheres e do direito à terra no Brasil, o Proprietas torna público o edital do Prêmio Elizabeth. A proposta homenageia Elizabeth Teixeira, importante líder rural do país.
O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia História Social das Propriedades e Direito de Acesso, conhecido sob a alcunha de INCT Proprietas, é um projeto internacional coordenado pela Professora Doutora Márcia Motta e financiado pelas principais agências de investimento em pesquisa do Brasil (CAPES, CNPq e FAPERJ). Dentro do desafio de promover um maior diálogo com os pares latino-americanos, bem como de ampliar a política de acesso à produção monográfica sobre as diferentes noções de propriedade, o Proprietas torna público o edital do Prêmio Elizabeth.
O objetivo da proposta é premiar o melhor trabalho que tenha as discussões sobre as lutas das mulheres e pelo acesso à terra enquanto fios-condutores de análise. Com a ascensão do governo de Jair Bolsonaro, o debate sobre o direito de acesso à propriedade e a defesa do bem comum – objetos centrais de pesquisas e discussões empreendidas pelo Proprietas – se somaram às outras dramáticas situações que as mulheres vivenciam no Brasil e na América Latina como um todo. O Prêmio Elizabeth foi pensado, portanto, em face do aumento incomensurável do feminicídio e do aumento do machismo enquanto estrutura político-social nesse território.
Sobre a estrutura do prêmio:http://proprietas.com.br/premio-elizabeth-edital-de-convocacao-para-submissao-de-trabalhos-e-divulgado-ao-publico/