A disciplina Múltiplos olhares sobre o Cerrado: pesquisas, estudos e abordagens, cujo formato, com a apresentação individualizada das pesquisas realizadas pelos docentes do Programa, permite aos discentes estabelecer efetivo contato com as temáticas de pesquisa inerentes à Área de Concentração, bem como obter uma visão geral sobre as pesquisas sobre o Cerrado.
Essa disciplina é obrigatória para mestrandos e doutorandos. A segunda disciplina obrigatória do Doutorado, específica à Linha de Pesquisa na qual está inserido, é: Fundamentos teórico-metodológicos para o estudo das Dinâmicas Territoriais e Relações de Poder no Cerrado, a ser oferecida pela Linha 1; Fundamentos teórico-metodológicos para o estudo dos Saberes Sociedade e Natureza no Cerrado, a ser oferecida pela Linha 2; e Fundamentos teórico-metodológicos para o estudo do Patrimônio e Expressões Culturais no Cerrado, a ser oferecida pela Linha 3. Essa disciplina permitirá uma análise mais verticalizada e aprofundada dos referenciais teórico-metodológicos das respectivas linhas de pesquisa. Além dessas duas disciplinas obrigatórias, o discente de doutorado deverá cursar duas disciplinas optativas, dentre as oferecidas pelo PPGTECCER, ou, se for pertinente, em outros PPGs. As disciplinas optativas (60h total de carga horária ou 4 créditos no caso de todas as disciplinas aqui citadas) que serão oferecidas pelo curso de Doutorado aprovado, com o início da primeira turma em 2025/1, são:
a) O cerrado, entre o mundo rural e o mundo urbano;
b) Natureza e Saberes nos Domínios do Cerrado; e
c) Cultura e Identidades no Cerrado.
Além delas, o discente de doutorado terá à sua disposição as demais disciplinas que, costumeiramente, são oferecidas pelo PPGTECCER, em nível de mestrado, cujo quantitativo é muito maior do que o apresentado de forma ilustrativa na IMAGEM 2, no Anexo C. Além das disciplinas acima referidas, o discente do doutorado deve realizar o Seminário de Aprimoramento de Pesquisa Interdisciplinar, que visa contribuir para uma sólida formação em pesquisa interdisciplinar, servindo também como espaço para maturação dos projetos de tese. Este seminário será oferecido no terceiro semestre do doutorado, quando os discentes já terão condições mais efetivas para apresentar resultados sobre o andamento de suas pesquisas.
O curso de doutorado computa, ao final, 60 créditos, correspondendo cada crédito a 15 horas, assim distribuídos:
•Disciplinas: 16 créditos;
•Seminário de Aprimoramento de Projeto de Tese: 4 créditos;
•Produção da tese: 24 créditos;
•Atividades complementares: 16 créditos
O curso terá duração regulamentar de 36 (trinta e seis) a 48 (quarenta e oito) meses, podendo ser prorrogado por um período de, no máximo, 12 (doze) meses.
Quanto à estrutura curricular do curso de mestrado, com a criação da Linha 3 e dos Projetos Integradores, além da aprovação do doutorado, houve significativo incremento da estrutura curricular do curso nesse quadriênio. Os ingressantes passaram a ter mais opções de escolha, com a ampliação de duas para três linhas, o ampliou a visão do público alvo quanto às possibilidade de pesquisa e abordagens; a rearticulação entre docentes/linhas ensejou e alcançou, em muitos aspectos, maior coerência/convergência entre as pesquisas afins e a afinidades interpessoais, temáticas, teóricas e metodológicas.
Os discentes do mestrado continuam tendo que cursar duas disciplinas obrigatórias, a primeira é a mesma do doutorado – Múltiplos olhares sobre o Cerrado: pesquisas, estudos e abordagens –, e a segunda é Seminários de Pesquisa I, II e III, uma para cada Linha; e até três disciplinas optativas. Foram apresentadas e ministradas algumas disciplinas optativas novas:
a) A invenção do Cerrado: impactos políticos, socioambientais e econômicos em goiás (1970-2022);
b) Abordagem territorial e cultural no Cerrado;
c) Comunidades e conhecimento tradicionais;
d) No coração do Brasil: o Cerrado como ele é - ambiguidades políticas e as mutações do bioma;
e) Para além do bioma: a singularidade histórica do Cerrado como domínio socioeconômico, político e cultural;
f) Práticas em campo multidisciplinar no Cerrado;
g) Valoração dos recursos ambientais e patrimoniais.
O curso de mestrado computa, ao final, 36 créditos, correspondendo cada crédito a 15 horas, assim distribuídos:
•Disciplinas: 20 créditos;
•Seminário de Aprimoramento de Projeto de Tese: 4 créditos;
•Produção da tese: 8 créditos;
•Atividades complementares: 4 créditos
O curso tem duração regulamentar de 18 (dezoito) a 24 (meses), podendo ser prorrogado por um período de, no máximo, 6 (seis) meses, exceto os casos
excepcionais.