O Conselho Universitário da Universidade Estadual de Goiás (CsU|UEG) se reuniu nesta quarta-feira, 11, para a realização de sua 177ª Sessão Plenária. A sessão ocorreu de forma presencial na sede do Câmpus Cora Coralina, na Cidade de Goiás, concomitante à programação do 26º Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica 2025). A reunião foi inicialmente presidida pelo reitor em exercío, prof. Raoni Ribeiro, que, após a homologação das Eleições 2025 da UEG, repassou a condução dos trabalhos ao reitor eleito, prof. Antonio Cruvinel.
Após os informes da presidência e de conselheiros, o Conselho votou e aprovou a ata da 176ª sessão plenária do CsU.
Na sequência, o presidente concedeu a palavra ao conselheiro Claudio Stacheira, que propôs a retirada do item 4.3 da pauta de apreciação (projeto de implantação de Programa de Residência Médica da UEG), ao considerar que a matéria trata da criação de curso de pós-graduação lato sensu, o que exige tramitação adequada, conforme os fluxos institucionais. O conselheiro sugeriu que a proposta tramite junto à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRP|UEG). Após esse trâmite, a matéria deverá ser reenviada ao Conselho Universitário para deliberação. A supressão do item 4.3 foi aprovada por unanimidade, assegurando que a proposta retorne inicialmente ao Instituto Acadêmico de Ciências da Saúde e Biológicas, para ajustes e encaminhamentos junto à PRP, e posterioramente para apreciação do CsU. A seguir, a pauta da 177ª sessão do CsU foi votada e aprovada pelos conselheiros.
Na ordem do dia, o Conselho passou à apreciação do item 4.1, referente à homologação do resultado das eleições da UEG, realizadas nos dias 3 e 4 de junho, para constituição da lista tríplice para reitor, diretores de instituto acadêmico e coordenadores de curso de graduação.
A palavra foi repassada ao presidente da Comissão Eleitoral Central (CEC|UEG), Breiner Canedo, que proferiu agredecimentos a docentes, discentes, servidores técnico-administrativos e bolsistas pela colaboração e engajamento no pleito. O presidente da CEC|UEG apresentou ainda um balanço e análise do processo eleitoral, expressando o desejo de um bom mandato aos eleitos. A homologação do resultado das eleições para constituição das listas tríplices foi aprovada por unanimidade pelos conselheiros.
Na sequência, o reitor em exercício, Raoni Ribeiro, convidou o reitor eleito, Antonio Cruvinel, para assumir a presidência da sessão plenária. Cruvinel conduziu a reunião à pauta seguinte: a apreciação de resoluções que propõem a suplementação de bolsas, incluindo preceptoria em Saúde, e o Programa Pró-Eventos da UEG. A apresentação ficou a cargo da conselheira Neusa Ravaroto. Após debate, a proposta foi aprovada em bloco pelo Conselho.
Posteriormente, o presidente do Conselho convidou a todos para participar da abertura da Tenda Multiétnica, a partir das 18h, na Praça do Chafariz, no centro da Cidade de Goiás, e a seguir, da cerimônia oficial de entrega do título de Doutor Honoris Causa ao líder indígena, escritor e xamã yanomami Davi Kopenawa. A honraria foi aprovada na sessão anterior do CsU. Os eventos integram a programação da UEG duante o 26º Fica.
Reveja a sessão vespertina da 177ª Sessão Plenária do CsU pelo canal da UEG no YouTube.
(Comunicação Setorial|UEG)