Na tarde desta quarta-feira (21/05), os discentes do 3º período do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, modalidade a distância, do Centro de Ensino e Aprendizagem em Rede (CEAR) da Universidade Estadual de Goiás (UEG), realizaram oficinas e atividades interativas com estudantes do ensino fundamental de uma escola pública em Anápolis. As ações tiveram como tema central “A percepção da intensificação do efeito estufa em nosso cotidiano”, tema que foi abordado de forma acessível, dinâmica e educativa.
As atividades fazem parte do projeto de extensão “A dinamicidade das atividades lúdicas para o ensino de Ciências”, que tem como objetivo oportunizar aos estudantes de licenciatura a vivência de práticas pedagógicas em ambientes diversos, utilizando metodologias ativas e lúdicas. Por meio de jogos, experimentos e dinâmicas colaborativas temas como fauna, flora e meio ambiente são explorados de maneira a despertar o interesse, a curiosidade e o pensamento crítico dos participantes.
Segundo a professora responsável pelo projeto, Profª Drª Mara Rúbia Magalhães, durante a execução das atividades extensionistas os discentes atuam como mediadores do conhecimento, conduzindo ações que estimulam o aprendizado participativo e promovem reflexões sobre questões científicas de forma acessível e envolvente.
A iniciativa reforça o compromisso da UEG e do CEAR com a formação docente de qualidade e com o fortalecimento do vínculo entre universidade, escola e comunidade.