Dispositivos

 

As atividades do Projeto de Extensão Olhares Móveis serão organizadas por meio de dispositivos que facilitarão a realização das tarefas. Ao todo são propostos sete dispositivos. Seguem abaixo o título, a finalidade, o método de execução e os recursos necessários para cada um deles.

 

Dispositivo 1: Eu na narrativa ou Autorretrato audiovisual

O quê?: Produzir um vídeo de auto-apresentação.

Por quê?: O dispositivo visa estimular o estudante a usar da articulação de imagens e sons afim de construir sentido narrativo sobre si mesmo. Usando o celular como ferramenta para captação / edição das narrativas, espera-se que o aparelho técnológico seja utilizado para atender as necessidades criativas do autor.

Como?:

  1. Selecionar fotos, produzir vídeos e sons para a constituição da narrativa.
  2. A narrativa deverá ter como tema a apresentação do autor a partir de um recorte de suas subjetividades.
  3. A duração da narrativa é de até 1 minuto.

Recursos: Celular para captar imagens e sons, computador ou celular para editar

  

Dispositivo 2: Entrevista exploratória

O quê?: Gravar entrevistas com membros da comunidade escolar a partir da seguinte pergunta: O quê você sabe sobre Campinas?

Por quê?: O objetivo desse dispositivo é promover um levantamento de informações, históricas, sociais, mitológicas, etc, do bairro de Campinas e propiciar um novo tipo de experimentação em produção audiovisual com o uso do celular.

Como?:

  1. Realizar a atividade em dupla.
  2. Encontrar alguma pessoa da escola, professor, aluno, servidor técnico-administrativo, que tenha alguma relação com o bairro de Campinas.
  3. Realizar entrevista com o celular na horizontal.
  4. Sugestão de enquadramento: Utilizar o plano próximo, que enquadra o entrevistado na altura do peito.
  5. Escolha para fazer a entrevista um ambiente com poucos ruídos.
  6. Identificar o entrevistado perguntando: nome, idade e bairro em que mora.

Recursos: Celular, computador para editar

 

 Dispositivo 3: Máscaras

O quê?: Produzir novos sentidos para as imagens a partir da reconfiguração dos enquadramentos com o uso de máscaras.

Por quê?: Espera-se com o dispositivo aguçar os estudantes acerca das possibilidades criativas e de construção de sentidos a partir das várias possibilidades de se enquadrar uma mesma cena.

Como?:

  1. Escolher uma fotografia.
  2. Recortar duas fitas de papel com cerca de 30cm de altura e 3cm de largura. Depois dobrar as fitas ao meio em forma de "L".
  3. Experimentar vários tipos de possibilidades de enquadramentos na fotografia escolhida.

Recursos?: Fotografias impressas, máscaras em forma de "L" feitas com fitas de papel dobradas

  

Dispositivo 4: Minuto Lumière[1]

O quê?: Produzir vídeo inspirado nos primeiros filmes feitos pelos irmãos Lumière.

Por quê?: A aplicação desse dispositivo visa estimular a percepção dos estudantes a partir dos elementos básicos da linguagem cinematográfica [enquadramento, composição, luz, som]. Propiciando uma experiência prática de construção narrativa.

Como?

  1. Escolha um tema [por exemplo: rua, fome, violência, amor, saudade, etc.].
  2. Defina uma narrativa, ou seja, uma possibilidade de história a partir do tema escolhido.
  3. Escolha o que filma [pessoas, sons, cores, luzes, etc.].
  4. Escolha um enquadramento [o quê será incluído ou excluído do quadro?], o cenário/locação, o tipo de iluminação [natural, artificial].
  5. A câmera deverá ser mantida estática, sem movimentos, preferencialmente fixa a um tripé.
  6. A gravação deverá ser feita em um único plano, sem cortes.
  7. A duração deverá ser de 1 minuto.

Recursos: Celular, computador para editar

  

Dispositivo 5: Foto-narrativas Audiovisuais

O quê?: Produzir foto-narrativa a partir da seleção e edição de fotografias.

Por quê?: Dar novos significados a imagens pré-existentes é o principal objetivo desse dispositivo. Espera-se que os estudantes criem narrativas ficcionais a partir de fotos documentais, experimentando as possibilidades de construção de sentido narrativo por meio da edição de imagens.

Como?:

  1. Apresentar um conjunto de fotografias do bairro onde a escola está localizada, antigas e atuais.
  2. Os estudantes deverão escolher as fotos que mais gostaram e formar grupos por afinidade.
  3. Reeditar as imagens, recortando e alterando enquadramentos, sentidos e discursos da imagem original.

Recursos: Fotografias impressas, itens de papelaria [tesoura, fita adesiva, palito de churrasco, lápis de cor, etc.], celular, computador para editar

  

Dispositivo 6: Café de histórias

O quê?: Realizar série de entrevistas com moradores do bairro onde a escola se encontra.

Por quê?: Esse dispositivo pretende levantar histórias sobre o bairro, aproximar a comunidade da escola, criar um conjunto de arquivos registrem a história do bairro a partir de fontes não-oficiais, buscar possíveis fabulações sobre esses personagens, lendas e histórias fantásticas.

Como?:

  1. Os estudantes irão indicar e selecionar personagens pitorescos do bairro.
  2. Cada personagem será entrevistado pelo grupo [destacar nas entrevistas fatos históricos, memórias de família, lendas, etc.].
  3. Inspirados pelos fatos narrados nas entrevistas produzir narrativas audiovisuais.

Recursos: Celular, iluminação

  

Dispositivo 7: Capturando imagens e mapeando rotas

O quê?: Produzir mapa mental do bairro de Campinas a partir dos locais identificados nas fotografias selecionadas no dispositivo 5 [Foto-narrativas] e nas falas dos entrevistados no dispositivo 6 [Café de histórias].

Por quê?: Criar uma relação mais próxima com os espaços e localidades do bairro onde a escola está situada e promover uma experiência cartográfica lúdica são os principais intentos do dispositivo. O deslocamento físico e a experiência de estar nos lugares escolhidos por meio das fotos, poderão estabelecer novos pontos de contato, afeto e sentido entre os estudantes e esses espaços.

Como?:

  1. A partir das fotos selecionadas para o dispositivo 5 [Foto-narrativas] e nas falas dos entrevistados no dispositivo 6 [Café de histórias] identificar as localidades do bairro mais recorrentes.
  2. Realizar reconhecimento cartográfico por meio de um passeio pelo bairro.
  3. Em cada ponto, produzir registros audiovisuais, sonoros e fotográficos.
  4. A partir da experiência do passeio, cada estudante deverá desenhar um mapa mental.
  5. Após a apresentação dos mapas mentais individuais, o grupo deverá recortar os mapas mentais individuais e produzir um grande mapa coletivo, utilizando os recortes dos mapas individuais.

Recursos: Celular, papel kraft, giz de cera, tesoura, cola

 

[1] Dispositivo elaborado pelo Projeto Inventar com a Diferença do Curso de Licenciatura em Audiovisual da Universidade Federal Fluminense com adaptações do autor.