Luiz Marles, que dirigiu a UEG local nos últimos 3 anos, terá agora uma nova missão: trazer o diploma internacional de doutor a fim de fortalecer ainda mais a educação no nordeste de Goiás
Orientando por um dos maiores nomes da educação brasileira, o professor José Carlos Libâneo, Luiz Marles Gonçalves dos Santos, que é docente efetivo na UEG Unidade de Campos Belos, participou do edital de seleção nº 26/2024, do Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE), promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e foi selecionado para estudar por 6 meses na Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), que fica no país de mesmo nome.
Na UNAM, Marles terá a supervisão da coorientadora, a Drª Ileana Rojas Moreno e pesquisará acerca do seguinte tema: “Diferença, diversidade sociocultural, desigualdades sociais: como introduzi-las no currículo e no processo de ensino-aprendizagem conforme a didática desenvolvimental”.
O professor da UEG terá como objetivo aprovado pelo órgão do Ministério da Educação, obter subsídios teóricos e investigativos por meio deste intercâmbio, e colher dados a partir de investigação in loco nas escolas de Educação Primária na Cidade do México (correspondente ao Ensino Fundamental I, no Brasil), acerca de como as escolas do país visitado trabalham, especificamente no currículo e nas práticas pedagógicas, com a diferença, diversidade sociocultural e desigualdades sociais, e de modo precípuo, no processo de aprendizagem que possibilite a promoção das habilidades cognitivas dos estudantes.
A comunidade universitária da UEG tem se mostrado muito entusiasmada com a certeza de que um de seus quadros, ao se qualificar no exterior, possa retornar ao Brasil para fortalecer ainda mais a educação superior numa das regiões que historicamente sofreram com a insuficiências nos investimentos a este segmento tão importante ao desenvolvimento de uma sociedade tão carente e tão potente, como a do nordeste goiano.
Sobre Luiz Marles
O professor da UEG é mestre em Educação pela PUC-GO, tem especialização em Administração Educacional e é pós-graduado no mesmo nível em mais três áreas: Ciência da Religião; História e Cultura Afrobrasileira; e Tutoria em Educação a Distância e Docência do Ensino Superior.
Graduado em Pedagogia, em História e em Filosofia, acumula o trabalho e a paixão como professor na docência, em cargo efetivo, junto à Secretaria Estadual de Educação de Goiás. Além disso se ocupa nas horas vagas com a produção literária. Luiz Marles tem duas obras publicadas de forma independente e participa de outros 9 livros como coautor.
Curiosidade
Muito utilizado no meio acadêmica, o jargão “doutorado sanduíche” se refere a um doutorado interinstitucional. Trata-se de um tipo de programa de pós-graduação no qual o estudante matriculado que está vinculado a uma universidade brasileira, consignando os parceiros e autorizações necessárias, passe um período de sua pesquisa em uma universidade estrangeira.
O nome “sanduíche” vem justamente dessa estrutura: o estudante inicia seus estudos na instituição de origem (o pão de baixo), passa um tempo no exterior (o recheio), e retorna para a instituição de origem para finalizar o trabalho e defender a tese (o pão de cima).