A Universidade Estadual de Goiás (UEG) mais uma vez integra a lista de instituições reconhecidas com o Prêmio de Popularização da Ciência promovido pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - Regional Goiás (SBPC|GO).
O prêmio reconhece ações e pesquisas dedicadas a aproximar o conhecimento científico da sociedade, especialmente da educação básica. Este ano, cinco projetos de pesquisadores da UEG foram reconhecidos em diferentes categorias no XI Prêmio SBPC|GO, incluindo as áreas de Ciências Biológicas, Ciências da Saúde e Extensão.
A entrega das premiações será na próxima sexta-feira, 14 de novembro, durante o XVIII Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação do Cerrado, no Instituto de Química da Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia.
O projeto “Ciência na Escola: ensino por investigação sobre crise hídrica” conquistou o 1º lugar na categoria Ciências Biológicas. A pesquisa foi desenvolvida pelo então mestrando Marcos Vinícius Carlos Moreira, sob orientação da profa. Dra. Juliana Simião Ferreira, no âmbito do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da UEG. O trabalho contou ainda com a colaboração de estudantes do curso de Ciências Biológicas e do professor regente Dr. Hasley Rodrigo Pereira, do Centro de Ensino em Período Integral Estadual Dr. Mauá Cavalcante Sávio, de Anápolis, onde as atividades foram realizadas.
O estudo integra os resultados do projeto apoiado pelo Programa Ciência na Escola – Chamada MCTIC/CNPq nº 05/2019, que concedeu bolsa de pesquisa ao primeiro autor. A iniciativa utilizou a abordagem de Ensino por Investigação para promover a alfabetização científica e o pensamento crítico sobre a crise hídrica. As atividades incluíram experimentação prática, construção de terrários, cálculo da pegada hídrica, investigação orientada e socialização dos resultados, estimulando o protagonismo estudantil e o desenvolvimento de competências científicas, argumentativas e socioambientais.
Para a orientadora, profa. Juliana Simião, a experiência desenvolvida na pesquisa reforçou o potencial do Ensino por Investigação para transformar o ensino de Ciências na escola pública. “Receber o Prêmio de Popularização da Ciência da SBPC é motivo de grande orgulho para a equipe do Laboratório de Ecologia e Educação Científica e do mestrado em Ensino de Ciências da UEG”, afirma. Segundo ela, o reconhecimento reforça o engajamento do grupo com pesquisas aplicadas que buscam investigar e aproximar a ciência do cotidiano dos estudantes. "Além disso, ampliar a divulgação desta pesquisa para mais pessoas é uma de nossas metas, e o prêmio contribui diretamente para isso, permitindo que os resultados do projeto alcancem mais escolas, professores e estudantes”, completa.
O autor do trabalho, Marcos Vinícius Moreira, egresso do mestrado em Ensino de Ciências, com a profa. Dra. Mirley Luciene dos Santos, membro da banca de defesa da dissertação, e a orientadora, profa. Dra. Juliana Simião, do Laboratório de Ecologia e Educação Científica da UEG (à dir.)
Outras premiações da UEG no XI Prêmio SBPC|GO
Além do primeiro lugar conquistado pelo projeto “Ciência na Escola”, a Universidade Estadual de Goiás teve outras quatro produções científicas e de extensão reconhecidas no XI Prêmio SBPC|GO de Popularização da Ciência 2025.
Ciências Biológicas
Ciências da Saúde
Extensão
Confira a programação XVIII Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação do Cerrado abaixo:

(Comunicação Setorial|UEG)