A Universidade Estadual de Goiás (UEG) realiza, nos dias 25 e 26 deste mês, o Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepe|UEG) - Regional Norte - e o X Congresso Acadêmico Científico da Unidade Universitária de Porangatu. O evento ocorrerá nas dependências da unidade, reunindo estudantes, professores e pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento.
A programação contemplará momentos de integração, apresentações científicas e atividades culturais. A abertura, na noite do dia 25, contará com a solenidade oficial e apresentação musical, seguida de uma roda de conversa sobre as perspectivas para o ensino, a pesquisa e a extensão. Participarão o reitor da UEG, prof. Antonio Cruvinel; a pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantis, profa. Sandra Máscimo; o pró-reitor de Graduação, prof. Roberto Barcelos; e o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, prof. Claudio Stacheira.
No segundo dia, 26 de novembro, as atividades seguem pela manhã com comunicações orais de estudantes não convocados, nas salas de aula, e apresentações de banners dos trabalhos selecionados, na quadra da unidade. O encerramento ocorrerá no auditório, com destaque para os resultados e reflexões produzidas durante o evento.
A coordenadora da UnU Porangatu, profa. Lucimar Marques, explica que o X Congresso Acadêmico Científico foi planejado com o propósito de apresentar à comunidade local o conjunto das atividades de ensino, pesquisa e extensão atualmente desenvolvidas na unidade. Segundo ela, o evento marca um momento importante. “Nós tivemos, principalmente no último ano, a efetivação de muitos docentes. Com a entrada desses docentes efetivos, tivemos a condição de ampliar a oferta de atividades, principalmente de pesquisa e extensão”, pontua.
Ela reforça que o objetivo central do congresso é tornar visível o que está sendo produzido pela universidade na região. “Queremos apresentar todos os projetos: aqueles que já têm alguns resultados ou mesmo os que começaram a ser desenvolvidos recentemente", diz.
Para a professora, a integração entre o Sepe|UEG Regional Norte e o Congresso Acadêmico vem ao encontro dessa proposta. “O Sepe regional tem a característica de convocar alunos bolsistas, mas, com a integração ao nosso congresso, todos os projetos passam a ter espaço para apresentação; não somente dos bolsistas. Assim, podemos ser vistos pela comunidade porangatuense do norte goiano com a representatividade das atividades de pesquisa e extensão que estão sendo desenvolvidas. É a nossa universidade criando referências no norte do estado de Goiás”, conclui.
Novo fomato descentralizado
Pela primeira vez, os Seminários Regionais de Ensino, Pesquisa e Extensão serão realizados de forma descentralizada, com programações específicas em cada regional. A iniciativa, promovida pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRP|UEG), visa ampliar a participação de docentes e discentes, além de fortalecer a integração entre ensino, pesquisa e extensão.
O formato também se articula ao Cepe|UEG 2026, previsto para novembro do próximo ano, reforçando o caráter integrador das ações que compõem a tríade acadêmica.
Confira aqui a programação do Sepe|UEG Regional Norte e X Congresso Acadêmico Científico da UnU Porangatu.
(Comunicação Setorial|UEG)