Nos dias 2 e 3 de outubro de 2025, será realizada, em Formosa (GO), a II Jornada Universitária em Prol da Reforma Agrária (JURA), um espaço de diálogo e reflexão sobre a permanência da juventude camponesa no campo e os desafios da educação no meio rural.
A programação contará com mesas de debates que reúnem professores, pesquisadores, lideranças camponesas e movimentos sociais. A abertura do evento traz o tema “Os caminhos e os desafios para a permanência da juventude camponesa na terra”, com participação da professora Dra. Francilane Eulália de Souza (UEG/GEPER), de Adonilton Rodrigues Souza (MST – DF Entorno), da professora Danielle Beltrão (Comitê de Educação do Campo em Goiás) e de Rayani Camargo (PPGEO/UEG).
No segundo dia, a mesa terá como foco “A educação do campo em Goiás e Formosa: desafios, enfrentamentos e possibilidades para a reprodução camponesa”, com a presença de Camila Alves (MST), Kerley Magner Lopes Lacerda (Secretaria de Educação Municipal de Formosa), Márcio Gomes (MST), Maria da Solidade (Assentamento Vale da Esperança) e o professor Dr. Edson Batista da Silva (UEG/GEPER/PPGEO).
O evento é organizado por diversas entidades e movimentos sociais, com destaque para a atuação do GEPER (Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Reforma Agrária da UEG), que participa ativamente na construção da programação e na mediação dos debates. A participação do grupo reforça o compromisso da Universidade Estadual de Goiás com a produção de conhecimento crítico e com a luta pela valorização da educação no campo.
A II JURA Formosa 2025 reafirma a importância da integração entre universidade, movimentos sociais e comunidades camponesas na defesa da educação pública, gratuita, de qualidade e comprometida com a realidade dos povos do campo.