A Universidade Estadual de Goiás (UEG) por meio do Centro de Ensino e Aprendizagem em Rede (CEAR) prossegue em seu processo de internacionalização com a participação do Prof. Dr. Ulisses Terto Neto (Direito/CEAR-UEG) na segunda reunião plenária da International Thematic Network, "Decolonizing Education and Research on Migration" (DERM), organizado pelo Centro de Estudos Sociais sobre Migração e Refugiados (CESSMIR) do Departamento de Serviço Social e Pedagogia Social da Universidade de Ghent, que ocorreu de 29 de junho a 1º de julho, em Ghent, Bélgica.
A segunda reunião plenária juntou acadêmicos, pesquisadores e organizações da sociedade civil da África do Sul, Bélgica, Brasil, Chile, Índia, Itália, Holanda, Paquistão, Palestina, México e Tunísia, a fim de discutir as ramificações políticas, sociais e econômicas da educação decolonial, migração e direitos humanos. Houve debates sobre mudanças no discurso e nas práticas decoloniais, reunindo uma ampla gama de disciplinas, de forma a avaliar padrões e variantes de migração em face de fatores tais como violência, alterações climáticas, economia internacional, e a persistente incógnita política que levam milhões de pessoas à procura de um novo lar em todo o mundo.
O Prof. Dr. Ulisses Terto Neto (Direito/CEAR-UEG), que pesquisa pessoas defensoras dos direitos humanos na América Latina e é docente do CEAR, disse que participar da segunda reunião plenária do DERM foi a consolidação da parceria entre a academia uegiana e a academia mundial, contribuindo para o processo de internacionalização da UEG: “Os debates sobre como a herança colonial ainda influencia negativamente os aspectos políticos, sociais, culturais e econômicos de povos vítimas da colonização europeia levaram-nos a compreender a urgente necessidade de se avançar na educação decolonial, de forma a levar o conhecimento teórico de nossa própria historia à práxis decolonial, que permita a construção de uma nova sociabilidade em África e na América Latina, por exemplo. A visita ao Africa Museum (https://www.africamuseum.be/en), como parte da programação da segunda plenária DERM, marcou-nos profundamente, posto permitiu-nos examinar a história da violência colonial genocida belga contra povos africanos e, por conseguinte, fez-nos consolidar a compreensão da relevância das lutas decolonais no mundo”.
Participantes da segunda reunião plenária da International Thematic Network, "Decolonizing Education and Research on Migration" (DERM), organizado pelo Centro de Estudos Sociais sobre Migração e Refugiados (CESSMIR) do Departamento de Serviço Social e Pedagogia Social da Universidade de Ghent, que ocorreu de 29 de junho a 1º de julho, em Ghent, Bélgica.
Dando prosseguimento ao processo de internacionalização da UEG, o Prof. Dr. Ulisses Terto Neto (Direito/CEAR-UEG) participou ativamente, entre os dias 2 e 5 de julho, juntamente com toda a equipe do DERM, da 22nd IMISCOE Annual Conference “Decentering Migration Studies”, organizada pelo Institut Convergences Migrations, no Campus Condorcet e Aubervilliers, em Paris, França. Na ocasião, o Prof. Dr. Ulisses Terto Neto (Direito/CEAR-UEG) participou do workshop “The Unescapable Borders of Knowledge (Re)production in ‘Migration Studies’. Critical Reflections on De/colonising Pedagogies”, no qual apresentou o artigo “CRITICAL PEDAGOGY AND HUMAN RIGHTS NARRATIVE: From Decolonial Education in Online Classroom to Decolonial Praxis in Students’ Lives”.
Prof. Dr. Ulisses Terto Neto (Direito/CEAR-UEG) apresentando o trabalho “PEDAGOGIA CRÍTICA E NARRATIVA DE DIREITOS HUMANOS: Da Educação Decolonial em Sala de Aula Online à Práxis Decolonial na Vida dos Estudantes” na 22nd IMISCOE Annual Conference “Decentering Migration Studies” em 3/7/25, Paris, França.
O Prof. Dr. Ulisses Terto Neto adicionou: “A UEG, por meio do Projeto DERM, dialoga construtivamente com pesquisadores e pesquisadoras de várias partes do mundo sobre temas migratórios, educação emancipatória e direitos humanos, o que tem criado oportunidades de convênios acadêmicos, espaço para networking entre academia e organizações da sociedade civil que atuam em temas relacionados aos direitos humanos. Pode-se dizer, portanto, que a articulação com as universidades participantes do Projeto DERM tem gerado novas oportunidades para a internacionalização da UEG.”