Conheça os Grupos de Trabalho do XVIII ENFOPLE

Conheça os Grupos de Trabalho do XIX ENFOPLE:

 

GT 1 - Formação de professoras/es de línguas

Coordenadora: Cristiane Rosa Lopes (UEG) e Vitor Sávio de Araújo Gomes (UNIGOIÁS/SEDUC-GO)

 

O GT de Formação de professoras/es de línguas tem como objetivo refletir sobre questões que perpassam a área de formação de professoras/es de línguas, oportunizando espaço para que pesquisas, projetos e relatos de experiência (concluídos ou em andamento) sejam discutidos. Nessa proposta, reuniremos trabalhos fundamentados em perspectivas contemporâneas, que nos ajudem a repensar nossa práxis docente, tendo em vista a construção de uma sociedade com mais justiça social.

 

GT 2 - Educação linguística

Coordenadora: Jhuliane Evelyn da Silva (UFOP) e  Valéria Rosa da Silva (UEG)

No Grupo de Trabalho sobre Educação Linguística, é nosso objetivo acolher pesquisas que lidem com a sala de aula de línguas e suas/seus agentes, de professoras/es e alunas/os a coordenação e comunidade externa, no sentido de um trabalho voltado não somente ao ensino e à aprendizagem de línguas, mas à formação desses sujeitos para sua participação ativa e crítica na sociedade em que vivem. Portanto, convidamos pesquisas em andamento e já finalizadas, bem como relatos de atividades que possam contribuir para a discussão sobre os desafios e as complexidades envolvidas no cotidiano de sala de aula de línguas e para o compartilhamento de experiências voltadas à educação linguística.

 

GT 3 - Letramentos

Coordenadora: Michely Gomes Avelar (USP/UEG) e Carla Conti de Freitas (UEG)

O GT de Letramentos objetiva reunir propostas de comunicação relacionadas aos estudos dos letramentos, novos letramentos e multiletramentos no contexto do ensino de línguas e na formação de professoras/es de línguas. Nesta perspectiva, serão bem-vindas contribuições de pesquisas e estudos finalizados ou em andamento, assim como relatos de práticas e experiências, que articulem acerca das possibilidades linguísticas e processos educativos conectados aos estudos dos letramentos.

 

GT 4 - Educação linguística na infância

Coordenadora: Giuliana Castro Brossi (UEG) e Prof. Dr. Alex Alves Egido (UFMA)

O GT de Educação linguística na infância espera acolher propostas que problematizem a formação docente e a educação linguística com crianças em diferentes contextos, que apresentem projetos inter/transdisciplinares de ensino de línguas com crianças, vivências locais, praxiologias desenvolvidas no chão das escolas. Recepcionamos também estudos que abarcam as políticas linguísticas e curriculares para a educação linguística crítica em inglês (e outras línguas) com crianças de todas as idades.