O ciberespaço foi criado por meio do trabalho colaborativo de grupos de pessoas e abriga incontáveis, diversos e distintos agrupamentos, dentre eles, as redes de aprendizagem online e comunidades virtuais de aprendizagem (CARVALHO, 2009).
As comunidades virtuais são redes virtuais de comunicação interativa, que se organizam em torno de interesses comuns e compartilham valores, interesses, metas e posturas de co-atuação e apoio mútuo, por meio de interações sistemáticas no universo on-line, no ciberespaço (RHEINGOLD, 1993). Já as comunidades virtuais de aprendizagem são constituídas a partir de interesses comuns de conhecimento estabelecidos em um processo cooperativo.
A interação entre os participantes de uma comunidade virtual de aprendizagem cria espaços que privilegiem a co-construção do conhecimento e uma nova concepção de aprendizagem (MOSSOI; FLORES; BEHAR, 2007).
Neste novo contexto, buscam-se diversas maneiras de ensinar e aprender, novas práticas de aprendizagem baseadas no trabalho em rede, colaboração e inclusão. As comunidades virtuais de aprendizagem priorizam a interação social, o trabalho cooperativo e a aprendizagem colaborativa, onde todos os sujeitos têm o mesmo direito de participação. O sujeito assume o papel ativo na construção do seu conhecimento de acordo com tema da comunidade e o professor tem o papel de orientador. Para Lévy (1999) “a direção mais promissora, que por sinal traduz a perspectiva da inteligência coletiva no domínio educativo, é a da aprendizagem cooperativa”.
Segundo Magdalena e Costa (2005), as comunidades virtuais de aprendizagem promovem um novo modo do ser, de saber e de apreender, criando novos desafios, que implicam novas competências e novas formas de construir conhecimento. Elas permitem a configuração de novos espaços de interação e de aprendizagem, novos ambientes nos quais as praticas educativas estão sendo constantemente desenvolvidas por meio das ações em rede, do trabalho colaborativo, que contribui para o desenvolvimento do pensamento crítico, a co-criação do conhecimento, a reflexão, a reconstrução de significados e a aprendizagem transformadora.
Neste cenário, a docência tem um novo significado, um novo papel, para o que se faz necessária a permanente capacitação, que possibilite o desenvolvimento de novas percepções e competências, dentre as quais a competência digital e a colaborativa.
Na UEG, procura-se desenvolver o ensino e aprendizagem em rede por meio de ações colaborativas no âmbito das atividades de ensino, pesquisa e extensão, em sintonia com os avanços científicos e das tecnologias digitais de informação e comunicação, especialmente, com a utilização da educação aberta e a distância – EAD.
Nesse sentido, o Centro de Ensino e Aprendizagem em Rede – CEAR, da Universidade Estadual de Goiás – UEG, é responsável pela promoção da cultura de ação em rede e pela capacitação da comunidade acadêmica da Instituição para atuar de forma colaborativa por meio do universo online e utilização de recursos digitais. Para alcançar esse objetivo, o CEAR elaborou o Plano de Capacitação Docente e, também, o Plano Acadêmico de Ação Saneador – PAAS, os quais objetivam a realização de eventos.