Escopo do projeto

Apresentação:

O projeto Olhares Móveis é uma ação de extensão vinculada ao projeto de pesquisa Lembranças da Campininha: narrativas audiovisuais, identidade e pertencimento. Os projetos estão vinculados ao curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual de Goiás e ao Programa de Pós-Graduação [Doutorado] em Arte e Cultura Visual da Universidade Estadual de Goiás. O projeto de extensão possui como principal objetivo desenvolver oficinas de realização audiovisual com dispositivos portáteis com adolescentes, alunos do Colégio Pedro Gomes no bairro de Campinas - Goiânia e disponibilizá-las por meio de dispositivo tecnológico que propicie ao espectador uma experiência cartográfica. Espera-se que as ações propostas pelo projeto extensionista possibilite aos participantes o desenvolvimento do pensamento crítico acerca das imagens e, sobretudo, sobre as imagens produzidas por eles mesmos.

 

Justificativa:

Espera-se que para além da produção de imagens a ação extensionista possa propiciar aos participantes do projeto o apuro do senso crítico a respeito dessas imagens, passando a prestar mais atenção nessa cultura digitalizada, em que o resultado esperado seja a criação de materiais mais plurais, implicando na observação, apreciação, decodificação e interpretação de sua própria realidade e do impacto desse processo em seu cotidiano.

 

Objteivos Gerais:

Realizar oficina de realização audiovisual com mídias móveis.

Pensar as relações de identidade e pertencimento dos jovens participantes da oficina com o bairro de Campinas.

 

Objetivos Específicos:

Fomentar e valorizar a produção audiovisual com mídias móveis;

Promover reflexões sobre o universo digital e as novas tecnologias;

Experimentar e experienciar o processo de produção e construção de sentido e significação por meio do manuseio dos elementos da linguagem cinematográfica;

Valorizar os aspectos locais do bairro de Campinas por meio de uma experiência cartográfica.