Um primeiro desdobramento efetivo da parceria estabelecida entre a Reitoria da Universidade Estadual de Goiás (UEG), em Anápolis, e representantes do Instituto Bertran Fleury (IBF) já se materializou. Trata-se da concessão pelo IBF, em parceria com a UEG, do Prêmio Paulo Bertran, iniciativa que visa reconhecer e valorizar o mérito acadêmico de estudantes dos cursos presenciais de ensino médio, graduação e pós-graduação em História.
O Colégio Estadual Salvador Santos, em Anápolis, campo de estágio dos acadêmicos do curso de História da UEG de Anápolis, sob coordenação do prof. Pedro Sahium, recebeu uma doação simbólica representando a participação do Ensino Médio da rede pública no concurso.
O coordenador dos cursos de História da UEG, prof. Renato Dias de Souza, fez a entrega das obras de Paulo Bertran e explicou para a diretora do colégio, profa. Marisa Roveda, os termos do concurso a se realizar no próximo ano. A doação dos livros de Paulo Bertran antecipa o que ocorrerá também nos câmpus e unidades universitárias onde a UEG oferece cursos de História presenciais, como Goiás, Goiânia, Formosa, Uruaçu, Anápolis, Porangatu, Goianésia, Quirinópolis, Iporá e Morrinhos.
Em 2026, o Instituto Paulo Bertran realizará, em parceria com a UEG, o Concurso Paulo Bertran, que premiará redações de estudantes de ensino médio de escolas públicas, trabalhos de conclusão de curso (TCC) de graduação e dissertações de mestrado em História de discentes de instituições públicas de ensino superior.
(Comunicação Setorial|UEG)