Em reunião realizada no mês de agosto, o Comitê Setorial de Compliance da Universidade Estadual de Goiás (UEG) se debruçou sobre pautas essenciais para o fortalecimento da governança institucional.
Estiveram presentes na ocasião o reitor Antonio Cruvinel; o coordenador do Escritório de Compliance da UEG, prof. Murilo Sérgio; a chefe de Gabinete, profa. Chrystian Milazzo; a diretora de Gestão Integrada, Neusa Ravaroto; o procurador setorial, Marcelo Pinto; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Claudio Stacheira; a pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantis, profa. Sandra Máscimo; e a chefe da Comunicação Setorial, Maria Antonieta Toledo, além de membros do Comitê de Compliance da universidade.
Entre os destaques da pauta esteve a aprovação do 1º Quadrimestre de 2025 (1Q25), que apresentou resultados positivos no acompanhamento das ações e indicadores relacionados ao Programa de Compliance Público. Também foram discutidas as melhorias já observadas na UEG a partir da adoção das práticas de compliance, como o fortalecimento da cultura ética e a ampliação da transparência nos processos internos.
Outro ponto relevante foi a apresentação das autoavaliações preenchidas pelos proprietários de riscos, instrumento que permite maior clareza sobre os desafios de cada área e contribui para a adoção de estratégias preventivas. O Comitê também deliberou sobre a revisão e aprovação do Apetite e Tolerância ao Risco documento que define os limites aceitáveis para a atuação da instituição diante de diferentes cenários, reforçando a segurança e a previsibilidade na tomada de decisões.
Por fim, foi aprovada a Política de Gestão de Riscos da UEG, marco normativo que estabelece diretrizes para identificar, avaliar e mitigar riscos, garantindo maior alinhamento às boas práticas de governança pública e aos princípios do Programa de Compliance Público do Governo de Goiás.
Confira aqui a Política de Gestão de Riscos da UEG
A UEG reafirma seu compromisso em consolidar um ambiente acadêmico e administrativo ético, transparente e responsável, fortalecendo sua contribuição para a gestão pública de excelência no Estado de Goiás.
(Comunicação Setorial|UEG)