Este semestre 2025/1 na Universidade Estadual de Goiás, Unidade de Campos Belos foi de muitas alegrias, conquistas e desafios. Semestre no qual recebemos novos professores efetivos e também fortalecemos ações e projetos, como, por exemplo, de uma Pedagogia Griô em Monte Alegre e das parcerias firmadas pelo curso de Agroecologia nas Comunidades Quilombolas da nossa Região, entre tantas ações e realizações fundamentais.
Diante de tanta vida, de tanta potência e tantas transformações, também era preciso celebrar. Por isso, duas atividades de interação foram organizadas com o intuito de fortalecer os laços e tentar promover maior pertencimento. A primeira, um belo e saborosíssimo jantar para os servidores. Como se pode observar, foi um evento para comemorar os acontecimentos do semestre, pela vivência de cada ação, por mais simples que tenha sido.
Imagem 1: Painel preparado pelas Servidoras
Trata-se também de fortalecer os laços, estabelecer relações de convivência mais afetuosas, respeitosas, reconhecendo o importante papel que cada pessoa tem na construção de um ambiente de trabalho e formação agradável. Mais ainda, foi o momento de tornarmo-nos mais cúmplices e companheiros na construção de uma Universidade mais pulsante, na qual a cultura e o saber científico estejam sistematicamente entrelaçados.
Imagem 2: Servidores da UEG – Unidade Campos Belos
Por outro lado, como sabemos, uma Universidade não se faz somente com servidores, ela é feita por estudantes, por alunos. Estes, aliás, que como se pode ler na etimologia da palavra, precisam ser cultivados: alunos, do latim alumnus – criança de peito, isto é, aquele ou aquela que precisa ser cuidada, precisa de nutrientes, de relações próximas. O mais interessante dessa relação é que quem cuida, quem orienta, também cresce, também se nutre. Foi com esse espírito que os alumnus dos cursos de Agroecologia e Pedagogia, juntamente com os servidores da Unidade organizaram uma belíssima festa junina. Diga-se de passagem, sem o protagonismo e a atuação dos nossos estudantes, a festa não seria possível.
Imagem 3: Servidores e alumnus no final do arraiá Arranca Toco UEG – Campos Belos
As festas juninas são tradicionais em nossa região e são sempre momentos de alegria. O nosso arraiá, Arranca Toco UEG, foi a expressão de uma relação entre os estudantes e os servidores marcada pelo respeito e pelo companheirismo, bem como pelo respeito aos saberes e às potencialidades de cada um e cada uma. Mais do que uma festa junina, foi o momento de abertura, de inauguração de uma nova fase da nossa unidade, a qual se estabelecerá a partir da pesquisa séria e sistemática, da valorização dos saberes e culturas locais, de outros sujeitos, outras subjetividades, outras epistemologias, bem como pelo cultivo das novas gerações.
Seguimos, portanto, com o ensinamento do saudoso professor Paulo Freire: “Educação não transforma o mundo, educação muda as pessoas, pessoas transformam o mundo”. Estamos por aqui, tentando transformar pessoas.
Prof. Ronivaldo de Oliveira Rêgo Santos