O projeto institucional de Residência Pedagógica da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Edital 2018, teve como centralidade a proposição da ressignificação dos estágios supervisionados na formação de professores e se articulou aos dois subprojetos, compostos cada um por dois núcleos, a partir da intencionalidade de se materializar uma proposta formativa crítica que articulou universidade e escola e estabeleceu a relação entre teoria e prática. O Subprojeto Multidisciplinar e o Subprojeto de Geografia se articularam com o projeto institucional no sentido de objetivarem a formação docente para a educação básica em consonância com a realidade das escolas-campo e, ao mesmo tempo, contribuir com o processo formativo colaborativo dos residentes (discentes em formação inicial) e dos preceptores (professores das escolas parceiras). Assim, a adesão da UEG ao Programa de Residência Pedagógica expressaram um conjunto de esforços institucionais que buscaram valorizar e qualificar a formação de professores no Estado de Goiás através do compromisso de trabalho colaborativo entre a universidade e as escolas de educação básica. Além disso, a necessidade de fortalecimento das licenciaturas tem se consolidado no debate acadêmico e científico e, para isso, foi e é fundamental que haja articulação entre os estágios supervisionados curriculares obrigatórios e os currículos dos cursos da UEG em prol da articulação entre teoria e prática. A formação docente das licenciaturas participantes do Programa de Residência Pedagógica da UEG buscou consolidar aspectos fundamentais ao exercício da docência através da proposição central de ressignificação dos estágios supervisionados a partir da articulação entre universidade e escola, da aproximação entre formação inicial e continuada, do estabelecimento de vínculos colaborativos entre residentes, docentes orientadores e preceptores no âmbito do planejamento e das intervenções pedagógicas. A Residência Pedagógica da UEG também possui a pesquisa educacional como eixo articulador entre o projeto institucional e os subprojetos e teve como subsídio teórico os fundamentos da etnografia da prática escolar, da pesquisa-ação, da pesquisa como instrumentalização da prática Pedagógica, consolidando o estágio como um momento privilegiado do currículo que pôde se desenvolver com pesquisa. Nesse sentido, o Programa de Residência Pedagógica contribuiu com a ampliação de momentos formativos dos estudantes dos cursos de licenciatura da UEG a partir do diálogo entre universidade e escola e do trabalho colaborativo desenvolvido entre docentes orientadores, residentes, preceptores o que contribuiu com a articulação entre teoria e prática em suas interfaces com a realidade educacional ao qual estamos inseridos.