AÇÕES DE EXTENSÃO EM ANDAMENTO 2024 | 3 |
ACADÊMICOS MATRICULADOS PPC MATRIZ 2021/1 - 1º SEMESTRE DE 2024 | 110 |
ACADÊMICOS INSCRITOS EM PROJETO(S) DE EXTENSÃO EM 2024 | 96 |
ENGAJAMENTO PROJETOS DE EXTENSÃO 2024 | 87% |
TÍTULO DA AÇÃO 1: | ALFABETIZAÇÃO ACADÊMICA |
TIPO DA AÇÃO: | PROJETO |
COORDENADORA DA AÇÃO: | WESLLANE OLIVEIRA DA ROCHA NEGRÃO |
PERÍODO: | 18/03/2024 - 14/12/2024 |
PÚBLICO BENEFICIADO: |
Acadêmicos - 25 Comunidade - 5 |
RESUMO: | Quando nos referimos ao termo alfabetização automaticamente pensamos em crianças e a inserção/apresentação dessas crianças ao mundo letrado por meio da escola. Este projeto tem como tema a Alfabetização Acadêmica. Foi pensado para que assim como a criança na escola é apresentada ao mundo letrado de forma sistemática, o acadêmico também seja apresentado ao universo acadêmico, e mais que ele possa compreender este ambiente onde foi inserido. E para além da inserção e o acesso universidade, compreender este ambiente e a dinâmica da academia, para que assim sinta se acolhido e permaneça até o fim do seu curso. Objetiva-se com este projeto apresentar o mundo da academia, termos utilizados, atribuições de todos que fazem parte dessa comunidade acadêmica. A leitura, escrita e compreensão são etapas de extrema necessidade no ambiente acadêmico e durante a vigência deste projeto será incessantemente trabalhada e enfatizada para que o acadêmico tenha sucesso na sua trajetória acadêmica. Acredita-se que se a alfabetização acadêmica ocorrer de forma exitosa, ou seja, se os acadêmicos tiverem a compreensão necessária para que entenda essa nova etapa de sua vida, será possível estendermos a comunidade por meio desses mesmos acadêmicos que serão alfabetizados academicamente a oportunidade de compreender as formas de acesso, possibilidades e a importância de estar inserido neste ambiente acadêmico. Os estudantes das 3ª séries precisam de informação e de motivação, pois muitos destes estudantes já não sonham mais com o curso superior, para tanto este projeto pretende por meio de atividades de visitas, encontros e ações pensadas conjuntamente com a escola que os atendem, motivá-los para sonharem com o ensino superior, e mais ainda que pode ser uma realidade pelas várias formas de acesso existentes. |
OBJETIVOS: |
GERAL Aprender a analisar e interpretar termos acadêmicos, textos de maneira mais profunda, identificando argumentos, evidências, e nuances presentes nos textos acadêmicos. |
ESPECÍFICOS 1. Desenvolver a capacidade de expressar ideias de maneira clara, organizada e fundamentada, usando uma linguagem apropriada para o contexto acadêmico. Isso inclui a habilidade de produzir ensaios, resenhas, artigos e outros gêneros acadêmicos; 2. Aprender a realizar pesquisas de forma eficaz, incluindo a identificação e avaliação de fontes confiáveis, a incorporação de evidências em argumentos e a citação adequada de fontes.; 3. Ser capaz de analisar, avaliar e criticar argumentos, teorias e conceitos apresentados em textos acadêmicos; 4. Comunicar ideias de forma clara e persuasiva não apenas por escrito, mas também oralmente, em apresentações e discussões acadêmicas. |
|
CARGA HORÁRIA TOTAL MÁXIMA (COMPONENTE CURRICULAR DE EXTENSÃO - CCE): | 200 |
TÍTULO DA AÇÃO 2: | ESTUDOS SISTEMÁTICOS EM TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL, EDUCAÇÃO ESCOLAR E DESENVOLVIMENTO HUMANO |
TIPO DA AÇÃO: | PROJETO |
COORDENADORA DA AÇÃO: | WELBERG VINICIUS GOMES BONIFÁCIO |
PERÍODO: | 18/03/2024 - 14/12/2024 |
PÚBLICO BENEFICIADO: |
Acadêmicos - 30 Comunidade - 30 |
RESUMO: | A presente ação consiste na constituição de grupo de estudos, que contará com a participação de professores e acadêmicos do curso de Pedagogia da UEG/UnU-Minaçu e professores das redes estadual e municipal de ensino de Minaçu, que estejam interessados no aprofundamento das relações entre teoria e prática, no que diz respeito a metodologias e recursos no campo da organização do trabalho pedagógico e da didática. Os estudos terão como fundamentos uma perspectiva teórica assentada no método “materialismo histórico-dialético”, que é a Teoria Histórico-Cultural (THC), desenvolvida inicialmente pelo psicólogo bielo-russo Lev Semenovich Vigotski (1896-1934), sendo hoje, uma das teorias psicológicas mais estudadas no campo da educação escolar no Brasil e no mundo. Desse modo, esta ação de extensão, tem por objetivo contribuir com a formação de professores, fortalecendo o diálogo entre academia e educação básica, formação inicial e continuada, bem como para o fortalecimento de práxis pedagógicas que contribuam para o desenvolvimento humano por meio da educação escolar no município de Minaçu. O grupo de estudos contará com reuniões semanais de planejamento, onde participarão o professore coordenador da ação e o acadêmicos monitores do curso de Pedagogia e ocorrerão encontros semanais aos sábados, onde, por meio de metodologias ativas, os participantes, que realizarão previamente o estudo de material indicado no cronograma de atividades, discutirão temas relevantes para se compreender as relações entre ensino-aprendizagem e desenvolvimento a partir da Teoria Histórico-Cultural. Ao final da ação produziremos um texto (relato de experiência) a ser publicado e apresentado no Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEG. |
OBJETIVOS: | GERAL
Contribuir para a formação continuada de professores da educação básica no que diz respeito ao aprofundamento das relações entre teoria e prática, fundamentados na Teoria Histórico-Cultural. |
ESPECÍFICOS
1. Motivar os participantes à leitura e estudo crítico de textos a serem trabalhados, possibilitando diálogos mais ricos durante os encontros; 2. Conhecer os referenciais teórico-metodológicos da Teoria Histórico-Cultural, assim como suas contribuições para a educação escolar; 3. Identificar através das discussões, as relações entre os conteúdos teóricos estudados e as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos participantes em seu cotidiano. |
|
CARGA HORÁRIA TOTAL MÁXIMA (COMPONENTE CURRICULAR DE EXTENSÃO - CCE): | 200 |
TÍTULO DA AÇÃO 3: | MULTIPLICANDO PROTEÇÃO ATRAVÉS DA PREVENÇÃO |
TIPO DA AÇÃO: | PROJETO |
COORDENADORA DA AÇÃO: | LUSINAIDE CORDEIRO DE SALES LIMA MARQUES |
PERÍODO: | 18/03/2024 - 14/12/2024 |
PÚBLICO BENEFICIADO: |
Acadêmicos - 40 Comunidade - 160 |
RESUMO: | Através desta ação, será possível sensibilizar o público envolvido sobre a importância da prevenção da violência sexual com crianças e adolescentes. Fornecer informações e capacitação é fundamental devido ao impacto devastador que esse tipo de violência tem na vida das vítimas. Além disso, a conscientização sobre o tema é essencial para promover a proteção e o bem-estar desses grupos vulneráveis.Tem como Objetivo geral, promover a conscientização e a prevenção da violência sexual, por meio de ações educativas e informativas, visando proteger crianças e adolescentes de situações de abuso e exploração, desenvolvendo estratégias de prevenção por meio da educação e sensibilização da comunidade. O projeto será desenvolvido em duas etapas: 1º Capacitação presencial na Unidade de Minaçu: Em parceria com a psicóloga que atua na polícia Civil, Assistência Social e Conselho Tutelar, serão desenvolvidas ações como de palestras, workshops, e oficinas para formação de multiplicadores de informações pertinente ao tema. 2ºMultiplicação: Os participantes serão divididos em grupos, esses grupos, de maneira didática, irão desenvolver nas escolas campanhas de conscientização, distribuição de materiais educativos, de modo presencial. Com as ações espera-se capacitar e sensibilizar acadêmicos e pessoas envolvidas no contexto escolar da escola básica sobre a necessidade de atuação na prevenção da violência sexual. Ainda, espera se ter êxito com as orientações para que as crianças e responsáveis consiga identificar precocemente qualquer ato de violência ou abuso de crianças e adolescentes em diversos contextos. |
OBJETIVOS: |
GERAL Promover a conscientização e a prevenção da violência sexual, por meio de ações educativas e informativas, visando proteger crianças e adolescentes de situações de abuso e exploração, desenvolvendo estratégias de prevenção por meio da educação e sensibilização da comunidade. |
ESPECÍFICOS 1. Sensibilizar estudantes universitários sobre a importância da prevenção à violência sexual; 2. Fornecer informações atualizadas sobre leis e regulamentos relacionados à violência. -Promover oficinas de prevenção de violência sexual com a comunidade local e escolas do país; 3. Estabelecer o engajamento com a comunidade local, escolas e pais para criar uma rede de prevenção eficaz. |
|
CARGA HORÁRIA TOTAL MÁXIMA (COMPONENTE CURRICULAR DE EXTENSÃO - CCE): | 200 |
UEG - Unidade Universitária de Minaçu