O Conselho Universitário da Universidade Estadual de Goiás (CsU|UEG) se reuniu nesta quarta-feira, 27, para a realização de sua 178ª Sessão Plenária.
A sessão, que aconteceu de forma remota utilizando o serviço de conferência web da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), foi presidida pelo reitor Antonio Cruvinel.
Durante os informes, o presidente convidou todos os servidores a responderem, até o dia 31 de agosto, o questionário sobre ética e responsabilidade dos servidores elaborado pela Controladoria Geral do Estado, que está disponível no site da UEG e da CGE. O reitor referiu também à reunião da qual participou, na última terça-feira, 26, com o secretário-geral do Governo, Adriano da Rocha Lima, com quem discutiu duas pautas de interesse da universidade: a retomada das negociações sobre o plano de carreira dos servidores técnico-administrativos e a evolução funcional dos docentes.
Ainda durante os informes, foram apresentados os novos membros do conselho, profa. Cláudia Gomes Araújo, que assumiu a direção do Instituto Acadêmico de Ciências Tencnológicas; e o professor Roberto Barcelos, que assumiu a Pró-Reitoria de Graduação.
Após os informes, os conselheiros aprovaram a ata da 177ª Sessão Plenária do CsU|UEG, ocorrida em 11 de junho, e a pauta da sessão 178, com alterações.
O conselho então deliberou sobre o registro e credenciamento da Fundação para o Desenvolvimento da Unesp (Fundunesp) como fundação de apoio à Universidade Estadual de Goiás, que foi aprovado.
Em seguida, os conselheiros discutiram a revogação da resolução que estabelece medidas para viabilizar o cumprimento das decisões constantes no processo judicial acerca da doação do imóvel onde se encontra a Unidade Universitária de Itaberaí, que bloqueava a realização de processo seletivo vestibular para a UnU. A revogação da resolução foi aprovada por unanimidade. Ainda sobre a UnU Itaberaí, o conselho votou a substituição da oferta do curso de Sistemas de Informação pelo curso superior de tecnologia em Sistemas para Internet na UnU de Itaberaí, e a reedição do curso lato sensu de Gestão em Tecnologia da Informação. Ambas também foram aprovadas.
Ainda pela manhã, o conselho votou e aprovu a edital do Processo Seletivo Vestibular e do Vestibular de Medicina 2026/1.
No período da tarde, os conselheiros debateram a alteração da Resolução CsU n. 1.224/2025, que fixa os valores e as modalidades de auxílio financeiro a ser oferecido pelo Programa de Auxílio Eventos (Pró-Eventos), de forma a suplementá-lo. A pauta foi votada e aprovada por unanimidade pelos membros da plenária.
Na sequência, passou-se à apreciação do item que trata das Bolsas Apoio Pedagógico EaD (BAP EaD), que altera a Resolução CsU n. 1227/2025, fixando o quantitativo e o valor de bolsas de estudo do Programa Próprio de Bolsas da Universidade Estadual de Goiás para o exercício de 2025. O tópico foi apreciado e aprovado por unanimidade pelos conselheiros.
Posteriormente, o CsU apreciou a proposta de parceria entre UEG, Secretaria de Estado da Cultura de Goiás (Secult-GO) e Fundação Rádio e Televisão Cultural (RTVE), que autoriza celebração de convênio entre a Universidade Estadual de Goiás e a Secult, com interveniência da RTVE. Com uma abstenção, a pauta foi aprovada conselho.
Logo após, os conselheiros examinaram a iniciativa de celebração de parceria entre UEG, Anglo American Níquel Brasil Ltda. e a Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape). A proposta tem como objeto a colaboração mútua entre os participantes, visando a execução do projeto de “Estruturação do Núcleo de Arqueologia - Narq|UEG”, com a construção de infraestrutura laboratorial e fortalecimento da sua agenda de pesquisa junto aos cursos de graduação e programas de pós-graduação stricto sensu do Câmpus UEG Cora Coralina, em cumprimento ao Termo de Ajustamento de Conduta celebrado entre a mineradora e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Após deliberação, a parceria foi aprovada por unanimidade.
Por fim, foi apreciada pauta suplementar, apresentada pelo conselheiro Pedro Máximo, que propôs a criação de um grupo de trabalho para estudos de revisão da Resolução CsU nº 1017/2021, que dispõe sobre a carga horária de docentes substitutos da UEG. A criação do grupo, que terá 60 dias para conclusão dos trabalhos, foi aprovada por unanimidade pelos conselheiros.
Reveja a íntegra da 178ª Sessão do CsU nos links abaixo:
178ª Sessão Plenária CsU|UEG - matutina
178ª Sessão Plenária CsU|UEG - vespertina
(ComunicaçãoSetorial|UEG)