O LUMINAV - Laboratório Universitário de Memória Audiovisual da UEG tem o objetivo de salvaguardar o acervo do curso de Cinema e Audiovisual da UEG na UnU Goiânia-Laranjeiras, viabilizar e ampliar o acesso a ele, digitalizar o acervo disponível e captado em suportes analógicos e realizar atividades formativas em Preservação Audiovisual. Proposto e coordenado pela professora Dra. Geórgia Cynara, ele foi aprovado pelo Colegiado do Curso de Cinema e Audiovisual da UEG em 28 de maio de 2025, é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (PPGTECCER-UEG) e é o primeiro laboratório universitário do Centro-Oeste e um dos poucos no Brasil voltados para a prática e pesquisa na área da Preservação Audiovisual.
O acervo do Curso de Cinema e Audiovisual da UEG Goiânia-Laranjeiras existe há quase 20 anos e é pouco acessado pela comunidade acadêmica e externa. Assim, o LUMINAV vem para preencher uma lacuna histórica e cultural na lida com os arquivos audiovisuais produzidos em Goiás: trata-se de uma oportunidade de cuidar especificamente dele, de sua ampliação, divulgação e acesso.
A primeira ação concreta do LUMINAV se deu antes mesmo de sua criação, entre março e maio de 2025, quando foi criada uma equipe de preservação audiovisual, coordenada pela professora Geórgia Cynara e supervisionada pela servidora Kely Carvalho, dentro do projeto Ocupa Cinema, realizado por membros da própria comunidade acadêmica. Por meio do projeto e do trabalho dos monitores bolsistas Samara Biankka e Yuri Fagundes, foram digitalizadas e decupadas todas as 123 fitas de vídeo Mini-DV do acervo do Curso de Cinema e Audiovisual.
A comunidade de cinema e audiovisual de Goiás e instituições de outros estados com experiência em preservação audiovisual foram consultados para a criação do laboratório, que conta, desde a sua criação, com o apoio do Comitê de Direitos Humanos Dom Tomás Balduíno, do Museu da Imagem e do Som do Estado de Goiás, SAPI - Mercado Audiovisual do Centro-Oeste, Cineclube Antônio das Mortes, Icumam Cultural, Baloo Filmes, F64 Filmes, Mais Filme, Dafuq Filmes, Set Up Filmes, Favera Festival, Violeta Filmes, Vietnam Filmes, Kam Filmes, Cristos Productions, M Marte, Ocupa Cinema, Bold Studio, Laboratório Entreimagens, Laboratório de Imagem e Som Sílvio Bragato, LABCAPI - Laboratório de Cinema e Audiovisual para Preservação de Imagem e Som da UNILA e LUPA - Laboratório Universitário de Preservação Audiovisual da UFF.
Por meio do LUMINAV, a UEG participa de projeto aprovado com mais de R$ 8 milhões na Chamada INCT 2024 do CNPq, para a criação do INSTITUTO NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA em PRESERVAÇÃO e RESTAURAÇÃO AUDIOVISUAIS (INCT PreRes), liderado pelo LUPA-UFF e com a participação de mais de 20 instituições brasileiras.
Coordenação
Profa. Dra. Geórgia Cynara Coelho de Souza
Corpo técnico-administrativo
Thalita Barros Teixeira Silva
Pesquisadores
Profa. Dra. Geórgia Cynara Coelho de Souza (docente permanente TECCER UEG)
Prof. Dr. José Henrique Rodrigues Machado (estágio pós-doutoral TECCER UEG)
Kely Silva de Carvalho (mestre PPG Letras e Linguística - UFG)
Erik Ely da Cunha Prado (mestre Performances Culturais UFG)
Camila Cristina Lucindo Hirth (mestranda PPG Comunicação - UFG)
Guilherme Campos Pereira (mestrando PPG TECCER - UEG)
Marcos Rogério Val Fernandes Júnior (mestrando em Artes, Culturas e Tecnologias - UFG)
Monitores (Cinema e Audiovisual + História UEG)
Arte
Marcos Vinícius Gomes de Souza
Catalogação
Clarice do Carmo Siqueira
Geovana Alves de Paula (bolsista disciplina)
Paloma Tavares Farias
Ysabela Esther Pereira Waldhelm
Comunicação
Joana Carolina Bonatto Waldrich Machado
Lucas de Castro Torres
Maria Luíza Lopes Gomes
Mateus Henrique Braga Lemos (estágio obrigatório)
Crítica
Natan Augusto Theodoro Luz
Thallys Anselmo Lauro Gomes
Tharso Marques Martins
William Juliano de Almeida Junior
Curadoria
Allan Batista dos Santos (bolsista extensão)
Stephany Luana da Silva Costa (estágio obrigatório)
Victor Gabriel da Silva Guimarães Rosa (bolsista extensão)
Digitalização e decupagem
Antônio Augusto Ribeiro Pinto
Maria Eduarda de Souza Lourenço
Yuri Fagundes Carneiro
Samara Bianka Alves de Oliveira
Filmes em Found Footage
Marcus Vinicius Diniz de Lima
Samara Martins Silva
Fotografia
Deyvid Hiarley Rodrigues Ferreira
Léury Garcia Cardoso Vieira
Produção
Dayane de Souza Noleto
Leo Cassimir (Hugo Leonnardo Cassimiro)
Aari Diaz (Matheus Felipe de Jesus Oliveira)
Som
Brisa César Castro Rocha de Aguiar
Davi Carvalho Sampaio
Gabriel Alves Calaça
João Pedro Pires de Novais
Streaming
Gabriel Cunha Vilela
Vinheta
Imagem: Ryan Breno de Freitas Cunha
Som: Gabriel Calaça
Mais Informações