A Universidade Estadual de Goiás (UEG) promoveu, na terça-feira, 7, o treinamento "Matriz de Riscos: da análise à otimização", voltado aos proprietários de riscos e aos integrantes do Comitê Setorial. O objetivo do encontro foi aprimorar as práticas de gestão e fortalecer a cultura de governança institucional.
A ação foi organizada pelo Escritório de Compliance da UEG, em parceria com a Controladoria-Geral do Estado (CGE|GO). O treinamento foi ministrado pelos representantes da CGE Alline Agapito, Ione Bastos e Ellysson Fernandes, e contou com a presença dos proprietários de riscos das 16 áreas da universidade, além de Neusa Ravaroto, diretora de Gestão Integrada, e Cristhyan Milazzo, chefe de gabinete da Reitoria.
A iniciativa atende à proposta discutida na última reunião do Comitê Setorial, realizada em 4 de agosto, na qual o reitor manifestou interesse em expandir o gerenciamento de riscos para os câmpus e unidades da UEG. Durante o encontro, foi apontada a necessidade de revisar a Matriz de Riscos, concentrando-a nos aspectos mais relevantes para o contexto institucional.
De acordo com o coordenador do Escritório de Compliance da UEG, prof. Murilo Sérgio, a capacitação visa otimizar os processos de identificação, avaliação e mitigação de riscos, contribuindo para o fortalecimento da integridade e da eficiência administrativa da universidade. "Tivemos a oportunidade de ouvir diretamente dos auditores da CGE as novas orientações quanto ao levantamento de gestão dos riscos setoriais, bem como a elaboração das ações de controle. Essa nova diretriz visa dar mais celeridade aos processos e maior qualidade à matriz de risco, tornando-a ainda mais operacional e muito mais eficiente no dia a dia", afirmou.
(Comunicação Setorial|UEG)