Na última terça-feira, 19 de agosto, a Unidade Universitária de Campos Belos da UEG (Universidade Estadual de Goiás) recebeu a Dra. Valérie Ganem, da Universidade Sorbonne Paris Nord, para a palestra inaugural de início ao semestre letivo. O evento, que foi um verdadeiro sucesso, abordou o tema "Relações entre saberes fazeres tradicionais quilombolas, saúde mental e meio ambiente". Uma palestra inspiradora.
A Dra. Ganem compartilhou seu vasto conhecimento sobre a importância dos saberes e fazeres quilombolas na promoção do bem-estar e na relação com o meio ambiente. Na oportunidade, os estudantes da UEG de Campos Belos, participaram ativamente do debate, discutindo temas importantes abordados na palestra. A Dra. Ganem destacou como a sabedoria ancestral das comunidades oferece perspectivas valiosas para a compreensão da saúde mental, mostrando a conexão profunda entre o indivíduo, sua comunidade e a natureza.
Reunião e Proposta de Pesquisa
O intercâmbio de conhecimento continuou no dia seguinte, 20 de agosto. A Dra. Valérie Ganem se reuniu com a gestora da unidade e com os professores da UEG para apresentar uma proposta de pesquisa junto às comunidades quilombolas da região.
Durante o encontro, os professores da UEG de Campos Belos também tiveram a oportunidade de apresentar as pesquisas que estão desenvolvendo e seus percursos acadêmicos, construídos durante os mestrados e doutorados. Foi um momento de grande riqueza, em que muitos encaminhamentos foram traçados para futuras parcerias e projetos em conjunto.
A palestra e a reunião reforçaram o compromisso da UEG com a valorização das culturas tradicionais e com a promoção de debates e pesquisas relevantes para a sociedade.